Jonatan Aguiar
Apr 4 · 6 min read

Nos dias 22 e 23 de março, participei da Imersão em Estruturas Libertadoras em Porto Alegre, facilitado pela equipe super competente da Aprendix, com cerca de 40 participantes(facilitadores/treinadores/líderes/consultores) na turma.

Foi divertido, energizante e inspirador ter feito parte dessa turma, experimentar as estruturas libertadoras e perceber que embora a facilitação seja fácil, é poderosamente desafiadora, pois os participantes são instigados em expressar suas ideias, opiniões ou que avaliem situações que enfrentam durante seu dia-a-dia.

Sem exceções, experimentei interações respeitosas e significativas com os meus colegas de imersão. O poder e as conexões que as estruturas libertadoras trazem são incrivelmente valiosos, praticamos uma escuta mais profunda e realmente enriquecemos as conversas.

Todas as estruturas são disponibilizadas no site Liberating Structures(oficial) com mais informações. As Estruturas Libertadoras são fáceis de usar e podem ser facilitadas por qualquer pessoa. Você não precisa ser um facilitador ou professor experiente para executar.

Mas afinal de contas, o que são Estruturas Libertadoras?

Estruturas Libertadoras são uma seleção de 33 estruturas para facilitar reuniões e conversas, com curadoria de Henri Lipmanowicz e Keith McCandless.

Não desejo me aprofundar em teorias, então indico dar uma olhada no site oficial Liberating Structures ou no canal do Fernando Loureiro, aqui no Medium, pois tem ótimos posts:

Porém é necessário citar, os princípios guiam nosso comportamento quando decidimos que temos um compromisso uns aos outros. É importante ter em mente que as estruturas funcionam como um conjunto inter-relacionado e seu repertório é inspirado nesses dez princípios.

Então, você precisa ser um facilitador para aplicar Estruturas Libertadoras?

Por experiencia própria, posso te relatar que não! As Estruturas Libertadoras são realmente simples e qualquer pessoa pode facilitar. Depois de experimentar uma estrutura, é muito fácil se apaixonar e começar a experimentar as demais.

Na minha opinião esse foi o principal diferenciador dessa imersão, poder aprender na prática e ver os resultados.

Algo muito poderoso que percebi durante essa imersão é que não devemos ficar com medo, receio ou paralisado por ainda não ser um facilitador experiente.

Quais estruturas já pratiquei e pude rever na imersão?

