Bem-vindes à Estante Livr.e!

Clube Escrita Livr.e
Estante Livr.e
Published in
3 min readDec 4, 2020

Abertura real oficial

Estantes, ainda que pareçam super sólidas e talvez até limitadoras, são absolutamente flexíveis e ambíguas! É nelas que guardamos alguns dos nossos tesouros mais preciosos, como nossos livros, álbuns de fotos, lembrancinhas de viagem, presentinhos para alegrar a casa. Mas também é nelas que a gente costuma guardar tralhas e tranqueiras que não sabemos onde mais colocar.

Isso sem falar que podemos ter estantes em qualquer lugar! Quarto, sala, cozinha, escritório, sala de aula, biblioteca, livraria, lojinhas. Além, é claro, das estantes de usos específiocos que muita gente tem por aí e, por último, mas não menos importantes, dos gatos que sempre adoram passear pelas nossas prateleiras!

Cogitei colocar uma foto da minha estante, mas no momento ela tem ração de gato, tupperwares que peguei emprestadas e ainda não devolvi, pacote de lencinho umedecido, copo d’água esquecido e muita poeira!

E é por causa de tudo isso e, também, da inegável relação de amante de livros, leitora e escritora desta que vos fala e de seu projeto, que o nome desse cantinho aqui é Estante Livr.e!

Ele surge como um broto a partir do tronco do Escrita Livr.e, um clube de escrita e perfil de conteúdos literários no Instagram e espero que se torne uma árvore bem bonita e viçosa, mas to aí, aberta para ver onde a vida vai nos levar! Ele tem uma mistura um tanto duvidosa em sua composição em sua composição:

(1) um desejo bonito, de continuar colocando no mundo coisas que eu sinto que me deixam mais livre;

(sobre isso falarei com mais detalhes em breve!)

+

(2) um pouquinho de ranço por algumas das restrições do instagram e seus algoritmos

Aqui vai um trechinho do primeiro texto que postei aqui que diz muito desse milkshake emocional que levou à criação da Estante:

A verdade é que estou um pouco cansada do Instagram. Da velocidade ansiogênica, dos moldes e limites que me impedem de fazer o que eu mais amo fazer como eu mais amo fazê-lo: escrever.

Este é um lugar para textos com mais de 2200 caracteres ou não, para textos em que é realmente possível se envolver e deixar envolver-se nas teias de magia que as palavras criam ao serem invocadas.

Aqui a palavra é o que mais importa.

+

(3) um fogo de poder ser mais aleatória e menos focada e falar do que me der na telha

+

(4) uma aspiração de ter um espaço para o qual eu possa convidar mais pessoas para participarem, para mostrarem suas estantes!

Entonces, sejam todes muito bem-vindes a este cantinho em que qualquer coisa, de qualquer tamanho, de qualquer estilo pode aparecer! Maaaas, provavelmente serão assuntos relacionados à escrita, à literatura, ao que assito na netflix e ao que eu leio quando não estou procrastinando na netflix! Às vezes de uma perspectiva mais pessoal, outras não, vamos ver no que vai dar.

Pegue um livro metafórico nesta estante metafórica e tome a bebida de sua preferência e vamos conversar com calma e presença, de um jeito bem gostoso!

--

--