Melhore a comunicação com os desenvolvedores

A relação entre designers e desenvolvedores as vezes é um pouco conturbada. Um precisa do outro, e o projeto precisa dos dois! Mas, sempre tem um lado que pensa que o outro lado está contra ele.

Dialogos que mais escuto por aí:

[ desenvolvedores ]:
- Essa equipe de designers só querem complicar o projeto. Inventando coisas absurdas que complicam o nosso trabalho.

[ designers ]:
- A equipe de desenvolvimento está fazendo corpo mole, e não quer melhorar o projeto.

Infelizmente já ouvi isso várias vezes. A questão é: Como acabar de vez com esse mimimi, e os dois lados ter consciência que deve se unir e ir para o mesmo lado?

Bom… Como a minha praia é design, existe várias coisas que podemos fazer para ajudar os desenvolvedores na hora da programação da interface que foir criada.

Vamos começar pelas ferramentas.
Se você é designer e trabalha direto com equipes de desenvolvimento te aconselho a usar o Zeplin.

Zeplin

Zeplin

Usando o Zeplin no projetos os desenvolvedores terá um arsenal de detalhes sobre a interface. Paddings, margens e possibilidade de fazer download dos assets.

Compartilhar o máximo de detalhes possível

Além de todas as documentações do design da interface é importante compartilhar com o resto da equipe todos os outros entregáveis do projeto. Personas, user stories, fluxogramas, informações sobre os comportamentos das telas, etc.

Mas cuidado, não adianta compartilhar aquele documento que tem 200 páginas. Ninguém vai ler! É importante passar os detalhes do projeto mas faça um compilado e coloque os principais pontos no documento.

Sente do lado dos desenvolvedores

Ao vivo, cara-a-cara! Sente do lado dos desenvolvedores, isso vai ser muito produtivo, principalmente no inicio do projeto. Converse e tire todas as dúvidas que surgir. Além disso, se você estiver do lado é possível acompanhar o andamento do projeto e garantir que tudo vai sair como você projetou.

O objetivo é conseguir entregar valor junto com uma excelente experiência do usuário!