Q&A: Como o algoritmo do Instagram funciona?

Estúdio Limão
Feb 7, 2020 · 6 min read

Se existe algo que gera confusão é esse tal de algoritmo do Instagram. Desde que a plataforma começou a organizar o feed dos usuários de forma não cronológica, essa pergunta é feita cada vez mais.

Recentemente, o Instagram, através de seu perfil @creators, tem respondido algumas perguntas sobre o assunto. E nós, como somos uns queridos, resolvemos juntar tudo em um só lugar.

Como o algoritmo funciona no feed

Constantemente vemos falar que o algoritmo mudou, mas não é bem assim. Por funcionar através de Machine Learning, o algoritmo está em constante adaptação e melhoria com base nos dados que o alimenta.

Segundo o Instagram, existem 6 fatores chaves que influenciam seu algoritmo dentro do feed:

Seu feed é apresentado não só com base em quem você segue, mas também com que tipo de conteúdo você se interessa.

Por isso, basicamente, o que você vê no seu feed é uma combinação do seu comportamento dentro da plataforma. Os amigos que você mais interage, os stories que você assiste, pessoas que você tagueia e que te tagueia em conteúdos, e claro, o tipo de conteúdo que você dá like e comenta.

O algoritmo tem o objetivo de priorizar conteúdos de seus amigos, familiares e contas que você mais gosta.

Por isso, seu feed tem uma tendência de mostrar mais conteúdos de pessoas que você costuma dar like ou comentar, pessoas que você troca mensagens, pessoas que você busca e pessoas que você conhece na vida real (pessoas tagueadas em fotos).

Isso dá uma ideia de como o algoritmo funciona. Por exemplo, quando você segue alguém, são mostrados vários conteúdos dessa pessoa por um tempo, mas se não existe um engajamento seu com este conteúdo, o Instagram considera que você não tem tanto interesse assim.

Não é apenas de engajamento que o algoritmo funciona, mas também de quanto tempo passou que aquele conteúdo foi postado.

Isso se dá, pois o Instagram tem o objetivo de te mostrar o conteúdo mais interessante postado recentemente. E isso está ligado diretamente ao fator a seguir.

Se você acessa a plataforma constantemente, seu feed será montado mais “cronologicamente”, já que o algoritmo tenta sempre te mostrar os melhores conteúdos desde seu último acesso.

Se você acessa de vez em quando ou quase nunca, seu feed será mostrado com conteúdos que o algoritmo considera que você gosta mais, ao invés de cronológico.

Se você segue muitas outras contas, mais conteúdo o algoritmo tem para analisar sobre seus gostos e isso impactará que provavelmente, você não irá ver todos os conteúdos de todas as contas que segue.

Quanto mais tempo você passa na plataforma e quando mais conteúdo você interage, mais o algoritmo consegue se “aprofundar” nos seus gostos.

Ok, ok! Eu entendi como funciona o algoritmo para montar o meu feed, mas como isso afeta os stories?

Para os stories, a coisa é um pouco mais simples.

O Instagram organiza seus stories sempre com foco em mostrar o que existe de mais recente nas contas que você gosta mais. Isso quer dizer que, as contas que produzem mais conteúdo e com mais frequência, e que você assiste e interage nos stories, são apresentadas primeiro na lista.

Tá bom, Limão! E como tudo isso pode influenciar na estratégia para a minha marca? É dica que vocês querem? Então tome dicas!

Volumetria é algo que sempre gera muita discussão em mídias sociais. Quantos posts preciso ter por dia? No mês?

A resposta é: Quanto de conteúdo de qualidade você consegue produzir?

Gerar engajamento dos seguidores é a chave para que seu conteúdo seja mostrado e tenha uma boa performance.

Com um conteúdo de qualidade, no momento em que sua base está ativa, a chance de seus posts performarem melhor aumenta muito.

Se você posta no período que seus seguidores estão online, a chance de gerar engajamento é muito maior.

O algoritmo do Instagram prioriza o tipo de conteúdo que seus seguidores mais interagem, ou seja, se eles interagem mais com vídeos, a chance de mostrar mais vídeos é maior.

O que é importante lembrar aqui, que vídeos geralmente atraem mais a atenção, por um período maior de tempo, dos usuários. Além disso, vídeos são mostrados em tamanho na página de busca.

(Mas não se esqueça da dica#1)

Produza conteúdo de qualidade usando o formato da melhor maneira. Ninguém quer ficar olhando para uma imagem parada por 15 segundos.

Os stickers do Instagram são uma ótima maneira de alcançar engajamento de sua audiência — e quanto mais engajamento, mais o algoritmo gosta de você.

Comentários é um dos fatores mais importantes medidos no engajamento dos usuários com os conteúdos publicados. Não apenas para o algoritmo, mas o fato de um usuário estar comentando de forma ativa no seu conteúdo mostra que ele realmente está envolvido e quer fazer parte daquilo.

Estimule o diálogo nas legendas através de CTAs (call-to-actions).

Divulgue seus IGTVs no feed, convoque os usuários a acessarem seu feed através de stories, crie formas de manter sua audiência sempre envolvida com os conteúdos postados.

Além de ser uma forma estratégica e barata de gerar volume de conteúdo.

Se engajamento é extremamente importante para o algoritmo do Instagram, as DMs (direct messages) são um indicador fortíssimo disso.

Elas não influenciam só no volume de engajamento, mas também no tipo, resultando em sua marca aparecer mais e antes de seu concorrente.

Quer uma forma simples de usa-lás? Interaja com emojis nos stories de seus seguidores.

Aproveite de todas as funcionalidades do Instagram Insights para entender o comportamento de sua audiência e acompanhar a performance de suas ações. O mais importante da comunicação não é acertar de primeira, mas perceber onde pode melhorar e colocar em ação o mais rápido possível.

Acho que exageramos no tamanho do textão, mas obrigado a todos que chegaram até o final.

E se precisarem de ajuda com suas marcas, na estratégia ou na produção de conteúdo, é só entrar em contato com a gente. Vai ser um prazer ajudar!

Quer que a gente fale mais sobre algum assunto? É só mandar sua pergunta pelos comentários ou pelo e-mail: vamosfalar@estudiolimao.com.br

estudiolimao

Adoramos um Lorem Ipsum bem diagramado e com conteúdo. ❤

estudiolimao

Adoramos um Lorem Ipsum bem diagramado e com conteúdo. ❤

Estúdio Limão

Written by

Somos um estúdio de design, de branding, de digital… de soluções criativas.

estudiolimao

Adoramos um Lorem Ipsum bem diagramado e com conteúdo. ❤