Breakup Digital — Post 1

Luisa Pinto
ETNOdigital
Published in
3 min readNov 23, 2017

O objetivo da nossa pesquisa é analisar o comportamento no Instagram de indiví­duos que tenham terminado um relacionamento recentemente. Conhecido popularmente por ser uma plataforma social de exposição fotográfica, escolhemos o Instagram principalmente pela forma como foi adotado pelos seus usuários, uma vitrine expositiva de suas próprias vidas através de postagens em imagem e ví­deo, podendo até ser em tempo real com os recentes “stories”. Buscamos a partir deste material extremamente visual, responder às principais perguntas da pesquisa sobre a existência de uma mudança de comportamento no uso do Instagram antes e depois do término e qual seria ela. Além disso, também são nossos objetivos descobrir: Qual a motivação das publicações no pós término? Existe alguma intenção oculta por trás das fotos? O conteúdo da publicação realmente reflete o sentimento da pessoa? Existe alguma relação entre recuperação da autoestima do pós término e o uso da rede social?

Para responder a esses questionamentos, iniciamos um primeiro momento de imersão ao tema da pesquisa. Selecionamos 6 pessoas com perfis na rede para acompanhamento diário, dentre eles homens e mulheres entre 20 e 40 anos com uma única coisa em comum: o término recente de um relacionamento.

Logo no início das pesquisas com os objetos, já enfrentamos um problema. Ao iniciar o primeiro contato para apresentação e autorização da participação na pesquisa com os objetos a serem analisados, recebemos uma negativa de 1 dos 6 possÃíveis objetos. O objeto em questão teve um relacionamento de anos com outro objeto a ser analisado nesta mesma pesquisa, e alegou não se sentir confortável o suficiente para tocar no assunto ou ter suas ações equiparadas com a de seu par da ex relação. A ideia inicial era termos na pesquisa ao menos 1 ex casal para analisarmos em conjunto, mas ainda que o objeto que em questão tivesse um perfil público na plataforma, pela demora na resposta de autorização e atraso no início da extração evidencial do perfil do objeto em relação aosoutros que já vinham sendo analisados, decidimos excluir este objeto da análise, ficando ao final com apenas 5 objetos de estudo.

Apesar do contratempo inicial, o grupo segue analisando os perfis dos atuais 5 objetos de estudo, observando seus posts, frequêcia de postagem, conteúdoe significados -visíveis e ocultos-. Olhando mais a frente, pretendemos fazer também uma anáise do conteúdo anterior ao fim do relacionamento, podendo avaliar se ainda existem registros da antiga parte do casal no perfil, o motivo pelo qual possa não existir e se houve de fato alguma mudança no conteúdo de postagens deste usuário durante o relacionamento e após o fim dele.

Além disso, nossa análise também será composta por entrevistas que serão feitas pessoalmente ou por Skype com os 5 objetos de estudo. O objetivo da entrevista é aprofundar o nosso entendimento sobre o comportamento das pessoas estudadas nessa rede social, através de perguntas que captem questões que podem não ser tão claras apenas através da observação dos perfis e das postagens. Todo o material postado pelos participantes está sendo arquivado, juntamente com as nossas impressões e descrições, para que seja utilizado juntamente com as entrevistas na elaboração do atigo final. Para que o material coletado fosse organizado de forma prática, as três integrantes do grupo de pesquisa ficaram responsáveis por analisar os 6 perfis (que no momento são 5), porém, cada uma coleta o material de apenas dois deles para arquivamento.

Escrito por Andréa Bayone, Caroline Constancio e Luisa Pinto.

--

--