O Gaming coloca fim no síndrome de burnout

etermax BG
etermax Brand Gamification
3 min readNov 26, 2021

Estudos mostram que os videogames são uma das ferramentas mais eficazes para combater o esgotamento no local de trabalho.

Uma das grandes preocupações que temos nas empresas é evitar o burnout em nossas equipes, também conhecido como “síndrome do trabalhador queimado”: uma resposta associada ao esgotamento físico e mental gerado pelo estresse.

Devido a seriedade que apresenta no campo do trabalho, finalmente em 2019 a Organização Mundial da Saúde o declarou como um “fenômeno do trabalho” dentro da Classificação Internacional de Doenças. De acordo com a OMS, é o que acontece quando o estresse não é administrado com sucesso e se torna crônico. Os principais sintomas são exaustão ou falta de energia e distanciamento mental ou sentimentos negativos em relação ao trabalho e, entre outros fatores, afetam a eficácia profissional.

É importante não perder de vista esse fenômeno para preveni-lo e acompanhar os funcionários caso cheguem a esse estado. Precisamos ouvir quem trabalha na empresa, saber como se sentem e o que precisam para continuar a ter uma boa experiência.

Um estudo recente da Universidade de Oxford dá uma pista sobre uma das ferramentas que podemos utilizar para fomentar o bem-estar das pessoas: os videogames.

A pesquisa encontrou uma correlação entre o tempo de jogo e os sentimentos positivos. Por outro lado, como outras atividades recreativas, ajuda a reduzir o estresse gerado pelo trabalho, estudo ou outras obrigações. No nível corporal, conectar-se com emoções agradáveis ​​desencadeia a produção de dopamina, que gera a sensação de bem-estar ou relaxamento experimentada pelos gamers.

Além disso, estabeleceu que competir e se conectar com outras pessoas por meio de jogos também melhora o humor. Não podemos negar que os jogos unem e criam comunidades. Na verdade, hoje 60% dos jogadores escolhem jogos sociais ou multiplayer, que oferecem maior interação e envolvimento.

Por sua vez, o Finance Online recolheu dados sobre a gamificação atingindo dados interessantes como, por exemplo, 87% dos entrevistados consideram que os elementos do jogo no trabalho os fazem sentir mais ligados socialmente, e 86% dos jovens talentos acham que a gamificação no trabalho é divertida e agradável.

Por outro lado, os jogos também ajudam muito a manter a mente ativa, a promover o nosso conhecimento e a melhorar a memória. Eles também têm outros benefícios, como estimular os sentidos e aumentar a curiosidade. Na etermax, por exemplo, priorizamos a criação e o design de jogos que não tenham apenas a função de divertir e entreter as pessoas, mas também de ensinar e agregar valor em termos de conhecimento, para que o momento de brincar seja por sua vez de aprendizagem.

Em um ambiente de trabalho ou educacional, é muito difícil evitar completamente o estresse. Mas podemos proteger nossa saúde mental e bem-estar cultivando atividades que nos relaxem e nos entretenham. Da nossa parte, continuaremos a colaborar com o desenvolvimento de jogos que funcionem como uma rota de fuga para a mente, promovendo também a agilidade mental e o conhecimento dos usuários.

--

--