  • Impromptu Networking: Este é um bom começo para uma sessão com uma equipe ou grupo, especialmente se as pessoas não se conhecem muito bem. Essencialmente, envolve pessoas que se juntam em pares e compartilham rapidamente sua opinião ao convite feito pelos facilitadores. Como são três rodadas, então é uma boa maneira de aquecer, conhecer pessoas(networking) e ajudar a estabelecer uma intenção de participação(icebreaker).
  • 1–2–4-ALL: Com certeza é a estrutura que mais pratico, pode integrar em qualquer reunião, numa conversa ou workshop com facilidade. É uma ótima maneira das pessoas participarem ou discutirem algo. A sequência é simples e traz para o grupo um convite de reflexão sobre algo (uma pergunta, um tópico, uma ideia), sendo respondida primeiramente de forma individual e em silêncio, depois em pares e por último as duplas formam quartetos. Então junte-se como um grupo inteiro e escolha alguns destaques de cada grupo para compartilhar. Uma estrutura simples e com resultados surpreendentes.
  • 15% solutions: Descubra e foque no que cada pessoa tem a liberdade e os recursos para fazer agora. É uma estrutura incrível que pode gerar grandes resultados começando com pequenas contribuições individuais. É qualquer primeiro passo ou solução que você possa fazer sem aprovação ou recursos extras, é algo que você pode começar agora mesmo se quiser. O incrível dessa estrutura é o poder em identificar o que temos de melhorar como grupo, chamamos a atenção para como nós(indivíduos) podemos contribuir para uma mudança focando no que é possível. Afinal, você pode mudar o curso de um rio mudando a posição de algumas pedras.
  • Triz: Esta é ótima estrutura para identificar as coisas que estão atrapalhando o resultado através de destruição criativa. É uma estrutura fantástica e sempre tem ótimos resultados pois induz conversas divertidas, porém muito corajosas. O principal beneficio é obter ideias reais sobre como poderiam se apropriar da mudança de comportamento através de uma auto-reflexão. Essa estrutura está na minha lista de favoritas.
  • Troika Consulting: Obtenha ajuda prática e criativa dos colegas imediatamente. Troika é uma Estrutura Libertadora que ajuda a obter “insights” sobre as questões/problemas que enfrentam e como poderia lidar com elas. Em rodadas rápidas, usando a analogia de cliente e consultor, o cliente pede ajuda e recebe conselhos imediatamente dos dois consultores, isso mesmo, essa estrutura é feita com 3 pessoas. Me chama a atenção nessa estrutura o poder de treinar a empatia e também a escuta ativa, sempre que tive oportunidade de praticar os resultados foram realmente excepcionais.
  • 25/10 crowdsourcing: Essa estrutura é muito divertida, eu sempre uso com uma musica especialmente para gerar gargalhadas e sorrisos, e normalmente utilizo com foco em encerrar uma reunião. Como facilitador, as vezes ficamos frustrados com o fato de seu grupo/equipe gerar um monte de grandes ideias que nunca vão a diante, e essa estrutura pode te ajudar em resolver esse problema. É uma maneira do grupo decidir o caminho que deve seguir e uma vez que tenha sido decidido quais idéias são prioritárias, você pode usar algumas outras estruturas libertadoras para criar planos de ação, ou simplesmente finalizar sinalizando o sentimento do grupo.
  • Ecocycle Planning: Essa estrutura utiliza a lógica de ciclos naturais e pode apoiar os grupos em descobrir quais ações devem investir mais tempo e o mais importante, o que é necessário destruir e deixar energia para que novas ações possam crescer. Essa estrutura realmente ajuda identificar o que gera e o que não gera valor real para o time/grupo/organização. Já utilizei essa estrutura para ajudar na eliminação de gargalos que sufocam o desempenho do grupo.
    A analogia dessa estrutura é bem simples, podemos usar o exemplo das plantas: crescem quando as sementes pousam em um solo. Se o solo é fértil o suficiente,surgem as mudas que, por sua vez, dependem de sol, água e minerais para crescer. Quando estas condições são satisfeitas, as mudas crescem e viram plantas prontas para produzirem seus frutos e espalhar novas sementes para que o ciclo da vida se perpetue. Essa estrutura não é simples de facilitar, porém seus resultados são muito significativos.

Segue lista de todas as estruturas vistas na imersão de Estruturas Libertadoras:

Finalizando…

Essa imersão me ajudou a reconhecer o quanto eu já aprendi sobre Estruturas Libertadoras e também me mostrou que o caminho ainda é longo. Estou feliz com todas as oportunidades que me foram mostradas, agora é colocar em pratica nos eventos e cerimonias ágeis.

Aos facilitadores Fernando e Carolina, sou grato e imensamente agradecido pelos dois dias de evento e pela paciência em cada dica e detalhe que devemos levar em conta durante a facilitação das Estruturas Libertadoras.

Não poderia esquecer dos mimos(presentes) que a Aprendix deixou para toda a turma, além de um caderno(disponível nesse link pela Anja Ebers) para que seja um diário da evolução na pratica das Estruturas Libertadoras também trouxeram o deck de cartas em português, pois a Holisticon disponibiliza via importação somente em inglês.

Muito obrigado aos meus amigos de agilidade(Mayra de Souza Machado, Thiago Mulek, Cláudia Rocha, Luis Gustavo Ferreira (Guga), @Bibiana Werner) que estiveram presentes na imersão, espero que possamos compartilhar os benefícios das Estruturas Libertadoras no nosso dia-a-dia.

Quem sabe o próximo post seja de exemplos sobre o uso de Estruturas Libertadoras com cerimonias e eventos ágeis?

Referências

Estruturas Libertadoras

Compartilhando conhecimento sobre Estruturas Libertadoras

Jonatan Aguiar

Written by

Entusiasta de metodologias ágeis. Gremista.

Estruturas Libertadoras

Compartilhando conhecimento sobre Estruturas Libertadoras

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade