Imagem com fundo azul escuro e texto em branco que diz “Galeno de Melo”. À esquerda, há um boneco ilustrando ele, com pele branca, cabelo loiro e óculos. À direita, há uma foto do Galeno, relembrando a aparência do boneco.

Tripulação Asaas: Galeno de Melo

Asaas
Estação Asaas 🚀
3 min readFeb 3, 2022

--

Quem nunca teve vontade de ser astronauta quando criança, que atire a primeira pedra! A trajetória do Galeno, pauta deste artigo, tem a ver com isso.

Resumo

  • Nome: Galeno de Melo
  • Cargo: engenheiro no time DNA
  • Formação: Graduação em Publicidade e Propaganda pelo IELUSC

Sobre

O artigo de hoje é sobre o Galeno de Melo, que tem um senso de humor perspicaz e está chegando cada vez mais perto de realizar o seu sonho de infância. Será que trabalhar no Asaas conta como experiência em tripulação? 🚀😜

O Galeno começou a trabalhar bem cedo: quando tinha 12 anos de idade, já ajudava na empresa do pai como assistente de serralheiro. De lá para cá, muita coisa mudou, e a única coisa que restou da fase “lenhador” foi a barba (rsrs).

Jovem curioso dos anos 1990, o Galeno mergulhou de cabeça no mundo da tecnologia e passeou por ele até encontrar o que de fato gosta de fazer: desenvolver coisas e criar soluções para problemas reais. Hoje, ele é engenheiro no time de Design N Architecture (DNA), e já está completando quase 2 anos de Asaas!

Galeno conta que tudo começou com o curso técnico em Informática que fez no SENAI, quando tinha uns 16 anos. Na época, ele relembra que se interessou muito por esse universo, e logo conseguiu uma oportunidade de estágio na área.

Porém, ele acabou meio frustrado por conta da desorganização e falta de segurança na empresa, e tomou a decisão de seguir outro caminho: a publicidade. Ele explica que, apesar de ser uma área aparentemente bem diferente da programação, elas se conectam em alguns pontos.

A construção de um e-mail ou um site, por exemplo, depende de um código por trás. Além disso, a criatividade para criar campanhas é a mesma utilizada para resolver problemas técnicos ou criar novas funcionalidades em um sistema. Assim, de uma forma ou de outra, ele não deixou de ser um pouco dev, mesmo na época em que era publicitário.

Galeno se formou em Publicidade e Propaganda e teve experiências trabalhando na área em Joinville-SC e no estado de São Paulo. Ele conta que muito do conhecimento em infra, que ele utiliza até hoje, foi adquirido enquanto ele ainda mexia com marketing. No finalzinho de 2019, porém, decidiu que voltaria para a área de programação de vez.

Alguns testes e propostas depois, ele aceitou a oportunidade de trabalhar no Asaas no time de Backoffice, em fevereiro de 2020. Ele conta que achou muito legal que, apesar de ter entrado com pouquíssimo conhecimento na linguagem que o Asaas utiliza, todos da equipe o apoiaram e deram o tempo que ele precisava para se desenvolver.

Um dos maiores desafios que o Galeno recebeu até agora foi cuidar do projeto da CERC, que está relacionado ao registro de recebíveis e foi feito para atender uma norma do Banco Central.

Ele conta que aprendeu bastante sobre regra de negócio e integração com API, e que apesar de ter sido um pouco caótico, foi um desafio moderado que o tirou da zona de conforto. Ele comenta que é bem a vibe deste meme aqui:

Imagem com meme que diz “I desire medium danger”: em português, “Eu desejo perigo moderado”.
“I desire medium danger”: em português, “Eu desejo perigo moderado”. Fonte: Nathan Wpyle.

Recentemente, o Galeno foi convidado a participar do time de DNA, que é mais focado na manutenção da qualidade do código do que na produção de novas features. Ele contou que está gostando bastante da experiência, pois vai bastante ao encontro de algo que ele adora fazer:

“pegar alguma coisa que tá dando problema e pensar numa solução pra resolver, ou analisar um processo que é lento e pensar numa forma de melhorar ele”.

Para ele, a transparência na comunicação é fundamental, e ele comentou que isso tem contribuído bastante para o seu crescimento por aqui. Por isso, o conselho do Galeno é:

“Seja sincero com todo mundo, principalmente com o seu líder. Manifeste quando está e quando não está gostando de fazer algo. Transparência e sinceridade podem resolver muitos problemas”.

Em outras palavras: feedback é tudo! 😉

Estamos com oportunidades abertas! Confira nossas vagas e venha trabalhar com a gente.

Ah, e se você curtiu esse post, não deixe de bater palmas pra ele! 👏

--

--