Sobre Titanic e A Culpa é das Estrelas

As semelhanças de duas histórias de sucesso.


Depois de assistir ao recente A Culpa é das Estrelas — que eu já falei sobre aqui, clique para conferir o que achei do filme — me peguei comparando com o já antigo filme do James Cameron, o famoso Titanic.

Lançado em 1997, Titanic conseguiu o feito de ganhar 11 Oscars e ser até hoje a segunda maior bilheteria do cinema, atrás somente de Avatar, que também é do diretor James Cameron. O filme foi repetido milhares de vezes na Sessão da Tarde e não acredito que você nunca tenha assistido, rs.

Mas é curioso perceber que A Culpa é das Estrelas repete a bastante a “mecânica” de Titanic, quando eu disse isso uma vez fui logo advertido com um “São não!”, mas vejamos:

Ambos os filmes trazem a garota com o centro da história, de um lado temos a Rose e do outro a Hazel. Em Titanic, Rose é filha de uma família rica em decadência e está noiva, esperando por um casamento arrumado por seus pais, ela entra no navio contrariada, triste e sem perspectiva. Em A Culpa é das Estrelas, Hazel começa como uma garota triste e doente que passa os dias esperando pela morte e assistindo America’s Next Top Model, ela é forçada a ir ao grupo de ajuda, contrariada, triste e sem perspectiva.

Rose encontra Jack, Hazel encontra Gus.

Um rapaz que é o oposto dela, um jovem que está mais preocupado em viver intensamente o momento do que com o que pode acontecer no amanhã, ele está ali por acaso. Ele se apaixona assim que põe os olhos nela, mesmo sendo tão diferentes. Gus ou Jack?

A garota começa a se interessar pelo rapaz e tem de pouco a pouco suas visões transformadas. Conhece novos amigos, os amigos dele, e se põe a fazer coisas que jamais imaginaria. Assim acontece com a Hazel e com a Rose. Curioso, ambas tinha um sonho, de uma era conhecer o final do seu livro predileto, e o da Rose acho que era três desejos, confesso que não me lembro agora quais eram especificamente.

Elas realizam os seus sonhos? Sim, mas ambas somente após a morte de seu amor. A Hazel recebe a visita do escritor no velório e a Rose revela-nos que conseguiu realizar os seus sonhos graças ao quadro na ultima cena do filme.

Ambas começam com o emocional lá embaixo e terminam relativamente bem, as perspectivas são boas, em A Culpa é das Estrelas não vemos o que acontece no futuro da Hazel, mas dá para perceber que ela aprendeu a lição de simplesmente não viver lamentando pelos dias difíceis, sim aproveitar do jeito que julga ser a melhorar maneira. Já em Titanic é mostrado que a Rose além de ter sobrevivido a uma tragédia que matou centenas, também conseguiu se livrar das obrigações da família, casar e ter uma vida normal. Isso tudo é claro apesar de perderem o amor de suas vidas, tudo como se fossem herança deles.

Uma das grandes diferenças na forma que é contada a história é o publico em questão, A Culpa é das Estrelas é um filme mais jovem, mais teen, a protagonista tem por volta dos seus 16 anos é um romance adolescente. Enquanto que em Titanic, Rose estava prestes a casar e ambos (Rose e Jake) já tinham uma idade mais adulta.

Eu sei que não foi Titanic que inventou essa forma de contar histórias, esses “clichês” românticos, e também que A Culpa é das Estrelas não é o único filme que pode ser comparado ao clássico, muito pelo contrário a vários filmes assim, mas achei legal comparar esses dois romances que fizeram tanto sucesso em sua geração e que hoje estão tão distantes e ao mesmo tempo próximos. Quem gosta de A Culpa é das Estrelas tende a não gostar de Titanic, porque? Não sei. ¯\_(ツ)_/¯




☺ Isso é tudo pessoal, abraços! Até a próxima.

Email me when Sobre filmes e séries. publishes stories