Blog jornalístico

Há 30 anos, esse formato mudou o jeito de informar a sociedade e abriu espaço para diferentes vozes dentro da mídia

Louise Velloso Guimaraes
Esquina On-line
4 min readApr 10, 2019

--

Por Louise Velloso, Maria Fernanda Suassuna e Veber Arruda

Com o advento da internet no início dos anos 1990, o weblog tem como características ser um meio de comunicação pessoal, interativo e hipertextual. Com uma estrutura distinta: posts em ordem decrescente, perfil do blogueiro, assuntos agrupados e lista de recomendados, os tipos de blogs e seus conteúdos foram expandindo com o tempo. Porém, passaram por várias fases para então chegar ao jornalismo.

Os jornalistas do início do século se preocupavam de como um formato que privilegia o carácter pessoal da comunicação se adaptaria ao meio jornalístico. Começaram a nascer discussões sobre qual seria o papel do profissional de blog, até mesmo quanto à questão de gatekeeping, ou seja, seleção das notícias. Mas possibilidades como o jornalismo colaborativo e a liberação do pólo emissor começaram a falar mais alto. Minorias sociais viram no weblog um jeito de trazer à tona pautas que não estavam sendo tratadas pela mídia mainstream.

Houve também a criação de blogs independentes, porém com as mesmas características: são assinados por um jornalista, possuem caráter de atualidade, usam linguagem específica da área e atendem as responsabilidades técnicas e éticas da profissão.

Fonte: Temas do Jornalismo Online. Conde, Mariana Guedes.

Como já dito, os blogs podem atuar em diferentes plataformas e serem diários, literários, clipping e até mesmo mistos. A forma escolhida pelo blogueiro Vinícius Brandão é o weblog publicações, pois o permite unir o cinema e a escrita e, assim, expor a opinião.

Vinícius, dono do blog “Aquela Velha Onda” nos conta um pouco da sua trajetória e as mudanças no espaço do jornalismo on-line nos últimos anos.

Como começar um blog?

Quanto à criação do próprio blog, é possível escolher diversos templates. É necessário separar os assuntos por categoria e personalizar o blog de acordo com o tema a ser abordado. É melhor seguir sempre um padrão para consolidar a identidade visual do conteúdo, optar por um layout que ofereça uma experiência agradável.

Após a parte técnica, o fundamental para se ter um blog de sucesso é partir para a ação. A ideia do site não precisa ser genial, ela deve ser consistente. O autor deve ter curiosidade sobre o assunto, para descobrir novidades sempre. É importante também usar as redes sociais de maneira diferente, não replicar apenas links e utilizar de acordo com as necessidade do meio de comunicação.

A segmentação no mundo da internet permite a conversa com um público específico. As pessoas abordam informações na web que lhes interessam, então siga mais algumas dicas:

Top 5 dos melhores blogs de jornalismo cultural

O que não falta na internet são blogs sobre moda, cultura e comportamento, mas por onde começar? Pode deixar que te damos a dica. Pesquisamos e encontramos os blogs mais interessantes do momento:

1)

Site de cultura e relacionamento da F451, tem o objetivo de fugir da cobertura que acompanha o ritmo das redes sociais. Contam novas histórias em conteúdos de áudio, quadrinhos e vídeos.

2)

O site é uma ONG feminista criada em 2013, com o foco de empoderar mulheres por meio da informação. A página é hub de conteúdo que aborda temas importantes para o público feminino de forma acessível. O blog acredita que a informação é um ponto de partida para a criação de um mundo igualitário.

3)

Um blog dedicado a curiosidades, críticas e notícias sobre filmes, séries, desenhos animados, Netflix e Amazon Prime Video. A página foi lançada em maio de 2018 e normalmente são publicadas cerca de seis matérias por dia.

4)

A página foca em notícias, curiosidades e tudo que envolve tecnologia, internet e games. A primeira matéria publicada em 18 de junho de 2018 e possui uma equipe de redatores com o objetivo de escrever sobre muitos assuntos.

5)

Criado em 2013, o blog se chamava PcDoido, que foca em curiosidades e mistérios.

--

--