Estado da Arte do Design de Serviços em Portugal 2020

O que será do mundo pós-pandemia? Será que nos podemos reorganizar depois quando tudo isto acabar?

Acreditamos que isto seja possível, mas por onde devemos começar? Como podemos contar com a ajuda de Service Design para reconstruir, redesenhar ou inovar com novos serviços?

Quando começámos o nosso trabalho em Janeiro de 2019, estávamos certos que poderíamos contribuir para a economia de Portugal através do Service Design. Naquela altura, constatámos que 75% do resultado da economia Portuguesa era proveniente do setor terciário, ou seja, da prestação de serviços.

A prestação de serviços é definida como uma atividade económica que não resulta em propriedade, e é isso que a diferencia de fornecer bens materiais como produtos. Para nós, um bom serviço deve:

… ser fácil de encontrar

… ser fácil de usar por toda a gente

… não exigir conhecimento antes de usar

… explicar o seu propósito claramente

… ser agnóstico acerca de estruturas organizacionais

Nós, de facto, acreditamos que o Design de Serviços é uma peça-chave para a construção de um futuro melhor seja do ponto de vista económico, seja até mesmo do ponto de vista social.

Para que consigamos então contribuir com esta retomada, precisamos de perceber onde estamos, e nós, Service Design Network Portugal, decidimos então avançar com um estudo que tem por objetivo perceber melhor o estágio atual do nosso segmento de mercado.

Temos consciência que a nossa comunidade é única, porém diversificada. Entretanto não sabemos onde está concentrada a maior oferta de Service Designers, qual a formação que estes profissionais possuem, à quanto tempo trabalham como Service Designers, em que setor empresarial atuam, se está satisfeito a trabalhar nesta área ou se procura novos desafios, se se sentem bem remunerados, enfim, uma fotografia inicial que nos permita medir o ponto de situação atual bem como a evolução do mesmo no decorrer dos próximos anos.

Neste sentido, convidamos todos a participar nesta iniciativa pioneira, respondendo ao inquérito construído por nós. Como se trata da versão 1.0, temos a certeza que não é o documento ideal, mas será seguramente um bom ponto de partida para quem ambiciona ter evidências práticas e argumentos para demonstrar o valor do Service Design.

Agradecemos desde já a vossa contribuição e esperamos revê-los em breve.

Acede aqui ao inquérito.

— — —

Mauro Bastos, Service Design Network Portugal

--

--

Service Design Network Portugal
Estado da Arte do Service Design em Portugal

The Service Design Network Portugal is a non-profit organisation that ambitions to become the center of reference for the Portuguese-speaking Service Designers