Qual o seu fave?

As primeiras percepções de um fandom baby.

Marina Filippo
ETNOdigital
2 min readNov 10, 2017

--

Como falamos no primeiro post, pretendemos fazer uma etnografia digital sobre o comportamento de fãs na internet, a partir do grupo “PRETTYMUCH BRASIL (Oficial)”, no Facebook. O grupo trata majoritariamente sobre a boyband americana PRETTYMUCH, que tem menos de 10 meses de existência.

Reprodução: fashionista.com

Os fandoms são espaços onde fãs fazem diversos tipos de troca, nesse caso a partir do Facebook. Um fandom ascendente é um território desconhecido e incerto, ainda mais quando o objeto do fanatismo em questão possui apenas 3 músicas lançadas. Ainda assim, há uma infinitude de temas a serem tratados por seus fãs, ao mesmo tempo em que há também uma limitação decorrente do curto período em que esses integrantes estão sendo expostos como PRETTYMUCH.

Mas com tão pouco tempo de existência, sobre o que seus fãs tanto falam e desenvolvem relações? O fã clube, com integrantes da faixa etária de 13 a 17 anos, opina sobre absolutamente tudo o que surge na internet sobre os meninos. Muito além do trabalho artístico: o visual, as tatuagens, vídeos engraçados, vida pessoal, postagens em suas redes sociais, praticamente qualquer coisa que surge sobre cada um deles ao longo dos dias.

Partindo de uma observação — ainda em fase inicial de análise — ao longo dessas últimas semanas, percebemos que dentro de um universo de 1.500 pessoas, as postagens com mais engajamento são as que possuem foto de algum integrante e ressalta a beleza de algum deles ou termina com um call to action para reações do Facebook (curtir, amar, etc). Além disso, é comum postagens com perguntas sobre os integrantes, como “o que significa a tatuagem deles” e “qual a altura de cada um”. Durante esse tempo de observação, foi possível presenciar também a mobilização do grupo em relação ao aniversário de um dos integrantes, combinando a hashtag a ser usada no twitter para dar os parabéns, além de sua empolgação com qualquer indício de lançamento de uma nova música.

Analisar o grupo “PRETTYMUCH BRASIL (Oficial)” está sendo surpreendente no sentido de acompanhar, desde o início, como os fãs cultivam esse sentimento de amor e orgulho pelos seus ídolos. Todos do grupo comemoram cada pequena vitória e/ou reconhecimento da boyband. A cada dia ficamos ainda mais por dentro do mundo das Beanz (como se denominam os fãs da banda) e no próximo post falamos ainda mais o que vimos por lá. ;)

O projeto ETNOdigital engloba este e outros temas, desbravando as culturas digitais através da etnografia. Siga o blog e mantenha-se atualizado sobre nossas experiências e descobertas.

Esse texto foi feito por uma possível girlband (ou não): Clara Biondi, Marina Filippo e Isadora Assis.

--

--