Eduque seu paladar!

Uma alimentação saudável é fundamental para o aspecto físico, mental e social

Eduardo Pimenta
Esquina On-line
6 min readJun 11, 2019

--

FOTO:EDUARDO PIMENTA

Você provavelmente já deve ter escutado inúmeras vezes sobre a importância de uma alimentação saudável para uma melhor qualidade de vida, mas será que você se alimenta bem? A maioria dos brasileiros não. É o que garante uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde no ano passado que apontou que 54% da população brasileira está acima do peso. Entretanto, o mesmo estudo mostrou que um maior número de pessoas estão começando a aderir hábitos mais saudáveis, como a prática de atividade física e a diminuição no consumo de refrigerantes, que atuam como um dos principais obstáculos da alimentação saudável.

Antes de entender os benefícios ou malefícios da alimentação, é preciso entender suas propriedades. Todo alimento é divido em micronutrientes (vitaminas e minerais) e macronutrientes (carboidratos, lipídios e proteínas). Eles são responsáveis por fornecer propriedades que serão absorvidas e transformadas para melhorar o funcionamento do nosso organismo. O verdadeiro dilema, no entanto, é saber a proporção ideal no consumo destes nutrientes.

O governo federal, em parceria com o Ministério da Saúde, já elaborou diversos guias de alimentação saudável para a população como um ato recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o propósito de apoiar a educação alimentar e nutricional e subsidiar políticas e programas nacionais de alimentação e nutrição.

Existe uma crença popular de que magreza é sinônimo de saúde e isso ocorre porque quando uma pessoa adquire uma rotina mais saudável, instantaneamente ela perde peso. Mas se a crença estivesse certa, uma pessoa que já é magra poderia comer o que bem entendesse. O que acontece na verdade é que ter uma alimentação saudável vai alem de ser magro. Comer bem é melhorar a funcionalidade do seu corpo e assim prolongar o tempo de vida útil dele.

Embora muitas pessoas já tenham este conhecimento, é necessário lembrar que a atividade física também está diretamente ligada ao bem-estar. Entender a importância da alimentação correta juntamente com a prática de exercícios fez com que o estudante do sexto semestre de nutrição, Richard Pereira de 24 anos, renunciasse a alguns hábitos comuns entre os jovens de sua idade, como o consumo de bebidas alcoólicas e idas frequentes a eventos noturnos. Richard dorme cedo, pois o descanso é fundamental para o objetivo final do futuro nutricionista: ele planeja competir na categoria de fisiculturismo classic physique. Contudo, não tem o desejo de seguir a carreira de atleta profissional “Pretendo trabalhar com a nutrição esportiva e a competição seria apenas um teste e um acréscimo para alinhar o conhecimento com a prática”.

Richard Pereira — Foto:Arquivo pessoal

O estudante conta também que sempre buscou uma rotina saudável, mas a intensidade no treinamento teve início em 2015, quando se matriculou em uma academia. Hoje ele malha de domingo a domingo, monta as próprias refeições e procura sempre estar informado no que diz respeito à área em que planeja atuar futuramente. Richard não tem acompanhamento médico, por falta de recursos financeiros, mas procura sempre manter o equilíbrio “ Tem momentos que me libero mais na dieta, sinto que me ajuda ter uma rotina de alimentação diversificada e não comer todos os dias a mesma coisa”.

Por fim, Richard garante que o essencial é manter um equilíbrio entre o corpo e a mente

“Busco sempre manter o equilíbrio entre minha mente e meu corpo, não deixando de focar no meus estudos e na estética, é um complemento; sei que se eu conseguir manter essa harmonia, a probabilidade de as coisas darem certas é muito grande.”

Conversei com o nutricionista Paulo Telo e o professor de Educação Diego Rodrigues sobre este equilíbrio e com a estudante de medicina Sarah Costa, que sempre teve dificuldades na guerra contra a balança.

A internet está recheada de conhecimentos, mas é preciso ter cuidado. Muitas notícias espalhadas pelo meio digital podem ser de fato relevantes, mas outras podem ser informações falsas. Então é sempre importante procurar profissionais específicos antes de sair por aí seguindo qualquer coisa que encontrar na web.

Além de estar atento em relação à veracidade das informações, é preciso entender também que, por ser uma plataforma onde as publicações ocorrem de maneira instantânea, ocorrem consequentemente constantes atualizações. Existem sempre novidades, o que antes era considerado como lei, hoje de repente já não tem mais validade. Um exemplo disso é o chamado “terror nutricional”. É o que explica o(a) nutricionista Gustavo Carneiro…

Oprofessor de educação física e competidor de Jiu-jitsu, Yussef Abib, sempre manteve uma rotina saudável. Praticante desta arte marcial desde 2012, ele conta que tenta conciliar a vida de atleta; preparador físico de atletas; professor e personal trainer com os afazeres diários. Segundo ele:

Yussef Abib — Foto:Divulgação

“Ter uma vida ativa é muito importante para tratamento e prevenção de patologias como: problemas hormonais, diabetes, aumento da pressão arterial, obesidade, entre outros. Além disso, gera maior disposição durante o dia e pode contribuir para maior funcionalidade física dos idosos, ajudando em atividades básicas diárias e diminuição do risco de quedas”.

É o que confirma a médica residente em Clínica Médica, Fernanda Garcez:

“Aliar a atividade física com alimentação saudável, beber água adequadamente e manter práticas de interiorização, como a meditação, por exemplo, são elementos que favorecem a prevenção de desordens orgânicas e contribuem para uma boa saúde física e mental.”

A doutora Fernanda nos diz ainda que a atividade física tem ação preventiva sobre doenças cardiovasculares e neoplásicas. É comprovadamente benéfica e estimuladora da saúde mental. Hormônios como a endorfina e serotonina são liberados e atuam beneficamente no gerenciamento de desordens como a depressão e a ansiedade. Além disso, há liberação do GH, hormônio do crescimento, um agente anabólico importante na lipólise (queima de gordura). A adrenalina e a noradrenalina também são liberadas no exercício e aumentam a taxa metabólica, e por isso favorecem o gasto energético. Já a dopamina é liberada em práticas como a meditação, aumenta a concentração, o foco e reduz os fatores de estresse.

A fórmula do bem-estar, segundo a doutora é:

  • Exercitar-se regularmente;
  • Alimentar-se de maneira saudável;
  • Ingerir ao menos de 2 a 3 litros de água por dia;
  • Exercer práticas de interiorização como a meditação;
  • Praticar atividades (hobbies) de interesse pessoal, que despertem sentimentos prazerosos;
  • Buscar sempre o auxílio de profissionais.

O interesse por uma vida mais saudável levou João Paulo Telo a buscar a formação em nutrição. Ele encontrou na profissão uma forma de superar alguns traumas. Veja na reportagem para a Revista Esquina:

--

--