Segmentação de clientes no acompanhamento de Customer Success

Francine Tan
Estoca
Published in
4 min readJul 13, 2022
Photo by Lukas Blazek on Unsplash

Na Estoca, nosso grande objetivo de negócio é encantar, surpreender, deslumbrar e superar as expectativas dos e-commerces. Este é o nosso foco para todas as tomadas de decisão e atividades que desempenhamos no dia a dia.

Para chegar cada vez mais próximo desse objetivo, precisamos olhar cuidadosamente para nossos clientes (tanto atuais quanto futuros) e traçar planos de como otimizar o atendimento e entregar uma melhor experiência.

E quais ações poderíamos tomar neste sentido? Nosso time de Customer Success levantou a necessidade de oferecer um tratamento personalizado, compreendendo as necessidades e oportunidades de cada cliente e adotando diferentes estratégias de acompanhamento. Uma forma de facilitar e organizar as nossas cerimônias e condutas com o cliente é realizando o agrupamento dos clientes por suas possíveis características em comum, organizando-os por perfis.

Para compreender quais seriam esses perfis, a área de Dados da Estoca traçou um plano de ação. Seria necessário agrupar os clientes de acordo com sua similaridade, que poderia ser definida por um ou diversos fatores. A análise destes fatores seria realizada por meio de regras que determinassem quais os grupos e em qual deles cada elemento melhor se encaixaria. Partimos do princípio que cada elemento deveria pertencer a apenas uma classe e, dessa forma, dentro de cada uma os elementos são similares entre si e diferentes dos demais grupos.

Fixamos um número definido de agrupamentos, pois já percebíamos algumas possibilidades de perfis se formando. O primeiro passo foi elencar os fatores chave de diferenciação entre os clientes em termos de negócio, como por exemplo o volume de pedidos processados e tempo de operação com a Estoca, entre outros. Os critérios entendidos como relevantes são aqueles que determinam as diferentes maneiras e frequência de contato, maior ou menor nível de autonomia do cliente no uso da plataforma, formato das reuniões, etc. no acompanhamento.

Adotamos o método de análise multicritério para atribuir diferentes pesos para cada fator, de forma a refletir a sua respectiva importância. Além disso, foram definidas faixas de pontuação (ou scores) para traduzir a situação dos clientes em cada critério de maneira quantitativa. Nesta etapa, ocorreram discussões com todas as áreas da Estoca envolvidas, como o time Comercial, Planejamento e membros do C-level para validação e calibração dos critérios, pesos e pontuações.

Durante o processo, elaboramos uma lógica em SQL para alocar cada cliente em um perfil de acordo com as regras definidas e pudemos enxergar algumas configurações, como por exemplo:

Exemplo da geração dos perfis, com blocos de tamanho proporcional ao número de clientes alocados em cada perfil
Exemplo de identificação dos clientes alocados em cada perfil

Esta visão segmentada também possibilita a identificação dos perfis de clientes mais bem representados na Estoca, ou seja, quais tipos de clientes estamos atraindo em maior quantidade. Dessa forma, podemos nos preparar para receber novos e-commerces, além de traçar estratégias para aumentar o fit dos futuros clientes com o que entendemos como nosso “cliente ideal”.

Estas visualizações provocaram algumas perguntas como:

  • Como será a curva de crescimento deste perfil de cliente?
  • Este cliente tem potencial de se tornar um cliente ideal? Como a Estoca pode agir para que isso ocorra?
  • Por que estamos atraindo um grande número de clientes de determinado perfil? Isso é interessante para a Estoca?

Criado o processo automatizado, os novos clientes são continuamente alocados nos grupos conforme cumprem os requisitos definidos. Além do ponto principal de personalizar o atendimento para cada grupo, esta análise também permite observar se existem movimentações de clientes de um perfil para outro e levantar possíveis motivadores que as ocasionaram. Assim, podemos direcionar as práticas mais compatíveis com cada perfil de cliente e também sugerir oportunidades de melhoria para seu negócio.

Exemplo de disposição inicial dos clientes em cada perfil (cliente em destaque no Perfil C)
Exemplo de disposição final dos clientes em cada perfil (cliente em destaque foi realocado no Perfil A)
Exemplo de visualização da movimentação de determinado cliente ao longo dos meses

É importante ressaltar que, a depender do momento da empresa, pode ser necessário revisitar os fatores e seus respectivos pesos para que os agrupamentos estejam sempre aderentes à visão de negócio.

--

--