A nobre arte de passar o tempo

etermax BG
etermax Brand Gamification
2 min readMar 19, 2020

Para seis de cada dez jogadores, os videogames são uma forma de combater o tédio.

Todos os subestimam, mas não tem ninguém sem um deles no celular. Não, não estamos falando de memes de gatinhos, mas dos jogos casuais, o pão nosso de cada dia.

Essa categoria abrange uma grande variedade de gêneros, com o traço comum de que são jogos mais simples usados em sessões curtas. Esses que a gente abre só um momentinho quando está esperando e entediada, ou para ter as mãos ocupadas enquanto faz outra coisa.

Embora o termo seja um pouco depreciativo, é um setor fundamental da indústria, tanto no volume de usuários quanto na geração de lucros. Segundo AppAnnie, os jogos casuais representam 82% dos downloads das app stores, com os subgêneros Arcade (47% do total) e Puzzle (21%) no topo da lista.

Para comparar, os jogos core ou mid-core, que são móveis mas com um “gostinho” a PC ou console, alcançam 55% do tempo de jogo e 76% dos ganhos. Isso mostra que os jogadores realizam, em comparativa, mais compras in-app. Acontece que suas temáticas, mecânicas e estéticas os aproximam de títulos mais complexos, e geralmente requerem mais atenção e compromisso.

Por outro lado, os jogos de cassino, nos quais é apostado dinheiro real, representam 1% do tempo de jogo, mas 6% do gasto.

De acordo com o estereótipo, os gamers casuais não sentem paixão pelos jogos, mas a popularidade e longevidade dos títulos demonstram o contrário. Clássicos como Angry Birds, Candy Crush, Plants versus Zombies ou (se podemos, humildemente, citar nossos próprios produtos) Perguntados e Apalavrados levam anos nos corações e as mentes dos usuários.

E qual é o grande atrativo? Segundo os aficionados dos videogames (de qualquer tipo e plataforma), o motivo principal pelo qual jogam é combater o tédio (61%). Divertir-se com os amigos (38%), aperfeiçoar suas habilidades (37%) e curtir a competência (36%) são algumas das outras razões, de acordo com um levantamento de Global Web Index.

Mas não é simplesmente não ter nada que fazer, pois os videogames são um grande aliado dos viciados com o multitasking. 70% dos gamers móveis (73% das mulheres e 62% dos homens) jogam enquanto assistem televisão, por exemplo.

Por isso, já for em casa ou na rua, no tempo livre ou fazendo duas coisas ao mesmo tempo, os jogos casuais fazem que nossa vida diária seja mais divertida.

Fontes: AppAnnie, State of Mobile, 2020; GlobalWebIndex, The World of Gaming, 2020; Tapjoy, When do people play mobile games?, 2017

Em Flame Ads criamos experiências de publicidade em jogos móveis que quebram esquemas e divertem o público. Se quiser levar sua marca para novos horizontes, escreva para info@flameads.co ou inscreva-se no nosso newsletter para receber as últimas novidades.

--

--