5 heroínas que inspiram a cultura pop

Elas romperam barreiras e se tornaram ícones para gerações

FPG
EstiloGeek
3 min readMar 8, 2023

--

Bruxas, guerreiras, deusas, mutantes, rainhas… Apesar de Jeniffer Lawrence dizer que foi a primeira protagonista feminina em uma série de ação, a cultura pop está recheada de figuras femininas fortes, que marcaram gerações pelo estilo, postura e, principalmente, por representar também a conquista da autonomia feminina. 🙋‍♀️

Apesar de ter muito nerdão que ainda chama de ‘lacração’ qualquer mulher que esteja em cena sem falar de homem ou ser interesse amoroso do protagonista, algumas personagens conseguiram romper barreiras e se tornarem ícones para todos os gêneros 🔽

▪ Ripley (Alien — O Oitavo Passageiro | 1979)

Para todos que dizem que heroínas não seguram as pontas como protagonistas se não tiverem um interesse romântico, a Ripley de Sioney Whirver enfrentou alienígenas sanguinários e ainda sobreviver em quatros filmes da franquia Aliens.

Não era tarefa fácil, mas o carisma e presença da atriz abriu as portas para outras franquias femininas das últimas décadas, como Resident Evil, Tomb Raider e até mesmo Jogos Vorazes.

▪ Tempestade (X-men | 2000)

Os X-men têm as melhores personagens femininas dos quadrinhos e, sinceramente, é até difícil escolher entre Jean Grey, Vampira, Mística, Emma Frost, Pyslocke… Tempestade, entretanto, consegue a façanha de ter a habilidade incrível de controlar manifestações climáticas e ainda ter uma história envolvente, vinda do continente africano para integrar a segunda geração da equipe mutante.

Se nos quadrinhos a deusa Ororo já até liderou os X-men, nos cinemas foram poucas oportunidades para Halle Berry brilhar como deveria.

▪ Hermione (Harry Potter e a Pedra Filosofal | 2001)

Sejamos bem sinceros: Harry Potter não chegaria tão longe sem a ajuda indispensável de Hermione. A bruxa nascida trouxa é praticamente a responsável por fazer a história andar em vários momentos, tantos nos livros quanto das adaptações cinematográficas.

Inteligente, boa aluna, aplicada… O grande mérito de Hermione é mostrar que persistência e pesquisa superam qualquer talento mágico. É também uma celebração de todas as bruxas e feiticeiras que amamos na cultura geek.

▪ Wanda/Feiticeira Escarlate (WandaVision | 2021)

O MCU consagrou heroínas de sucesso como a Capitã Marvel, Viúva Negra, Gamora e até a Agente Carter, cronologicamente a primeira a aparecer nas histórias compartilhadas… No momento, entretanto, ninguém está tão em evidência e gera tantos burburinhos quanto a Wanda, a Feiticeira Escarlate que se consolidou em WandaVision e teve um destaque considerável na sequência de Doutor Estranho (2022).

Com boatos de um possível filme solo e envolvimentos em outros projetos dos Vingadores, é bem provável que Wanda se torne uma das peças principais das próximas fases da Marvel nos cinemas.

▪ Mulher Maravilha (Mulher Maravilha | 2017)

Parece até mentira que a maior super-heroína dos quadrinhos levou mais de 70 anos para aparecer pela primeira vez nas telonas, comprovando que filmes estrelados por mulheres podem ter êxito comercial e conquistarem o público, independente do gênero.

A história da amazona que abandona a ilha mitológica para salvar os mortais já foi reimaginada diversas vezes nos quadrinhos e na figura de Gal Gadot conquistou novamente a cultura pop, como um ícone de esperança e força para as futuras gerações.

▪ Menção Honrosa: Princesa Leia (Star Wars IV | )

Depois dela, a ficção cientifica nunca mais foi a mesma. O visual icônico e a postura de Carrie Fisher fizeram da Princesa Leia uma verdadeira musa geek por gerações.

Quem assistiu O Despertar da Força (2014) nos cinemas sabe a emoção de rever a General nas telonas e poder se despedir (literalmente) dela na nova trilogia, mesmo que em um desfecho aquém do esperado. Ícone pop, Leia será sempre uma referência.

Se lembrou de outra heroína indispensável na cultura pop?

📲 Vamos trocar ideia no Instagram EstiloGeek42
👉 Conheça mais sobre o EstiloGeek AQUI.

--

--

FPG
EstiloGeek

Tentando ser FASHION, aficionado pelas novidades POP e apaixonado pelo universo GEEK. “Cher acima de tudo, Madonna acima de todos.” 🏳️‍🌈🕶️