Por que a dualidade nas escolhas?
Photo by Oliver Roos on Unsplash

Por que está tudo bem não trabalhar com aquilo que você se forma?

Vinícius Machado
#Eudisse
Published in
2 min readMar 24, 2020

--

“Como assim você não vai trabalhar com Engenharia química?”

“Você é engenheiro civil e não constrói prédio?”

“Você é médico e não faz cirugia?”

“Você é advogado e não usa terno?”

Todas as áreas de formação possuem em comum uma certa pressão social indireta para que se trabalhe com aquilo que se entende como o “marco da profissão”. No entanto, eu aceitei que isso não é bem assim.

Quando @Eudisse para os meus pais que pode ser que eu não venha a trabalhar com aquilo que tecnicamente eu me habilitarei a ser, “como assim?” questionou meu pai.

Basicamente eu sempre entendi a faculdade como um momento de descoberta, a mesma é responsável por abrir portas, caminhos, contatos e conhecimento. Ela não deve ser mandatória para minhas possíveis escolhas futuras, sua função é guiar e permitir ser guiado. Vale lembrar que a faculdade dura seus 5/6 anos. Sua vida profissional dura a de eterno, sua busca por sabedoria nunca para (a princípio).

Durante minha jornada da faculdade eu sempre me senti perdido, mas nunca deixei de caminhar para frente, no final das contas, qualquer caminho serve nesse momento. A faculdade quando bem utilizada serve para responder perguntas, principalmente aquelas sobre “O que eu NÃO quero fazer?”.

Uma ressalva aqui, se sua faculdade se tornou “não suportável”, ela perdeu o sentido da existência em si. Eu enxergo a faculdade como um grande exercício de 5 anos, vai ser cansativo chato e complicado, mas quando acaba você sente o quão importante foi

(quando eu me formar volto aqui para concordar ou discordar com isso rs).

E para você, assim como eu, que anseia e pensa constantemente sobre o seu futuro. Calma. Está tudo bem.

Ao entender meus objetivos, e entender que possuo uma vontade maior ao mundo dos negócios, me questionei se eu estava fazendo a faculdade certa.

Posso ser um engenheiro químico para trabalhar com isso?

Preciso trocar para alguma faculdade correlata que possua o mesmo “marco da profissão”?

Por fim, procuro desenvolver habilidades que podem ser complementares a minha área de formação, nem todas as áreas de uma empresa demandam uma formação extremamente específica. Nem toda área de atuação necessita uma formação característica.

Vale lembrar que não existe faculdade que te forme Diretor. Gestor de Projetos. Crítico. Criativo. Mercadológico. Humano. INOVADOR.

Então como @Eudisse: Ta tudo bem. Não pare de se desenvolver. Não pare de questionar. Porque no fim de tudo. Vai ficar tudo bem.

Obs: Obviamente se você quiser ser Juiz do STF precisa fazer Direito né. Abraços.

--

--

Vinícius Machado
#Eudisse
Editor for

Jovem universitário e aspirante a escritor. Apaixonado por Criatividade, Inovação e o Mundo dos Negócios. Buscando eternamente meu propósito.