Como oferecer um produto aos clientes do Banpará de acordo com suas necessidades?

Ygor Durães
Jun 3 · 3 min read

O desafio

Melhorar a experiência dos clientes e dos funcionários do Banco no processo de venda de um produto, aumentando a inteligência de vendas e reduzindo o churn rate de clientes

O resultado

A criação da ferramenta Inteligência de Vendas, para aproximar clientes e funcionários do Banco através do uso de uma plataforma de Analytics


O Banpará, um Banco com mais de 50 anos de serviços bancários prestados à população paraense e em processo de modernização, proporciona diferentes tipos de experiência aos clientes que consomem seus serviços, alguns mais tradicionais, enquanto outros, já digitais.

O Subnúcleo de Analytics do Banpará — que compõe a equipe do EstaleiroUX — estreou o primeiro estudo de caso do EstaleiroUX, com foco na experiência de vendas de produtos do Banco utilizando analytics, a fim de explorar novas formas de trabalho e tecnologias que contribuam para o aumento da produtividade dos funcionários do Banco.

A equipe de pesquisa etnográfica do EstaleiroUX entrevistou funcionários de agências, SAC e negócio, bem como acompanhou o processo de venda de produtos a cliente, com o objetivo de compreender as experiências — positivas e negativas — dos clientes e dos funcionários que vendem produtos do Banpará.

Entrevista com Gerente de Atendimento

Dentre as descobertas da pesquisa foi constatado que o grande diferencial do Banpará em relação aos seus concorrentes e que atrai muitos clientes é o atendimento orgânico prestado com frequência pelos seus funcionários. Em contrapartida, os funcionários que vendem produtos não possuíam uma ferramenta que pudesse indicar clientes e produtos em potencial para que esse contato orgânico fosse amplificado.

Com base nisso foi criada pelo EstaleiroUX a ferramenta Inteligência de Vendas, na qual os funcionários podem encontrar oportunidades para aproximar mais ainda a relação entre o cliente e o Banpará, por meio do uso de uma plataforma de Analytics.

Mapeamento da Jornada do Cliente com áreas de negóocio
Scrum Team
Inteligêcia de Vendas em teste em agência do Banpará

Como próximos passos, o EstaleiroUX está preparando o repasse do conhecimento das formas de trabalho tanto de pesquisa quanto de condução do projeto de desenvolvimento — que durou apenas 2 semanas — para outras áreas do Banco.

estaleiroux

EstaleiroUX — Laboratório de Inovação do Banpará

Ygor Durães

Written by

Chefe de Inovação e Design Thinker no Banpará

estaleiroux

EstaleiroUX — Laboratório de Inovação do Banpará

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade