Sobre o desgosto inspirador

Clube Escrita Livr.e
Estante Livr.e
Published in
4 min readDec 3, 2020

Ou por que não continuar só no instagram logo agora que ele está crescendo?

Como disse na outra abertura, eu ando um pouco desgostosa com nosso (nem tão) bom e (nem tão) velho instagram. Eu queria um pouco mais de possibilidade, um pouco mais de abertura e um muito mais de palavras.

Photo by Prateek Katyal on Unsplash

Embora o instagram do Escrita Livr.e seja meu e eu possa fazer o que eu quiser com ele, eu sinto que quem está ali, usando o insta, já se acostumou com um certo tipo de linguagem. Normalmente, queremos coisas mais rápidas, mais práticas, mais diretas e mais curtas.

E a real é que não tem nada de errado com isso. Eu vou continuar acompanhando os perfis que amo do instagram e vou continuar produzindo conteúdo naquele formato para rechear o Escrita Livr.e.

Mas eu precisava de algo mais, porque eu estava me sentindo desconectada ultimamente. Como se eu estivesse fazendo as coisas a partir de um senso de obrigação, de promessa a ser cumprida, ou, pior ainda, como se estivesse fazendo as coisas só para me enquadrar e dar a outres aquilo que imagino que elus querem.

Perdi um pouco do contato com o lugar interno de abundância e amor, que é o lugar de onde mais gosto de viver e, por consequência, de criar e de trabalhar também!

Em outras palavras: eu não sou rápida, prática, direta ou curta.

Sou inconstante, às vezes lebre e às vezes tartaruga.

Sou mega abstrata.

Sou contadora de histórias.

Sou prolixa.

E cansei de ficar sempre contando não apenas as palavras, mas os caracteres, que miséria! Cansei de nunca poder dizer tudo que eu gostaria de dizer sobre as coisas. E, principalmente, de não poder brincar com as palavras!

Isso sem falar naquela treva chamada “atualização” que mudou o layout do insta e deixou ele ainda menos voltado para a troca de ideias…

Enfim, nada disso quer dizer que eu vou sair do insta ou parar de produzir para ele. Criar o Estante Livr.e, um desdobramento do projeto que já teve várias versões diferentes dentro da minha cabeça, quer dizer apenas que eu precisei expandir um pouco mais esse processo que começou oficialmente em maio!

Provavelmente haverá coisas que ficarão só por aqui, porque elas serão aleatórias e não necessariamente relacionadas à escrita.

E havéra coisas que ficarão só por lá, porque tem um forte apoio nas imagens ou nos vídeos.

São complementares e suplementares ao mesmo tempo! A ideia é que eu possa ficar feliz ao poder, digamos assim, me espreguiçar sem medo de esbarrar em alguém no processo! E quem me ler puder tirar proveito dessa espreguiçada e esticar os próprios músculos cansados, ganhar mais espaço na mente e entre os ossos, melhor ainda!

Não sei dizer o que exatamente virá por aqui, não estou trabalhando com planos detalhados no momento, porque quero mais é sentir o vento que bate na cara quando viajamos com a janela aberta. Sei que isso envolve grandes chances de também engolir um inseto ocasional ou de ficar intoxicada com o escapamento de um caminhão velho.

Mas a ideia aqui é cultivar o gosto pelo processo, pelo caminho, sair um pouco daquele mundinho em que tudo é muito voltado a resultados e engajamento.

Eu criei o Escrita Livr.e com esse nome exatamente porque desejava levar a liberdade que a literatura, lida ou escrita, me proporciona para mais pessoa. Só que a plataforma escolhida para isso segue em constante mudanças que deixam ela cada vez mais cheia de regras.

Para fazer o algoritmo trabalhar ~para você é preciso ter um tipo de imagem X, um tipo de texto Y, postar em um horário Z e ai de você se fizer se não esperar o intervalo W para postar de novo.

Conforme os meses se passaram, a sensação era de que eu é que estava trabalhando para o algoritmo. De que tinha me tornado escrava dele pelo desejo disfarçado de necessidade de ser lida e curtida e comentada pelo maior número de pessoas possível a cada post. Buscando sempre o máximo de resultado.

E isso me fez produzir algumas coisas (não muitas, meu alcance não é tão grande e nem meu engajamento kkkkkk) que eu não queria produzir de veeeerdade de veeeerdade, que não me contaminavam com aquele fogo primordial do imaginar, mas que eu fiz na tentativa de domar (?) o algoritmo.

Talvez eu continue fazendo isso, inclusive eu provavelmente continuarei a fazer, afinal, eu ainda quero que mais pessoas possam conhecer esses projetos. Porém, a ideia é me livrar daquela sensação asfixiante de urgência e de precisar agradar, porque agora existe um outro espaço também. Onde dá para realmente soltar o verbo e ficar livr.e! #trocadalho #tiadopavê

Esse texto, por exemplo, está saindo muito diferente do que eu imaginava kkkkkk E eu só posso me permitir a vê-lo nascer assim porque não estou confinada em um número específico de caracteres nem às noções de que ninguém vai ler se eu escrever grande demais, sem emoji demais, sem parágrafo demais, texto demais etc…

Inicialmente, ele se chamava “Bem-vindes À Estante Livr.e! Abertura real oficial”, mas ele não parecia nada com isso no final, então ainda terei que fazer outro texto de boas-vindas kkkkk Mas seja bem-vinde, caso tenha alguém aí kk

Sigamos experimentando!

--

--