Ubiquidade na web: em todo lugar o tempo todo

Thais Miguel Batista
Esquina On-line
Published in
3 min readAug 28, 2019

Por Natália Ferreira e Thais Batista

Photo by Austin Distel on Unsplash

Já parou para pensar como é louco você poder acessar suas redes sociais on-line ou ler as mesmas notícias na internet em qualquer lugar do mundo? É isso que a ubiquidade na era digital permite. Para entendermos melhor esse termo, estudamos o capítulo 7 do livro Webjornalismo: 7 características que marcam a diferença, com organização de João Canavilhas.

Esta palavra estranha significa que tudo que você acessa na internet pode estar em todos os lugares a qualquer momento, simultaneamente. Então quer dizer que se você estiver no Japão ou no Brasil, as fotos das férias no seu perfil do Instagram estarão lá. Ok, disso todos nós que temos um celular ou computador já sabemos, mas quais são as consequências para o nosso dia a dia e, principalmente, para o nosso consumo de informação na web?

Arte por Thais Batista

Com essa grande quantidade de internautas, a forma de produzir e disseminar conteúdo tem mudado. Hoje, as pessoas não só acessam a informação mas fazem parte da construção e distribuição dela. Seja com câmeras de segurança, celulares, gravadores ou qualquer outro sensor de imagem e movimento, há colaboradores para a produção jornalística na web. E assim surgiu o Jornalismo Cidadão. Assista ao vídeo abaixo para entender mais:

Vídeo por Thais Batista

GEOLOCALIZAÇÃO

Compartilhar momentos e experiências em tempo real virou um hábito ou até uma necessidade básica como comer, beber e dormir. Mas somente postar parece pouco. Para o conteúdo parecer mais atrativo são utilizados recursos como legenda, emojis e uma das consequências da ubiquidade: a geolocalização.

Giphy.com

Obtido por dados de GPS, este recurso mostra aos seguidores onde o usuário esteve, qual a localização exata do restaurante visitado pelo amigo ou qual a próxima parada de um cantor de sucesso. A geolocalização tem sido utilizada em fotos e conteúdos midiáticos publicados nas redes sociais.

Post no perfil de Instagram do Jornal Folha de São Paulo

Ao marcar a geolocalização num espaço virtual, um localizador transfere automaticamente as informações do local para o Google Earth LINK. Esta plataforma permite que os amigos, familiares ou outros usuários vejam detalhes de onde o conteúdo foi produzido.

A localização em tempo real, outro recurso bastante utilizado, entre várias situações, ajuda a nortear as pessoas.

Diálogo no WhatsApp

Quem não acha o máximo um filme em 4D ou um jogo com imersão real? Graças à tecnologia avançada, é possível experimentar sistemas com realidade virtual e aumentada. Esta ferramenta, mesmo que o usuário não esteja presente de fato, possibilita vivenciar novamente um evento especial, visitar um local distante ou sentir um frio na barriga característico de uma descida na montanha-russa.

Vídeo por Canal Nexus

Antes de deixar a nossa página, preencha esse formulário e nos conte sua experiência com o consumo on-line de notícias e com a ubiquidade na internet!

--

--