Livros Recomendados #1 - O Manual da Vida Boa

Vinícius Machado
#Eudisse
Published in
2 min readMar 24, 2020

O Manual da Vida Boa: O Enchiridion de Epiteto

Pequeno manual com conselhos estoicos compilado por Arriano, que foi aluno de Epicteto (filósofo grego estoico que viveu a maior parte de sua vida em Roma. Da escola de pensamento chamada Estoicismo)

Esse livro constantemente me ajuda com diversas reflexões acerca daquilo que serve como “gatilho” para a minha ansiedade. O mesmo tem sido um excelente manual e amigo para que eu possa entender situações a minha volta, e encontrar a melhor maneira de encará-las e vencê-las.

Deixo aqui um trecho, encontrado logo no início do livro.

“Das coisas existentes algumas são encargos nossos nossos; outras não. São encargos nossos o juízo, o impulso, o desejo a repulsa, em suma tudo quanto seja ação nossa. Não são encargos nossos o corpo, as posses, a reputação, os cargos públicos em suma tudo quanto não seja ação nossa. Por natureza, as coisas que são encargos nossos são livres , desobstruídas sem entraves. As que não são encargos nossos são débeis, obstruídas. (EPICTETO, séc II)”

Em suma, o livro constantemente faz reflexões sobre situações que vivemos até hoje e que despertam a nossa ansiedade. O livro não cita necessariamente esse nome, mas diversas vezes deixa a entender como “algo que nos preocupa, irrita, incomoda, perde a fome e o sono”.

Vale bastante a leitura.

--

--

Vinícius Machado
#Eudisse
Editor for

Jovem universitário e aspirante a escritor. Apaixonado por Criatividade, Inovação e o Mundo dos Negócios. Buscando eternamente meu propósito.