Você é ansioso?

Vamos conversar sobre ANSIEDADE?

POSSIBLE Br
Estar Bem
Published in
4 min readSep 11, 2019

--

Vamos ser sinceros:

Você tem a impressão que o seu tempo anda curto?

Você tem a sensação de que não vai dar conta de todas as suas obrigações?

Quando você vai dormir, fica pensando em tudo o que tem para fazer e isso atrapalha a qualidade do seu sono?

Tem a sensação de que o seu sono não é reparador?

Quando chega domingo, você se sente melancólica(o) por ter que trabalhar na segunda-feira?

Você tem sentido palpitação, refluxo, azia, sudorese, tonturas, dores de cabeça, alergias, tensão muscular, fadiga ou os olhos trêmulos mais do que o habitual?

Você percebe que, na hora de sair para trabalhar, por exemplo, esses sintomas aparecem?

Você tem vontade de chorar, meio assim, “do nada”?

Você tem procrastinado na hora de tomar decisões ou de conversar com pessoas?

Tem “fugido” muito de incomodação porque isso lhe faz sentir muito mal?

Você anda irritado com pequenas coisas?

Anda “estourando” fácil?

Você fica nervoso se não respondem imediatamente suas mensagens no Whats, seus telefonemas, seus e-mails?

Fica imaginando que algo ruim aconteceu ou se sentes rejeitado, pensando que a pessoa não responde porque não quer falar contigo ou coisa do tipo, mesmo que ela não dê outros sinais nesse sentido?

Você tem bebido mais, fumado muito ou feito uso de alguma outra substância entorpecente para se sentires mais tranquilo e aliviado?

Ou, ainda, tem tomado muito café, chimarrão ou fármacos como anfetaminas para se manter acordado, ou ainda, calmantes e outras medicações (sem orientação profissional) para relaxar?

Você percebe que, sozinho, você não consegues dar conta da sua vida?

Você róis as unhas, a ponta do lápis, as canetas…?

Você percebe as pernas inquietas?

Você se sente inseguro quanto ao seu desempenho?

Você acha que está mais desorganizado e/ou com dificuldade de se concentrar?

Tem esquecido as coisas mais do que o teu normal?

Tem medo constante de ser demitido?

Você fica muito tempo pensando como seria sua vida caso isso acontecesse?

O futuro lhe parece uma “promessa do apocalipse”?

Tem temido o futuro e pensado muito nele?

Presta atenção, pois pode estar apresentando sintomas de ANSIEDADE!

Certa vez, ouvi alguém falar que a ansiedade era o “excesso de futuro na cabeça de alguém”. De fato, é uma boa metáfora para compreendermos o que caracteriza, de modo genérico, a ansiedade. Ansiedade é uma sensação de preocupação intensa com questões cotidianas que persiste ao longo do tempo, trazendo uma série de sintomas físicos e emocionais que acarretam prejuízos, os quais vão desde sensações de mal estar (palpitação, sudorese, sensação de desmaio, tremores…) até problemas nas relações do indivíduo (devido, principalmente, às falhas de comunicação oriundas de distorções cognitivas da realidade pelo sujeito ansioso, que percebe as coisas de forma catastrófica e com uma “lente” de pessimismo).

Ansiedade é “o mal do século” e especialmente o Brasil é o país onde mais pessoas apresentam transtornos de ansiedade (nada mais nada menos que TRÊS vezes mais que a média mundial!). Falamos transtorno“S” porque existe mais de um tipo de ansiedade mesmo. Podemos apresentar ansiedade generalizada (de uma forma geral, sem ter algo específico que desencadeie os sintomas), fobias (ansiedade frente a determinados objetos), agorafobia (ansiedade quando estamos em situações e/ou lugares que percebemos serem perigosos ou de que não poderemos escapar com facilidade, nos remetendo pânico, aprisionamento, impotência ou constrangimento — como falar em público ou temer ficar preso no elevador), ansiedade de separação (quando, separados de alguém, nos sentimos desproporcionalmente mal).

A ansiedade é tão “sem-vergonha” que, às vezes, ela pode se “camuflar de boazinha”. Pessoas com transtornos de ansiedade podem apresentar traços de perfeccionismo e fazerem ótimos trabalhos, entregarem tarefas muito antes do prazo, assumirem e executarem muitos afazeres ao mesmo tempo, serem detalhistas etc. Mas, é “cilada, Bino”! As aparentes “vantagens” da ansiedade levam a autossabotagem, como avocar responsabilidades demais, ser excessivamente crítico consigo e com os outros, precipitar ou procrastinar a tomada de decisões importantes, falar sem pensar por presumir situações e depois ter que lidar com arrependimentos…

Os sintomas ansiosos são tratáveis e os transtornos de ansiedade podem ter cura. Hodiernamente, a combinação de psicoterapia, práticas meditativas, e, em alguns casos específicos, tratamento medicamentoso são as intervenções mais eficazes indicadas. A consequência de não tratamento é a cronificação dos sintomas, trazendo prejuízos que vão desde a deterioração dos vínculos até o aparecimento de outras doenças como hipertensão, diabetes, depressão, alcoolismo etc.

E aí? Percebeste que está ansioso? Que tal procurar ajuda?

Texto escrito pela Psicóloga Thaíse Farias, dentro do programa Estar Bem da Possible Brasil. Acesse o seu canal no YouTube.

--

--

POSSIBLE Br
Estar Bem

The Brazilian Office of global creative agency, POSSIBLE.