Webjornalismo — Tendências do jornalismo digital

Giovanna Rodrigues Hilario
Esquina On-line
Published in
4 min readApr 10, 2019

A era digital está acessível para todos por meio das redes sociais, o webjornalismo utilizou os recursos disponíveis por meio da internet para se encaixar nessa era

Por Gabriel Miranda, Giovanna Hilário, Letícia Fechine e Victória Olímpio

Divulgação/Escola do Trabalhador

O Jornalismo on-line ou webjornalismo ou até mesmo ciberjornalismo é o jornalismo praticado na Internet. Desde que o jornalismo começou a investir em produção para web, é possível notar uma divisão entre o conteúdo criado para veiculação em mídias sociais e plataformas jornalísticas. Também há mudanças no perfil dos usuários com as diferentes experiências que estes podem ter em novo mundo tecnológico no qual podem produzir e consumir informação.

Com base em pesquisas de público-alvo, novas ferramentas, técnicas e gráficos foram feitos pelas empresas de comunicação. Uma das tendências utilizadas pelo jornalismo é a criação de aplicativos para a distribuição de notícias, cujo crescimento foi apontado por Mariana Conde no livro “Temas em jornalismo digital : histórico e perceptivas”. De acordo com a autora, o consumidor de notícias por aplicativos está propenso a pagar pelo conteúdo.

Mas você sabe o que são tendências e o que as categorizam no meio webjornalístico?

Um exemplo de jornalismo móvel que tem mudado a vida de comunidades pobres é a empresa de Allissa Richardson. Sua empresa projeta oficinas de jornalismo móvel para jovens, educadores e jornalistas em atividade. Seus clientes incluem o The Washington Post, o PBS, o Black Girls Code, a GlobalGirl Media, a Associação de Educadores de Jornalismo e a Associação de Educação em Jornalismo e Comunicação de Massa. A Black Enterprise chamou a empresa de crescimento acelerado de Richardson de uma “empresa de tecnologia de bem-estar em ascensão”.

Viralização de aplicativos

Na era digital, os sites (de jornais, revistas, etc.) que possuem conectividade com redes sociais on-line abrangem um maior público. Um dos aplicativos mais usados para a propagação da informação é o Facebook. Mudanças de meios, sites mais leves para aparelhos móveis, propagação de informações pela conectividade estão entre as estratégias adotadas para manter a audiência.

Ouça nosso Podcast focado nas tendências jornalísticas e no que o jornalismo pode esperar para o futuro:

A era da pós-verdade trouxe novos conceitos como: fake news e fact-check. Com a propagação constante de novas informações, mentiras, rumores e farsas também despertaram o interesse dos usuários. Eles propagam essas informações não apuradas de forma mais rápida on-line, e as pessoas passaram a acreditar sem checar.

A campanha do atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para sua candidatura, pode ser um exemplo da era da pós-verdade. A revista The Economist publicou o fortalecimento desse conceito estadunidense ao mostrar fake news que circularam na época das eleições. Empresas (agências e veículos) foram criadas para a checagem de informações, devido à viralização de notícias falsas.

Como andam as suas noções sobre os termos usados atualmente? Você sabe o que significa Fake News ou Big Data? Que tal fazer um teste para saber se seus conhecimentos estão em dia?

Além disso, você pode checar alguns exemplos que mostram tendências em jornalismo nos meios digitais. Eles incluem aspectos e características como interatividade, instantaneidade, hipertextualização e customização de conteúdo. Esses sites jornalísticos também apresentam materiais multimídia: vídeos, fotografias, áudios, gráficos, ilustrações e muitos outros para facilitar a visualização e o compreendimento do leitor.

  • O El País é um jornal diário espanhol fundado em 1976, hoje de grande circulação, com a maior tiragem da Espanha número. Apresenta as últimas notícias do Brasil e do mundo como política, economia, esportes, cultura e sociedade.
  • The New York Times é um jornal diário estadunidense, fundado e publicado continuamente em Nova York desde 1851. Está classificado em 39º no mundo por circulação.
  • La República é o jornal on-line atualizado 24 horas por dia sobre política, notícias, economia, esportes, países estrangeiros, shows, música, cultura, ciência, tecnologia.
  • O El Mostrador fundado em 2000, o El Mostrador é o primeiro meio digital do Chile. Considerada como uma das mídias com maior credibilidade no país, devido à sua independência, alto impacto em conteúdo político e assuntos públicos, golpes jornalísticos, análise e promoção do debate nacional.

Para ajudar com alguns termos possuímos um glossário para facilitar a comunicação com o tema.

Texto baseado no Capítulo 8 - Tendências em Jornalismo Digital do livro “Temas em jornalismo digital : histórico e perceptivas” de Marina Guedes Conde.

--

--