Tchau TV, olá streaming de vídeo

etermax BG
etermax Brand Gamification
3 min readSep 23, 2021

Conheça as tendências do setor que está mudando o mundo do entretenimento, e um novo produto da etermax que vai mudar a transmissão ao vivo.

O que acontece quando o folclore do Gaming encontra um novo paradigma de criação e consumo de conteúdos e um público jovem, ansioso para interagir e formar comunidades? Entre outras coisas, uma explosão de plataformas de streaming, que certamente foi alimentado por mais de um ano de socialização digital.

Em sites como o Twitch, YouTube Gaming, Facebook Gaming ou o já desaparecido Mixer consolidou um público global que nasceu em torno de videogames, mas está evoluindo para algo mais.

O streaming tornou-se mainstream

Em 2020, 1,2 bilhões de pessoas olharam para o GVC, ou gaming video content, 18% a mais do que no ano anterior, contribuindo para uma receita de 9,3 bilhões de dólares. Esta categoria inclui as competências profissionais de esports, que segundo a Newzoo diz ter uma audiência global de 436 milhões de espectadores e um volume de negócios que ronda os 1bilhão de dólares anuais. Mas também, principalmente, jogadores amadores que compartilham gameplays, resenhas e conversas. Alguns deles se tornaram celebridades reais, com milhões de seguidores e grandes oportunidades de carreira.

Com um share de 22% do mercado, O Twitch é a principal plataforma do GVC, seguida pelo YouTube Gaming e Facebook Gaming. Mais de 30 milhões de usuários se conectam todos os dias (em média, há 2,5 milhões de espectadores on-line a qualquer momento) para ver mais de 7 milhões de criadores de conteúdo.

No ano passado, a plataforma da Amazon cresceu 117% em horas de visualização, passando de 941 milhões por mês para mais de 2 bilhões. O Facebook Gaming mostrou um salto semelhante: um crescimento de 118%, mas de 200 a 439 milhões de horas.

Talvez o que diferencia o Twitch seja que, embora ele tenha nascido para transmitir videogames, seus limites se ampliaram com o tempo. Hoje a categoria mais Vista do site é Just Chatting (Conversando): durante 2020, os espectadores dedicaram 240 milhões de horas para ver os streamers conversando sobre a própria vida.

Enquanto isso, da campanha política americana aos desfiles de moda, eles encontraram seu lugar no Twitch, que cada vez mais atrai o olhar das marcas. Isso fala de um público amplo, diversificado e interessado em muitas coisas distintas. Por todas essas razões, para muitos especialistas Twitch é a nova televisão, especialmente entre os mais jovens.

Uma nova proposta no VX

De cara a esta tendência global, etermax, a empresa internacional de tecnologia criadora de fenômenos globais como Perguntados y Apalavrados lança Trivia Crack para Twitch.

A nova proposta de Perguntados expande o universo de entretenimento multiplataforma baseado em trivias e permite que os streamers potencializem a experiência dos usuários em suas transmissões gratuitamente. Esta ferramenta lúdica permite potenciar a interação e a conexão com os usuários, com a possibilidade de premiar aqueles que obtenham a maior pontuação final.

Este é um desafio de perguntas e respostas em tempo real em que anfitriões de qualquer lugar do mundo podem criar seus próprios shows de trivia via Twitch. Uma vez que o streamer ativa a extensão, os seguidores podem se inscrever para participar e quem responder mais perguntas corretamente em menor tempo, será o vencedor. Nomes de usuários e pontuações aparecerão no final do jogo em um ranking. Trivia Crack para Twitch já está disponível como extensão aberta em português, inglês y espanhol.

Procurando uma solução personalizada?

As marcas, por sua vez, podem trabalhar com a equipe de etermax Brand Gamification para desenvolver uma versão personalizada da extensão, com seu próprio look and feel. Podem escolher entre trivia customizada, acompanhada por fatos curiosos para o host compartilhar entre uma pergunta e outra, ou o formato Super Quiz, uma pesquisa para conhecer mais os espectadores.

Com esta ferramenta, marcas, emissoras e consumidores ganham um novo espaço de conexão e entretenimento, que muda a dinâmica do streaming.

--

--