Colagem contendo fotografia e ilustrações. À direita, há uma mulher falando ao telefone enquanto anota algo no papel. Ela veste camisa branca com um terninho por cima, usa relógio e óculos de grau e tem um black power. À esquerda, há uma faixa recortada, com a palavra Validação, um aviãozinho de boleto voando e algumas moedinhas. O fundo da colagem é azul escuro.

Validação de pagadores: o que é, qual a importância e como fazemos aqui no Asaas

Gabriela Gewehr
Estação Asaas 🚀

--

Quando pensamos numa instituição de pagamento, como o Asaas, por exemplo, e em todos os seus produtos e serviços, já podemos imaginar que o contato entre empresa e cliente é recorrente, certo?

Isso se aplica tanto no início da relação — com tira-dúvidas, explicações de produtos e ajuda na utilização do sistema — como no acompanhamento desse cliente — com questões de integração, cartão, antecipações, entre outras.

Mas você sabia que, além disso tudo, o setor de Análise e Prevenção trabalha ativamente no contato com os pagadores dos nossos clientes?

Antes de contar a importância dessa validação com os pagadores, vou abordar rapidamente sobre o papel da área de Análise e Prevenção.

Análise e Prevenção: o que faz esse time?

Você já deve ter ouvido falar nesse bordão: é melhor prevenir do que remediar, certo? Esse lema captura muito bem a essência do time de Análise e Prevenção, que atua para aumentar a segurança da plataforma do Asaas e garantir a confiabilidade das informações.

Esse time é responsável pela entrada do cliente, pelo monitoramento das ações, pela análise de perdas e pelos chargebacks (estorno solicitado pelo portador do cartão de crédito).

Todas essas análises são realizadas de forma preventiva e corretiva, com o intuito de mantermos ativos no sistema apenas os clientes legítimos.

Alguns dos contatos que realizamos diariamente incluem ligações para verificação de documentos, validação da atividade econômica do cliente, contato com clientes que receberam ou pediram chargeback e validação com os pagadores.

Geralmente os profissionais que trabalham nessa área possuem fortes habilidades analíticas, como pensamento crítico, curiosidade e solução de problemas. Além disso, é importante saber gerir suas tarefas, apresentar um bom planejamento de tempo, ser uma pessoa organizada e ter uma boa comunicação.

Agora que você já conhece a essência da Análise e Prevenção, vamos para o assunto deste post: validação de pagadores.

Como funciona a validação de pagadores no Asaas

Os pagadores são as pessoas que pagam alguma cobrança para o nosso cliente, utilizando uma das formas de pagamento disponibilizadas pelo Asaas, como boleto bancário, transferência, cartão de crédito e débito, depósito bancário ou Pix.

A validação é o ato de declarar que algo é válido. Logo, a validação com os pagadores possui o objetivo de legitimar a cobrança, de confirmar que a pessoa realmente gostaria de pagar o nosso cliente e, em casos de venda de serviço ou produto, confirmar que o produto e/ou serviço já foram entregues.

A validação é importante em algumas situações, e é o time de Análise e Prevenção quem especifica em qual momento ela é necessária.

Por isso, nós estudamos diariamente e entendemos as movimentações do mercado para, então, propor as validações.

Essa ação é benéfica para todos os envolvidos na transação, pois conseguimos transmitir segurança para nosso cliente e também para o pagador, que se sente respaldado pela empresa. E, na outra mão, esse contato também é vantajoso para o Asaas, porque nos ajuda a validar o cadastro envolvido.

O meio que mais utilizamos para essa validação é o famoso telefone, mas também conseguimos contato por aplicativos de conversa e e-mail.

Agora que você já sabe da importância da validação de pagadores, pode se sentir mais seguro quando receber alguma ligação para confirmar seus pagamentos. Ah, e lembre-se: nunca solicitamos informações bancárias.

Quer trabalhar no Asaas? Estamos com oportunidades abertas! Confira nossas vagas

--

--