Matriz de Eisenhower para administração do tempo

“Administração do tempo” é a expressão da hora para falar da habilidade das pessoas de fazer malabarismo e de andar na corda bamba sem perder o equilíbrio e cair de cara no chão. Parece muito evoluída e criativa, mas na verdade carrega um significado bem antigo. São os humanos capazes de aproveitar bem o tempo que ganharam? Quantos dias, horas e minutos eles desperdiçam ao longo da vida?

Ninguém quer conscientemente jogar o seu tempo na lata do lixo. Tempo, assim como dinheiro, é uma forma de energia: dinâmica e muito poderosa. Se uma pessoa tem tempo, ela tem vida. Vários caminhos para escolher, várias possibilidades para materializar. Essa é a nossa verdadeira soberania humana: ter tempo para criarmos uma vida útil, prazerosa e de acordo com os nossos ideais e princípios.

De que forma você pode aproveitar melhor o seu tempo é o tema desse texto — e ele tem dois lado: a teoria e a prática. Você entende de verdade para onde está indo o seu precioso tempo? Já se deu conta de quem ou o quê estão ganhando a sua energia vital?

Se sim, você sabe como colocar em prática as coisas que vão te fazer ganhar o seu tempo de volta? Sabe identificar quais são os comportamentos que precisam ser mudados?

URGENTES

Urgentes são todas as tarefas que vão te trazer algum tipo de prejuízo ou desvantagem se não forem feitas logo. São as tarefas atreladas a prazos (estabelecidos pelos outros ou por você mesmo) ou que podem comprometer o trabalho ou a vida de outra pessoa. Alguns exemplos:

  • Terminar um relatório para o trabalho
  • Estudar para a prova da semana que vem
  • Comprar pão (que está acabando)
  • Pagar a conta de luz (que já venceu)
  • Comprar passagens de avião para um casamento no fim do ano (para aproveitar o desconto da companhia aérea)
  • Responder a um email sobre uma perspectiva de emprego
  • Confirmar uma venda com um cliente (para você não perder o prazo de entrega dos pedidos)
  • Recolher todas as notas fiscais do projeto X (porque o prazo de prestação de contas é semana que vem)

Se você precisar se sacrificar ou sofrer qualquer tipo de limitação por causa do atraso de uma tarefa, ela é urgente.

IMPORTANTES

Importantes são todas as tarefas que tem uma carga de significado, felicidade ou realização para você. Elas não tem necessariamente a ver com prazos, trabalhos em grupo ou tarefas domésticas: elas podem ser qualquer coisa. Tudo o que você julgue ser digno do seu tempo e que faz você se sentir muito bem são tarefas importantes.

Absolutamente tudo o que te ajuda a manter a saúde (física, emocional e mental) e a ser uma pessoa melhor (adquirir novas habilidades, fortalecer virtudes e se desfazer dos vícios) são tarefas importantes. Elas vão variar de pessoa para pessoa e é impossível dizer quais deveriam ser as suas tarefas importantes. Ninguém pode fazer essa análise por você.

Lembre também que até atividade “inúteis” podem (e devem) ser consideradas como importantes. Começar a ver uma nova série, tocar um instrumento, dormir até mais tarde, fazer as unhas, pular de bangee jump, passear no shopping ou falar no telefone com um amigo podem ser atividades importantes.

Você se sente cheio de energia, alegre, disposto ou relaxado depois de fazer alguma dessas coisas? Qual outra “tarefa inútil” te faz feliz? Saber reconhecer quais são as suas tarefas importantes é reconhecer as circunstâncias nas quais você floresce. É identificar quais atividades você faz questão de ter presente na sua vida.

SECUNDÁRIAS

Secundárias são aquelas tarefas que podem ficar para depois sem nenhum problema. Elas talvez ainda precisem ser feitas, mas nada de errado vai acontecer se você demorar uma semana. Diferente das tarefas urgentes, não existe nenhuma perda quando você deixa tarefas secundárias para depois.

Se você está indo ao médico para fazer o seu check up anual, essa tarefa é secundária. Nada de ruim vai acontecer se você precisar adiar a consulta. O mesmo vale para viagens, passeios, visitas a amigos, cursos que você quer fazer e novas oportunidades profissionais.

Para continuar lendo o texto, clique aqui.


Recomendações, comentários e dúvidas serão muito bem recebidos! ❤