Em direção a um Black Friday fundamental para o comércio móvel

etermax BG
etermax Brand Gamification
3 min readOct 29, 2020

Os eventos promocionais deste ano serão a ocasião perfeita para a fidelização dos novos compradores digitais e a publicidade in-game pode ajudar às marcas a se destacarem.

Por Christian Cunha, Brazil Sales Director de flame by etermax

Com a reabertura das lojas e a reativação gradual do comércio, surgiu a pergunta sobre o que acontecerá com os grandes eventos promocionais de fim de ano, como o Black Friday, que têm as características de gerar muita aglomeração. Independentemente das precauções que cada comprador e cada loja possam tomar, o certo é que este 2020 vai ser fundamental para que os varejos digitais consolidem os novos usuários que ganharam com a pandemia.

No Brasil, a próxima edição do Black Friday vai ser ainda maior do que de costumbre. Segundo um relatório da TracyLocke e Behup, 67 % dos brasileiros planejam aproveitar as promoções do Black Friday, e 43% estão planejando as suas compras desde o início do ano. Apesar da situação econômica, espera-se um crescimento de 20 % nas vendas em relação a 2019.

Respeito ao como, onde e quanto, com certeza teremos alguma pista na segunda Semana Brasil, que está acontecendo nesse momento (de 3 a 13/9). No entanto, a tendência que se repete ano trás ano é que as vendas são cada vez mais digitais e cada vez mais mobile. No ano passado, 55% das transações digitais do Black Friday foram feitas através de dispositivos móveis, que também são um meio fundamental de pesquisa antes da compra.

Isto era antes do impulso da pandemia, que segundo os especialistas fez o e-commerce crescer em alguns meses o que iria crescer em cinco anos. No Brasil, as sessões nos apps de compras cresceram 30% entre o primeiro e o segundo trimestre do ano, superando o pico das festas. Nesse período, os canais online acrescentaram usuários a um percentual 4 vezes maior do que o habitual. 83% dos consumidores globais afirmam que continuarão comprando pela internet igual ou mais do que em estes meses, contudo, alertam que os clientes conquistados durante a pandemia têm uma menor retenção.

Por isso, para os varejistas, esses eventos promocionais vão ser um momento chave para a fidelização dos usuários que mal ousaram comprar pela internet quando não tiveram outra escolha. Agora que tanto consumidores quanto marcas tiveram que superar os obstáculos de um dia para o outro que lhes impediam de adotar o comércio digital, é hora de ajudá-los a criar novos hábitos que permaneçam no tempo.

E por que o Black Friday é importante? No Brasil, 59% dos consumidores ainda não decidiram por que meio irão comprar, e o irão decidir segundo os descontos disponíveis. Aqueles que preferem a via digital, mencionam conveniência (64%), preço e praticidade (60%), e só em terceiro lugar a possibilidade de evitar aglomerações (58%). Esses shoppers multicanal sempre pesquisam antes de comprar, procurando preços e informações desde as suas casas e, em ocasiões, indo visitar os produtos pessoalmente.

É por isto que, focando na conveniência e nos descontos, os varejistas digitais têm a oportunidade de oferecer uma experiência sem dificuldades, que seduza os compradores de uma vez para sempre. Além disso, eles também devem se destacar num contexto de muita concorrência, com campanhas de alto impacto nos mesmos canais que os consumidores utilizam para comprar.

Em mobile, uma maneira de atingir todos os públicos de maneira segmentada e com experiências diferentes e atrativas é a publicidade in-game. Além de tudo, com 75,7 milhões de jogadores, o Brasil é o país latino-americano com maior quantidade de usuários de videogames. A indústria movimenta 1600 milhões de dólares anuais localmente e tem um crescimento de dois dígitos. Metade dos usuários da internet joga com os seus celulares, e 56% deles dedicam mais de 40 minutos diários a esse entretenimento. Dessa maneira, os videogames móveis podem ser uma maneira das marcas se diferenciarem e quebrarem paradigmas no momento certo.

--

--