Ingrid Pintau

Pensando mais devagar

Erick Alves
Eu Comecei a Escrever Hoje
3 min readApr 29, 2013

--

Estou acostumado a ouvir e fazer coisas ao mesmo tempo. Enquanto recebo uma ordem já estou pensando em como executá-la, nos possíveis erros, prazos e trabalhos que podem sofrer influências dessa ordem. Isso é necessário dado o lugar em que trabalho. Eu tenho que saber um pouco de tudo e, até certo ponto, isso não é exatamente ruim. O problema é que venho notando que eu não consigo guardar todo este conhecimento que vou descobrindo na pressa de executar minhas tarefas como empregado.

Eu estou cursando o terceiro semestre da faculdade de Sistemas de Informação. Estou indo bem em todas as matérias, apenas sofrendo um pouco com matemática, como sempre. Durante uma das aulas foi evocado um assunto esquecido no longínquo cemitério do semestre passado. Como pôde notar pela descrição que fiz, eu não fazia ideia do que se tratava. O professor continuou a falar e com um pouco mais de detalhes eu fui recuperando a memória. Pequenos fragmentos da definição de algum termo referente à processadores e seu funcionamento foram aparecendo em minha mente e só. O professor continuou com a aula normalmente e eu fiquei preso à esta vaga lembrança.

A maior parte das coisas que aprendi até hoje são como as matérias do semestre passado. Eu consigo lembrar dos nomes, alguns pedaços de definições e com muito esforço lembro em que campo é utilizado aquilo. Isso acontece com as fórmulas matemáticas que vi no ensino médio, as regras gramaticais, as ligações químicas e todo o mais. Na verdade eu não sei fazer nada. Tenho apenas vagas lembranças de como fazer tal operação. Sempre preciso de um exemplo para que a memória ative-se e eu consiga resolver determinado problema. Dada a resolução parece que no mesmo instante o método que acabei de empregar some de minha cabeça. Caso seja necessário enfrentar o mesmo problema, mais uma vez terei que relembrar como fazê-lo.

Essa minha deficiência em conseguir realmente fixar conhecimento ficou mais evidente quando comecei a tentar escrever minhas ideias. Passá-las ao papel é uma tarefa mui difícil. Tenho problemas em organizá-las de maneira compreensível, para que eu mesmo possa entender.Por isso cada sentença que escrevo foge ao nexo da ideia por completo. Conforme vou lendo o que escrevo sinto um desagrado imenso por ver que não consegui expressar de maneira clara o que tinha em mente. Isso me desanima de tal forma que passo dias sem ao menos tentar escrever. A visão de que eu não vou conseguir dar sentido à uma ideia me impede na maioria das vezes.

Essa velocidade em que tento aprender coisas novas, esta ânsia em saber tudo sobre tudo está me levando a não aprender nada. Esses pequenos resumos de como fazer as coisas não me são de serventia alguma. Eu quero melhorar minha inteligência, meu cérebro, minha lógica e, talvez, principalmente minha escrita. Está na hora de pensar mais devagar. Assimilar uma ideia por vez, com calma. Apenas após ter dominado uma delas passar à próxima. Quem sabe assim eu escreva melhor, trabalhe melhor ou só pense melhor. Por enquanto é o bastante.

--

--

Erick Alves
Eu Comecei a Escrever Hoje

Aprendendo tudo sobre computadores. Escrevendo cartas neste momento.