Hipertextualidade

Característica que tem como função, facilitar o leitor a ter interatividade e dinâmica ao acessar a rede

Rudhiery Fernandes
Esquina On-line
3 min readAug 30, 2019

--

Por Rudy Fernandes

Links desnecessários

N o período de ascensão da tecnologia que estamos vivendo, nos deparamos com o excedente de informações e com isso precisamos organizar essa demanda. O conceito de hipertextualidade vem para ajudar o leitor a ter uma atividade interativa na rede.

Ao retomarmos a história, nos anos 1960 o filósofo e sociólogo Theodor Holm Nelson, ou simplesmente Ted Nelson, conceituou a palavra hipertextualização, num período quando ainda não se tinha a evolução da tecnologia, utilizou um conceito contemporâneo. Ao longo dos anos, vários pesquisadores foram adeptos ao conceito proposto por Nelson.

https://sociedadedeinformacaoetecnologias.blogspot.com/2010/08/hipertexto.html
Fonte

Século XXI

Vários autores deram continuidade ao trabalho de Nelson, porém Salaverría (2005) e outros pesquisadores da contemporaneidade tidveram a ideia de facilitar o entendimento desse conceito, afirmando que a hipertextualidade é “A capacidade de ligar textos digitais entre si”, uma ideia não tão longe do pensamento de Roland Barthes (1970):

“No texto ideal abundam as redes que atuam entre si sem que nenhuma se imponha às restantes.”

Hipertextos Jornalísticos

Nós e Links

Esses dois elementos, também chamados de blocos informativos e hiperligações, são o núcleo de toda a ideia de hipertexto.

  • Blocos informativos: esse conceito usado por Lévy (1993), é a junção de textos, imagens, gifs, sons ou infográficos. Para uma prática voltada ao jornalismo, o bloco informativo textual é o elemento mais usado, pois dá mais dinamismo à leitura, não deixando cansativa e longa (Salaverría, 2005).
  • Hiperligação: juntar dois blocos informativos por meio de uma ligação forma uma hiperligação. Salaverría realça que em um contexto jornalístico, as hiperligações

“Funcionam como elementos de contextualização que oferecem pormenores do relato através da oferta de informação mais específica sobre determinados aspetos”

Tipos de Hiperligação de Salaverría

  • Documentais: ligações de vários blocos na rede.
  • Ampliação informativa: a mesma ligação, mas com informações recentes.
  • Atualização: liga blocos atuais.
  • Definição: liga blocos mais específicos.

Texto de referência: capítulo 1 do livro Webjornalismo 7 caraterísticas que marcam a diferença.

“A possibilidade de separar a informação em blocos informativos ligados através de hiperligações abre uma diversidade de itinerários de leitura tão vasta quanto o número de arranjos e combinações possíveis.” (Engebretsen, 2000)

TODAS LIGADAS A BLOCOS DENTRO DA REDE

Evolução da tecnologia

Uso dos Hiperlinks

Google

A hipertextualidade está muito ligada à evolução da tecnologia. Mesmo sendo um conceito “velho”, agora que está popularizado, pois possibilita mais inteirações na rede, com isso melhora o desempenho do leitor.

“O hipertexto vem auxiliar o ser humano na questão da aquisição e assimilação do conhecimento”

“O hipertexto permite ao leitor decidir o rumo a seguir na sua viagem pela leitura, tornando o tempo e o espaço, em relação à construção textual, flexível”.

--

--