Mobilidade comprometida em Brasília

Victor Jardim
Esquina On-line
Published in
3 min readMay 9, 2018

Apesar das condições indesejadas, ciclofaixas são o caminho para a mobilidade urbana na capital.

Em meio à crise de abastecimento no país, um tema é bastante discutido: mobilidade urbana. Trata-se das condições criadas para que as pessoas possam se locomover entre as diferentes áreas de uma cidade. E a bicicleta é uma alternativa.

Por não consumir combustível e ser mais prática, a bike acaba se tornando o meio de transporte mais sustentável. Em Brasília, diversas pessoas a utilizam como forma de mobilidade, por meio de mais de 400 km de ciclovias e ciclofaixas espalhadas pela cidade, segundo o GDF.

A diferença entre uma e outra é simples. Ciclovias são vias para bicicleta separadas da pista, enquanto uma ciclofaixa é uma área da pista acoplada para o ciclista.

O estudante de jornalismo, Werveson Ferreira, 21, é ciclista ativo e conhecedor da área há três anos. Morador do Paranoá, Werveson utiliza a bicicleta como meio de transporte, seja para se dirigir ao trabalho ou para a faculdade. Ele chega a percorrer quase 50 km por dia.

Werveson e sua bicicleta “Rosinha”. Foto: Victor Jardim.

“É importante ter consciência sobre o espaço do ciclista, que também faz parte do trânsito. Grupos de ciclistas são importantes para esse processo de conscientização, como o Rodas da Paz”, disse Werveson.

Ciclista Werveson Ferreira fala sobre a estrutura cicloviária de Brasília.

Entretanto, a falta de estrutura pode colocar o ciclista em perigo. De acordo com a pesquisa Perfil do Ciclista 2015, realizada pela Parceria Nacional pela Mobilidade por Bicicleta, 16% das pessoas entrevistadas em Brasília se envolveram em algum acidente no trânsito enquanto pedalavam nos últimos três anos. Percentual quase igual ao de São Paulo, que chega a 17%. Também segundo a pesquisa, 28,6% dos entrevistados enxergam a infraestrutura como um problema na capital, enquanto 43% sugerem que mais estrutura cicloviária incentivaria as pessoas a continuarem pedalando.

Gráfico retirado do Perfil do Ciclista 2015
Gráfico retirado do Perfil do Ciclista 2015

Saiba mais sobre a história de Werveson na reportagem da Revista Esquina:

De acordo com o portal do Governo de Brasília, toda a estrutura cicloviária da cidade está sendo revista com a ajuda de ciclistas e grupos de pedal. O objetivo seria ajudar na manutenção e construção de ciclovias em todo o Distrito Federal.

Mapa cicloviário de Brasília. Fonte: wbrasília.com

Pedaladas também podem levar a um pódio olímpico, como é o caso de Leandro Macedo, ex-triatleta. Confira na reportagem.

--

--