Viúva Negra, imagem de divulgação.

Viúva Negra frágil?

Dutra
4 min readMay 7, 2015

Eu assisti Vingadores: Era de Ultron e após todo esse bafafá comentando no post Joss Wheldon, Twitter e Merchandising, resolvi escrever um pouco sobre o que eu achei da representação da Viúva Negra, interpretada pela Scarlett Johansson.

“Estou sempre arrumando
a bagunça de vocês.”

Viúva Negra continua sendo badass.

As primeiras cenas que a Viúva Negra aparece é tipica cenas de Vingadores com chutes, socos e acrobacias para todos os lados, mas logo começa a tão contestada relação entre a Viúva Negra e o Hulk — Hulk, o Gigante Esmeralda, não Bruce Banner, comento sobre o Banner depois. — A Natasha é a única que consegue acalmar o Gigante Esmeralda. Igor até me lembrou que havia uma relação semelhante em O Incrível Hulk do Louis Letherrier, mas com a personagem da Betty Ross. Não li muitos quadrinhos do Hulk, mas imagino que o fato de usar uma personagem feminina como contraponto a figura monstruosa do Hulk, seja algo recorrente. Como Betty Ross não foi apresentado no Universo Cinemático da Marvel e apresenta-lá nesse filme talvez não fosse tão viável, a escolha de usar a Viúva Negra para esse papel me pareceu assertiva e rendeu boas cenas, é interessante olhar a Natasha cheia de receio perto do Hulk e o Gigante Esmeralda olhando com toda aquela expressão incrível feita pela IL&M.

Há um momento que a Viúva Negra é capturada pelo Ultron, esse foi o momento que eu achei a personagem mais frágil. Afinal, ele estava presa e alguém teria que ir salva-lá. Bem, o Bruce Banner faz isso, mas é engraçado perceber que mesmo sendo salva é ela que age para que Bruce vire o Hulk.

Se eu disse que a relação entre Viúva Negra e Hulk é contestada, a relação entre Natasha Romanoff e Bruce Banner é ainda mais. Muitos detestaram, acharam meia-boca e muitos gostaram, as opiniões foram bem divididas. Vale lembrar que no primeiro Vingadores tudo dá a entender que há um passado entre Romanoff e o Gavião Arqueiro, o que em Vingadores: Era de Ultron é totalmente deixado de lado. Em Capitão América 2: O Soldado Invernal também ensaia um relacionamento entre a Viúva Negra e o Capitão América, mas tudo não sai de um ensaio. Olhando para os filmes anteriores não há um indicio de relação entre Romannoff e Banner, mas precisava? Eu gosto de romances que simplesmente acontecem. “Por que ela está apaixonada pelo Banner?” e “quando isso começou?” são perguntas que pessoalmente não me interessam.

Ouvi pessoas que disseram que o romance fragilizou a personagem, mas eu discordo, penso que o romance serviu para humanizar a personagem e não fragilizá-la. A Viúva Negra do primeiro filme é completamente Girl-Power, mas parece ser inumana. Risos. Prestando atenção em todos os diálogos entre Natasha e Banner, é sempre ELA que toma atitude e rédeas da situação, foi algo que gostei de ver. Apaixonar-se faz parte da vida!

Imagem retirada do trailer de Vingadores: Era de Ultron.

O ponto que gerou mais polemica na internet, foi um dialogo entre Banner e Natasha, onde o Banner se diz ser um monstro e ela responde dizendo:

Na Sala Vermelha, onde fui treinada… onde fui criada… Havia uma cerimônia de graduação. Eles nos esterilizam… É eficiente. Uma coisa a menos para se preocupar. A única coisa que importaria mais
que uma missão. Torna as coisas mais fáceis. Até mesmo matar. Ainda acha
que é o único monstro no time?

Muitos interpretaram como se ela se achasse um monstro apenas por não poder ter filhos, mas o filme demonstra cenas antes, o passado dela. Fica bem exposto que não é só por isso que ela se propõe a ser considerada como um monstro.

Na cena da festa em que todos tentam levantar o Mjolnir, Natasha se recusa e isso abre uma boa brecha pra interpretar que ela nem quis tentar ser intitulada como digna, porque sabe que seu passado foi completamente sombrio. É algo que fica subentendido.

A Viúva Negra é a personagem com o passado mais assustador do Universo Cinemático da Marvel, até aqui, mas Joss Whedon fez um ótimo trabalho a não fazer desse fato algo pedante.

Em resumo, não vou entrar no mérito de dizer se ela está mais feminina ou se é represantada corretamente, mas a Viúva Negra ainda continua badass, resolvendo suas questões e ainda por cima se apaixona, isso pra mim fez dela uma personagem ainda mais humana.

Imagem de divulgação.

--

--

Dutra

Um publicitário que encontrou na fotografia e no design, o que sempre amou fazer.