Conheça o Plano de Voo, o modelo Asaas para gestão de performance

Rafael de Oliveira Wachholz
Estação Asaas 🚀

--

Aqui no Asaas nunca nos cansamos de falar que juntos voamos mais alto. Este não é um lema que vemos escrito apenas em nossas paredes, mas sim traduzidos em nossas ações, valores e — nada baixas — ambições. Colocando em prática nosso valor Crescimento, queremos, por exemplo, alcançar 1 milhão de negócios atendidos até 2025.

Sempre foi bem claro que este valor corre em nossas veias. Mas e no âmbito individual? Como trabalhamos o Crescimento de cada um dos tripulantes de nossa nave?

Um longo processo em busca da Qualidade

Foi respondendo a esta pergunta que, desde Abril de 2022, a área de Desenvolvimento Humano Organizacional vem trabalhando em um modelo de gestão de performance para o Asaas: o Plano de Voo. Diversas áreas vinham enfrentando o desafio de acompanhar a performance dos colaboradores, principalmente em um modelo Remote First de trabalho, e de poder dar feedbacks a seus tripulantes de maneira bem fundamentada, racional e objetiva.

Levando isso em consideração, dedicamos muito esforço e trabalho para desenvolvermos um modelo que aliasse, ao mesmo tempo, as melhores práticas do mercado para a gestão de performance e os princípios que constituem a nossa cultura. O objetivo deste esforço foi o de desenvolver uma metodologia para impulsionar o desenvolvimento de cada tripulante, construindo um Plano de Voo consistente, transparente e voltado para a necessidade das pessoas.

Em um primeiro momento, fizemos uma pesquisa sobre as práticas do mercado e sobre o que os estudos científicos sobre o tema tinham a nos dizer. Mapeamos que nos últimos tempos, o mercado percebeu que a performance de um colaborador não se resume a avaliações de desempenho que acontecem uma ou duas vezes por ano em processos rígidos e burocráticos e, principalmente, que uma pessoa não pode ser reduzida a uma nota.

Inspirados por esta percepção, desenvolvemos não só um fluxo de avaliação de performance, mas sim um programa que contempla uma série de ferramentas de desenvolvimento e que é aplicado constantemente na relação entre líder e liderado.

Tendo esboçado um primeiro protótipo para nosso modelo, foi a vez de testá-lo. Se nos interessamos genuinamente por nossos colaboradores e prezamos pela qualidade em tudo que fazemos, era impossível levar para a empresa toda um método que não tivesse sido avaliado e criticado profundamente por aqueles que são os maiores beneficiados por ele: os tripulantes do Asaas.

Por isso, 3 áreas foram selecionadas para a aplicação de um piloto deste protótipo.

Em um primeiro momento, os colaboradores da área de People puderam passar por este processo e trazer suas percepções sobre o Plano de Voo. Com isso, pudemos fazer um primeiro refinamento sobre seu fluxo, processos, materiais de apoio e até mesmo identificar oportunidades de ajustes nas ferramentas que utilizamos para gerenciá-los, como por exemplo a nossa parceira Feedz.

Com os primeiros feedbacks coletados e adotados, realizamos um segundo piloto, desta vez envolvendo as áreas de Produto e os times que compõem o JOCCA (Jurídico, Ouvidoria, Compliance e Controles Internos). A partir das diferentes percepções de líderes e liderados, a proposta inicial do projeto foi refinada, apresentada para a diretoria da empresa e, finalmente, aprovada para sua aplicação com todo o Asaas.

Um Plano de Voo para conquistar todo o universo

A nossa proposta para 2023 está pautada por alguns princípios:

  • Acompanhamento Contínuo: líder e liderado preocupam-se com a melhoria da performance diariamente, por meio de feedbacks, reuniões de 1:1 e adoção de outras estratégias de desenvolvimento.
  • Foco no desenvolvimento: o principal output do Plano de Voo é um feedback bem fundamentado que embasa o desenvolvimento do colaborador.
  • Fundamentação em dados: todo o processo está desenhado para gerar dados que propiciem um desenvolvimento mais fundamentado de nossos tripulantes, além de fornecerem um panorama mais robusto para a tomada de decisão dos líderes em relação a pessoas. Ao final de uma avaliação, por exemplo, é gerada uma matriz 9box, ferramenta para a liderança que demonstra visualmente o nível da performance de um time. No nível individual, cada colaborador também recebe uma devolutiva que tem como base conceitos pré-definidos de avaliação em cada aspecto considerado na performance.
  • Jeito Asaas de Ser: todo o modelo está desenhado de maneira alinhada à cultura do Asaas. Isto se traduz, por exemplo, na característica humanizada do processo, pautado pelo respeito aos colaboradores; na utilização da metodologia OKR como possibilidade de acompanhamento da performance individual e na possibilidade de personalização do modelo em cada área da empresa, respeitando as diferentes sub-culturas do Asaas.

Na prática, a gestão de performance do Asaas está organizada em ciclos. Cada ciclo é um intervalo de tempo em que são executadas diferentes etapas, cada uma com um determinado objetivo. Ao fim, sugere-se a criação de um Plano de Desenvolvimento Individual, que vai impactar diretamente no Crescimento do tripulante.

Um novo olhar na gestão dos tripulantes do Asaas

São muitos os ganhos que um modelo de gestão de performance traz à empresa e a seus colaboradores. Para o Asaas, o Plano de Voo irá promover o alinhamento entre a estratégia da empresa e a performance de cada colaborador, aumentando a percepção de meritocracia, diminuindo a subjetividade nas decisões e trazendo informações e dados mais apurados sobre a performance organizacional. Para cada tripulante, o modelo promove o autoconhecimento, resultando em maior aperfeiçoamento pessoal e profissional, propiciando um processo de desenvolvimento mais alinhado com as necessidades da empresa e trazendo clareza sobre seus resultados e sua performance como um todo.

No futuro, os dados coletados em um programa como este poderão embasar planos de sucessão de lideranças, planos de carreira para todos os colaboradores e, principalmente, garantir que todos estejam voando alto, rumo ao universo de possibilidades que o Asaas pretende explorar.

Estamos com oportunidades abertas! Confira nossas vagas e venha trabalhar com a gente.

Ah, e se você curtiu esse post, não deixe de bater palmas pra ele! 👏

--

--

Estação Asaas 🚀
Estação Asaas 🚀

Published in Estação Asaas 🚀

Um pouco sobre nossa cultura, quem trabalha aqui e nossas experiências a bordo.

Rafael de Oliveira Wachholz
Rafael de Oliveira Wachholz

Written by Rafael de Oliveira Wachholz

Analista de Desenvolvimento Organizacional| @People @asaas