Empatia: uma meta jornalística

Carolina Assunção e Alves
Esquina On-line
Published in
1 min readAug 8, 2018

Entender a história individual de alguém e como ela está inserida num sistema de relações é fundamental para o exercício do bom jornalismo

A terceira edição da Revista Esquina foi construída com perfis de 34 pessoas que compartilharam conosco ricas trajetórias de luta, superação e transformação. A vida em sociedade requer o reconhecimento da unicidade de cada pessoa, com sua própria complexidade — sucessos e fracassos, prazeres e dores, alegrias e tristezas.

Exige também que tenhamos consciência de que cada uma dessas vidas fazem parte de uma rede interdependente de relações entre indivíduos, grupos, comunidades, organizações e instituições. É um sistema retroalimentativo: o sujeito faz a diferença para o coletivo e vice-versa.

A partir dos perfis produzidos em profundidade para nossa revista impressa, tentamos refletir sobre desdobramentos da vida de nossas e nossos protagonistas em temas, questões de interesse público, exercício da cidadania, curiosidades e serviços.

Abaixo, leia a nossa publicação impressa em formato pdf (interativo). E nesta plataforma, você tem acesso a todo o material complementar nas webreportagens produzidas por estudantes responsáveis pelos perfis.

Boa leitura!

--

--

Carolina Assunção e Alves
Esquina On-line

Jornalista, pesquisadora, Profa. Dra. em Linguística do texto e do discurso (UFMG), pós-doutorado em narrativas audiovisuais (CNRS-França).