
Cloud computing: 5 razões porque você precisa aprender
Não sou de tecnologia, devo aprender TI? Tire essa dúvida aqui.
Olá, pessoal tudo bem? Hoje o artigo vai falar um pouco sobre como aprender novas habilidades e melhorar a sua carreira conhecendo outros campos que não apenas da sua profissão atual. Sim, é possível entrar na carreira e aprender TI (por exemplo) e trabalhar na empresa dos seus sonhos (como google, facebook e etc) sem ter background em TI. Nesse contexto temos que pensar que a forma como as empresas e o mercado de trabalho estão mudando influencia diretamente na sua vida e na forma como deve conduzir a sua carreira.
Hoje as empresas buscam cada vez mais habilidades digitais, o que nem sempre significa programar, gerir bancos de dados ou administrar servidores. Isso quer dizer que profissionais das mais diversas áreas, podem (e devem!) começar a aprender TI e habilidades que os destaquem no mercado atual.
Como sabemos a computação em nuvem (Cloud) é uma das tendências que mais que tem tomado conta do mercado. Ela tem mudado a forma como as empresas operam, realizam testes de novos serviços, atualizam os atuais e ganham escala de mercado de forma econômica e segura.
Para poder se destacar os profissionais devem estudar TI, e habilidades que os aproximem do mundo digital, para ficarem atualizados, pois desta forma vão conseguir acompanhar as mudanças no mercado.
Para exemplificar estas necessidades atuais darei dois exemplos.O primeiro vem de um empreendedor americano que criou métodos para conseguir com que pessoas das mais diversas carreiras, consigam posições em empresas de tecnologia nos Estados Unidos mesmo sem ser de TI, ou ter que aprender TI a fundo. O site é o www.breakinto.tech. Vale conferir.
O outro exemplo que gostaria de pontuar aqui, é uma pesquisa que foi uma parceria Linkedin e Capgemini sobre o Digital talent gap (lacuna de talentos digitais), que é um relatório global sobre a lacuna de talentos digitais, que analisou a demanda e a oferta de talentos com habilidades digitais específicas e a disponibilidade de funções digitais em vários setores e países do mundo. O relatório discorre sobre a diferença entre as habilidades digitais necessárias mercado hoje em dia e como estão as habilidades dos profissionais hoje em dia. A pesquisa está neste link aqui.

Nesse contexto o que podemos perceber claramente é que a maioria das habilidades sendo buscadas pelo mercado não são habilidades que dependem exatamente das tecnologias tradicionais. Portanto, TODOS podemos aprender e ingressar no mercado de Tecnologia, como cloud computing.
Indo diretamente a pergunta. Eu devo aprender Computação em nuvem?
Deve sim! As habilidades que serão aprendidas em cursos especializados nesta tecnologia abrirão portas na sua forma de pensar e irão influenciar na forma como você pensa em criar, inovar e testar novos produtos.
"Ao contrário do que senso comum prega, não é necessário ter um diploma em ciência da computação, tecnologia da informação ou engenharia de software para conseguir trabalhar com tecnologia."
Para finalizar, vamos razões:
- Fácil de usar: Em vez de ter que instalar servidores, instalar softwares e mantê-los, na nuvem tudo é feito através de interfaces amigáveis, tudo As a service.
- Mercado de trabalho está ficando GIGANTE: Empresas em todo o mundo estão procurando por mais e mais especialistas em computação em nuvem. Isso é uma consequência do fato de que muitas empresas ainda estão migrando da infraestrutura clássica (Data center próprios)para as soluções em nuvem.
- Poupar de custos desnecessários: Com a computação em nuvem, a necessidade de pagar por grandes quantidades de servidores, espaço em disco e armazenamento não é mais necessária. Tudo é Pay-as-you-go!
- Flexibilidade e Escalabilidade: Ninguém fica mais preso às suas mesas no escritório da empresa, todos podem acessar arquivos e dados de onde estiverem, 24 horas por dia.
- Liberar equipe de TI: Como sabemos os profissionais de TI são cada vez mais raros e caros. Desta forma com a nuvem podemos tornar nossos times mais independentes da TI.
No mais é isso pessoal, até breve!
Gostou do artigo? Compartilhe com sua rede! 
