Programmatic no mundo pós Covid

etermax BG
etermax Brand Gamification
3 min readNov 17, 2020

No ano que nos obrigou a repensar a nossa forma de trabalhar, apostamos na construção de dados como uma contribuição de valor diferencial.

Por Federico Torregiani, Head of Programmatic Sales da flame by etermax

Se programmatic já estava na boca de todo o setor publicitário, este ano, sem dúvida, acabou de se consolidar uma tendência que já era realidade há muito tempo.

Marcas pequenas, médias e grandes tiveram que parar e pensar muito sobre os próximos passos. Mais do que tudo, tiveram que se digitalizar e aprender a chegar com os seus produtos por meios online.

Fase 1: A indústria para e não sei o que fazer!

Isso certamente esteve na mente de muitos, e talvez ainda esteja.

No início, todas as estratégias de marketing foram pausadas devido à incerteza do que os mercados de cada país iriam fazer. Marcas que tinham destinado grande parte de seu orçamento a uma estratégia de comunicação on e off tiveram que redefinir seu plano e migrar para 100% digital. Tanto que, enquanto a Zenith estima que o gasto global com publicidade em 2020 será 9% menor que no ano passado, no mundo digital caiu apenas 2%.

Nessa área, a compra de meios está cada vez mais automatizada, e é por isso que a adoção da programmatic como ferramenta de autogerenciamento de compra de meios também se acelerou consideravelmente.

Isso trouxe várias questões e problemas para os meios, anunciantes e usuários, que certamente iremos resolver na medida em que aprendermos a viver em um mundo tão mudado.

Fase 2: Me transformei e me transformo novamente

Todos os meios de comunicação há anos procuramos as melhores maneiras de vender e mostrar anúncios. Esta pandemia mundial nos obrigou a sentar na mesa de novo e repensar as bases da publicidade digital.

Entendemos que desde a construção de dados podemos ser um suporte crucial em qualquer comunicação; Que no lugar de ser somente uma ponte entre as marcas e os usuários, podemos ser o dicionário que explica aos consumidores.

O que aconteceria se cruzássemos as informações de centenas e centenas de negócios que realizamos nos últimos 2 anos? Estaríamos montando uma espécie de DMP e criando soluções tecnológicas para extrair insights valiosos. A aplicação da análise de dados em campanhas de clientes nos permite, por exemplo, agrupar públicos em vários tipos de indústria.

Essa contribuição extra de valor é uma forma de descomodificar nossa oferta de meios e encorajar os traders a comprar tráfego por meio de um PMP, e não pelo open.

Fase 3: O que está por vir

Um mundo completamente mudado, onde os mercados não interagem da mesma forma, onde os investimentos publicitários sofreram uma redução considerável, mas onde entendemos que onde há crise surgem oportunidades.

Estou convencido de que este ano em programmatic houve uma mudança radical na forma como entendemos o DSP e o SSP, a compra e venda de espaços, o valor da interação entre interlocutores e como compartilhamos informação sobre a campanha a fim de otimizar e acrescentar valor .

A agência entendeu que o meio não é apenas uma forma de comunicação para atingir os usuários, mas um aliado estratégico que fornece suporte e insights aplicados em suas campanhas, alcançando melhores resultados.

O meio entendeu que a venda não é transacional, mas que tem a obrigação de trabalhar acrescentando valor.

--

--