Imagem com fundo azul escuro e imagem de um monitor de computador cor de rosa. Na tela, há a foto de uma colaboradora do Asaas sorrindo para o notebook com um headset na cabeça.

Como fizemos um processo seletivo humanizado com mais de 1.300 candidaturas?

Asaas
Estação Asaas 🚀
5 min readFeb 16, 2022

--

Entenda como colocamos nossos valores em prática no recrutamento de pessoas. Por Bianka Fernanda e Marina Manske.

O time de Talent Acquisition tem como objetivo encontrar talentos para fazerem parte do nosso Dream Team. Buscamos nesses talentos determinadas competências e, principalmente, alinhamento com os nossos valores, que guiam nosso propósito.

Nossos valores são essenciais para nossa identidade como empresa, já que eles norteiam nossas decisões e estruturam a nossa cultura organizacional. Eles vão muito além de algumas palavras na parede da empresa: nossos valores fazem parte de quem somos. Por isso, durante o recrutamento, a avaliação do fit cultural dos candidatos é muito importante.

Entendemos como fit cultural todo um conjunto de comportamentos e valores que pertencem ao candidato, e avaliamos se esses combinam com o nosso comportamento e nossos valores como empresa. É como se fosse um match!

Imagem representando um match (conexão) entre o Asaas e uma candidata. Há ícones dos dois envolvidos na tela de um celular abaixo do texto que diz “It’s a Match!”.
Asaas + candidato = match!

Para conseguirmos conhecer os candidatos a fundo, temos um processo longo e minucioso. Deixamos claro que estamos sempre disponíveis para tirar as dúvidas de cada um, tornando a experiência mais humanizada, tanto para nós, recrutadoras, quanto para os candidatos. Assim, a entrevista se torna uma via de mão dupla: nós conhecemos o candidato, e ele conhece a empresa onde poderá vir a trabalhar.

O desafio

Em 2021, nós, do time de Talent Acquisition recebemos um grande desafio: recrutar 24 pessoas para horários de escala alternativa, que são horários intercalados de atendimento fora do horário comercial, incluindo os finais de semana. A necessidade de uma escala alternativa de atendimento surgiu quando o Asaas foi autorizado pelo Banco Central (BACEN) a atuar como instituição de pagamento, o que requer atendimento 24h por dia, 7 dias por semana.

Nosso time de Sucesso do Cliente, hoje chamado Customer Experience, é nosso maior time. Consequentemente é a vaga que mais recebe candidaturas: neste processo seletivo, recebemos 1.357! Considerando que, na época, o time contava com nós duas como recrutadoras, Bianka e Marina, conduzir o processo de maneira que todos os candidatos tivessem uma boa experiência foi um grande desafio.

Pensando no nosso formato de processo seletivo e como buscamos identificar nosso fit cultural nos talentos que selecionamos, além de uma experiência humanizada para TODOS os candidatos, vocês devem se perguntar: como conseguimos aplicar esse processo humanizado com mais de 1.300 pessoas interessadas na vaga?

Como organizamos o processo?

Para que o processo seletivo fosse humanizado e cumprisse com nossos objetivos, foram realizados testes técnicos e uma dinâmica de grupo com os candidatos. Assim, pudemos conhecer ainda mais cada candidato, e ir além de apenas ver os currículos e realizar uma entrevista individual.

Com foco em nunca realizar nenhum tipo de diferenciação com origem étnica, cor, idade, gênero, estado civil, nacionalidade, religião, opiniões políticas ou qualquer outra condição pessoal, física ou social ao triar currículo, levamos muito em consideração a necessidade de assegurar a igualdade de oportunidades a todos os candidatos.

Garantimos que o processo de recrutamento e seleção atenda unicamente critérios de conhecimento técnico e competências comportamentais, de forma a avaliar exclusivamente a experiência, conhecimento, atitudes, habilidades e competências requeridas de acordo com os valores da empresa e da vaga em questão.

