Continue Iterando, ou melhor, perguntando !

Guilherme Caetano
#Eudisse
Published in
3 min readMar 27, 2020
Photo by mari lezhava on Unsplash

Se nós não tomamos decisões, alguém as toma por nós. Esse texto é para falar sobre iteração, sobre perguntas difíceis e melhores estimativas. Só que de uma maneira legal, eu prometo.

Deixa eu te explicar de uma maneira bem simples: Fazer uma iteração é como fazer uma pergunta, depois pegar a resposta e fazer a pergunta de novo, e de novo, e de novo até onde se queira.

“Iteração é sobre a necessidade de revisitar escolhas ao longo do tempo para alcançar melhores estimativas. Engana-se quem acha que está indo para trás ou perdendo terreno.”

-Guilherme Caetano

Eu entrei na universidade para cursar Engenharia Química e como meus colegas calouros, eu tinha sonhos, vontades, curiosidades, expectativas e eu estranhamente tinha um plano ! Sim, eu achava que já sabia o que iria fazer.

Eu comecei a minha vida profissional como técnico em química, trabalhei em laboratórios, minhas referências profissionais eram referências tradicionais em suas áreas, pessoas que trabalhavam na área em que haviam se formado e esse era meu plano.

Basicamente eu planejava ser Engenheiro Químico e trabalhar numa fábrica.

-Sonhava em colocar capacete, macacão, óculos de proteção e sapato com biqueira de aço (sim, de aço), eu queria estar numa fábrica, e uma fábrica de verdade.

Era uma certeza e eu não estava aberto a abrir mão dela. Essa foi a resposta da minha primeira iteração.

Agora, eu preciso dizer como esse sonho mudou, e está tudo bem.

A faculdade, para alguns de nós, é o primeiro momento que tomamos decisões com total protagonismo, ou pelo menos deveríamos ter essa chance (!!!).

Constantemente você tem que dar o seu jeito.

É esperado que você faça perguntas, depois mais perguntas e logo em seguida outra pergunta. Mas deixa eu te contar uma coisa: as vezes a gente nem sabe que perguntas deve fazer, isso faz parte do jogo e está tudo bem. Em breve a gente conversa sobre isso.

Esse ciclo de iterações segue com você durante a toda graduação. Se você não faz perguntas difíceis tem algo errado. Seja por Gauss-Siedel, Newton-Raphson ou Bisseção, uma hora essa iteração converge, ou não. (Quem fez Métodos Numéricos vai entender).

Eu tinha a inquietação para estudar outras coisas, eu queria estudar sobre Business, Startups, Investimentos, Projetos, Inovação, Gestão e Metodologias Ágeis, um monte de palavras legais que nem a gente sabe exatamente o que significam.

Frequentemente eu chego no final das aulas e faço perguntas como essa:

-Tá, mas como vende isso ? Melhor…a gente vende isso ? E vende pra quem ? E como ?

-Entendi, mas se a gente quiser criar um novo, como faz ? Dá pra melhorar ?

-Beleza professor, mas como eu faço isso dar certo, tipo na prática, como eu começo ? O que eu preciso pra fazer isso dar certo ?

Tinha perguntas que nem eu mesmo sabia se faziam sentido. O curso de Engenheira Química não respondeu até agora, felizmente, todas as minhas perguntas e isso foi fundamental para eu continuar fazendo-as.

Continuar iterando.

Eu, Juliana Ferracioli Vinícius Machado não exitamos em fazer perguntas difíceis. E principalmente: Não nos assustamos com as repostas !

Temos em comum essa inquietação e nós fizemos algo sobre isso. Seguimos iterando cada um com seu método, da sua forma, mas continuamos e adivinhe…..Faz parte do processo iterativo abrir mão da primeira resposta até achar outra, pois bem:

Eu abri mão daquela certeza.

A faculdade é o momento que você quebra alguns sonhos antigos que não fazem mais sentido, refaz planos, e refaz o refeito. Itere, depois itere de novo. Faça perguntas difíceis e não ignore respostas que digam que você deve trocar de sonho (antes que vire pesadelo).

Lembre-se: Quem fez essa pergunta foi você, essa resposta é só sua, tem a sua impressão digital e não adianta não fazer nada sobre isso, uma hora colapsa.

Buscamos oportunidades e estamos trilhando um caminho fora do que tínhamos sonhado, do que tínhamos planejado e do que esperavam que fizéssemos. Felizmente eu não fui estagiar dentro da fábrica um dia tão sonhada. Eu troquei de sonho.

Recentemente consegui um estágio numa posição que normalmente um aluno de Engenharia Química não costuma aplicar. Eu não fiz aquilo que supostamente a cartilha manda eu fazer. Para mim, é uma melhor estimativa.

Como @EuDisse: está tudo bem.

PS: Nada contra os Engenheiros Químicos que trabalham dentro dá fábrica, tenho até amigos que são, literalmente.

--

--

Guilherme Caetano
#Eudisse
Editor for

Universitário, apaixonado por ciência, mais preocupado em fazer todas as perguntas do que ter todas as respostas. Futuro engenheiro com alma de professor.