Como manter a conexão da equipe no modelo remoto

Por Stella Maize Coelho da Silva e Bruna di Napole Henrique

Stella Silva
Estação Asaas 🚀
4 min readApr 4, 2024

--

O modelo remoto de trabalho ganhou força em 2020, quando o mundo passou por uma pandemia. Nessa fase, tudo precisou ser repensado e adaptado.

Desde então, o uso da tecnologia para facilitar a vida e a rotina ficou mais do que evidente. Falando de compras online, por exemplo, antes usadas principalmente para produtos de alto valor, como eletrodomésticos e afins, atualmente são utilizadas até para compras do dia a dia, como em supermercados.

Mas, e no trabalho? Como ficou essa rotina digital?

Muitas empresas aderiram ao modelo híbrido, onde parte da jornada é cumprida presencialmente, e parte de forma remota. No entanto, existem jornadas que são prioritariamente online — chamadas de Remote First.

O Remote First é uma filosofia que prioriza o trabalho à distância, seja em casa, na empresa ou em coworkings. Apesar de ser um modelo muito benéfico em vários aspectos, ele também conta com um desafio: a conexão entre o time.

Como manter um time unido e com autonomia à distância?

Presencialmente, é muito mais fácil criar conexão: existem momentos de café e almoço. Para tirar uma dúvida você pode ir até a mesa do colega. Para fazer uma reunião, você olha no olho de cada um. Há espaço para entrosamento. Se as coisas estão difíceis entre o time, uma dinâmica presencial pode ajudar. Se alguém não está bem, ou está muito feliz, facilmente todos conseguem identificar e se adaptar.

No ambiente online, sem métodos eficientes para compensar a falta de interação pessoal, podemos lidar com times que não se conhecem, colaboradores desmotivados, sem um vínculo forte o bastante para engaja-lo com a equipe. Pessoas que por vezes podem não ter a cultura da empresa, e pior: resultados negativos por falta de uma boa comunicação.

Atualmente na Ouvidoria do Asaas metade do time trabalha em cidades distantes da sede (localizada em Joinville/SC), reduzindo as possibilidades de momentos totalmente presenciais. Com isso, contamos com o apoio de ações da empresa e também investimos em ações na área para trazer essa proximidade na rotina.

Quando falamos de ações da empresa, contamos com um trabalho incrível de comunicação interna, onde temos alguns rituais entre a empresa toda, que garantem o alinhamento sobre novidades e processos periodicamente.

Um desses rituais é a revista virtual Conexão Asaas, lançada trimestralmente, que contém uma seção destinada a compartilhar as conquistas dos colaboradores, como: casamento, formatura, início de um novo curso/graduação, novo pet, filhos, mudança de casa e promoções. Para possibilitar o acesso a todos esses detalhes, há um trabalho bem próximo com todas as lideranças, garantindo assim que essas conquistas possam ser compartilhadas.

Contamos também com uma plataforma que permite o registro de humor diário, onde o líder tem acesso aos resultados e com isso consegue trabalhar acerca do assunto com cada colaborador.

Além disso, em relação aos rituais entre equipe, na Ouvidoria por exemplo, temos uma rotina bem consistente que permite que todo o time se conheça e trabalhe bem juntos:

  • Toda segunda-feira, realizamos um ritual onde compartilhamos como foi o nosso final de semana e aproveitamos para alinhar as expectativas da semana que começou.
  • Quinzenalmente temos um momento de alinhamento entre o time, no qual todas as métricas e assuntos importantes são discutidos, incentivando a participação de todos e fortalecendo o senso de pertencimento.
  • Mensalmente fazemos um momento de “café da Ouvidoria”, geralmente no finalzinho da sexta-feira, para contarmos sobre a nossa vida e termos um bom momento de descontração.

Com a adoção do modelo de trabalho Remote First no Asaas, todas as nossas reuniões e rituais oficiais da companhia são realizados 100% online, garantindo a possibilidade de participação e um alinhamento igualitário. Além disso, sempre recomendamos para o nosso time que as câmeras estejam ligadas, possibilitando a todos observar as expressões e tornar a conversa mais dinâmica e natural.

Essas, entre outras ações, combinam a produtividade e eficiência do trabalho, com uma rotina mais humana e agradável, mesmo de forma online.

Como resultado, ao questionar uma colaboradora se ela se sente integrada ao time, ela respondeu:

Muito. Muito mais, inclusive, do que quando eu trabalhava presencialmente”.

Por fim, a lição que ficou para nós foi de que uma pequena pausa para cultivar o lado humano e pessoal dentro da rotina do trabalho pode trazer resultados muito mais promissores do que tentar tornar a rotina de trabalho 100% focada em tarefas profissionais.

No universo do trabalho remoto, manter a equipe conectada é fundamental para o sucesso e bons resultados como time. Através de rituais cuidadosamente planejados e ferramentas de comunicação eficazes, a Ouvidoria Asaas vem construindo uma equipe engajada, produtiva e feliz.

Estamos com oportunidades abertas! Confira nossas vagas e venha trabalhar com a gente.

Ah, e se você curtiu esse post, não deixe de bater palmas pra ele! 👏

--

--