Por isso, para a triagem de currículos, os candidatos que se inscreveram receberam um teste com perguntas iniciais, no qual foram avaliados determinados critérios. A partir disso, foram recebidos 1.357 currículos e, destes, 415 foram triados para a etapa do teste técnico. Outros 547 foram incompatibilizados e os 395 restantes ficaram em banco para futuras oportunidades.

O teste técnico foi aplicado para complementar a avaliação das habilidades técnicas do candidato. A partir dele, podemos avaliar se a comunicação era clara e objetiva, demonstrando tato com o tema abordado, assertividade e coerência com o desafio proposto. Além disso, foram consideradas como características de destaque: respeito, empatia, gestão do tempo, eficiência e organização de ideias e processos.

Na fase seguinte, ocorreram as dinâmicas em grupo, em formato online por videoconferência. Neste momento, é solicitado que os candidatos se apresentem e, após isso, há a narração de um desafio para ser resolvido em grupo. Essa fase é uma oportunidade de avaliarmos e darmos oportunidades para um número maior de candidatos, fazendo com que o processo seletivo seja em conjunto e tenha ainda mais o foco na humanização.

Na ocasião da dinâmica em grupo, são observados diversos pontos simultaneamente, como conhecimentos, habilidades e soft skills.

Neste processo seletivo, de 415 pessoas que foram convocadas para o teste técnico, 100 foram aprovadas para a dinâmica em grupo. Como cada dinâmica comportava 10 candidatos, foram realizadas 10 dinâmicas em grupo. Nosso objetivo era de conseguir trazer, no mínimo, 48 pessoas para a última etapa, que seria a entrevista individual (o dobro da quantidade de vagas que tínhamos, 24).

Imagem de um funil (triângulo invertido) com as 5 etapas do processo seletivo descritas no texto: triagem de currículos, teste técnico, dinâmica de grupo, entrevista individual e selecionados.

A entrevista individual é uma etapa essencial, na qual podemos conhecer melhor o candidato, além dele conhecer mais sobre nós e sobre o Asaas. Conduzimos a entrevista num formato de bate-papo, através de um roteiro descontraído, contando sempre com a participação de um ou dois representantes da área, sendo o gestor ou líderes.

Neste formato conseguimos analisar soft skills, fit cultural do candidato com a empresa e análise de hard skills simultaneamente. Assim, a recrutadora e outros avaliadores avaliam ambas as competências, técnicas e comportamentais. Em seguida, a decisão da contratação do candidato é definida em consenso entre a recrutadora e os avaliadores da área específica.

Você acha que acabou por aqui? 🧐 Ainda não!

Imagem de duas mãos se cumprimentando. Em volta, há uma figura circular que se assemelha ao planeta saturno, que tem um anel em volta.

Selecionamos os candidatos! E agora?

Finalizadas todas as etapas de recrutamento e seleção do candidato, o gestor da vaga, com o auxílio das recrutadoras, decidiu quais candidatos fariam parte do nosso Dream Team através de uma conversa, avaliando o desenvolvimento de cada candidato na entrevista e em todo o processo seletivo. A partir disso, a proposta foi oficializada e, após o aceite do candidato por e-mail, seguimos o processo de admissão com o time de People Administration.

Dessa forma, através da organização das etapas no nosso processo seletivo e de um olhar humano e individual para cada candidato, conseguimos realizar um processo de seleção com uma experiência positiva para todos os 1.357 participantes desde a primeira etapa.

Entendemos que todo processo seletivo é um ambiente de desenvolvimento e crescimento profissional, independente do resultado ser ou não uma possível contratação. Durante todo o processo existem desafios, reflexões e trocas de experiências entre os participantes, inclusive para nós recrutadoras.

O que importa para o time de Talent Acquisition, é que a experiência do nosso processo seletivo impacte positivamente na vida profissional de cada pessoa que já passou por ele e que conheceu um pouco mais sobre a cultura e os valores do Asaas.

Estamos com oportunidades abertas! Confira nossas vagas e venha trabalhar com a gente.

Ah, e se você curtiu esse post, não deixe de bater palmas pra ele! 👏

--

--