Por que investir?

João Pedro Martinho
#Eudisse
Published in
3 min readMar 24, 2020

Antes de iniciar a jornada nos investimentos é muito importante responder algumas perguntas. Sendo a primeira delas: Por que investir?

É de extrema importância que o investidor saiba exatamente qual a sua motivação para realizar investimentos, saber qual é o seu combustível no dia-a-dia é muito importante para se manter fiel nos fundamentos em busca dos seus objetivos.

Na minha opinião investir é uma grande jornada em direção ao desconhecido, cada passo que damos nessa jornada é capaz de tornar o desconhecido um pouquinho menos sombrio. Mas o que é capaz de motivar as pessoas a buscarem um caminho que possui diversas incertezas e riscos?

Se olharmos para a história da humanidade é facilmente perceptível que todas as grandes evoluções partiram de pessoas que desafiaram o desconhecido, quando Cristóvão Colombo decidiu partir em uma viagem através de mares desconhecidos em uma época que existiam uma série de mitos em relação aos mares, com certeza Cristóvão Colombo se agarrou em uma extrema inconformação com as verdades absolutas e em uma fé incondicional de que o destino seria positivo.

“Investir é semelhante ao sentimento de desbravamento do desconhecido, investir é acreditar que existe um destino, mesmo que não seja possível de enxergar.”

— João Pedro Martinho

Diferentemente de Cristóvão Colombo, quando se trata de investimentos existem uma série de pessoas que já enveredaram pela jornada dos investimentos e se tornaram bem sucedidas, como por exemplo, Warren Buffett, Peter Lynch, Charlie Munger e Luiz Barsi. Porém ao iniciar o caminho, o destino sempre parece obscuro, mesmo sabendo da existência de grandes investidores.

Visualizar seus objetivos e metas é fundamental para chegar ao destino de forma bem sucedida. Em Alice no país das maravilhas, famosa obra do poeta e matemático Charles Dodgson, há um trecho bastante interessante, no qual Alice encontra-se perdida e se depara com o Gato em cima de uma árvore, ao vê-lo acontece o seguinte diálogo:

-O senhor pode me ajudar? Diz Alice.

-Claro. Responde o Gato.

-Para onde vai essa estrada?

-Para onde você quer ir?

-Eu não sei. Estou perdida.

-Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve.

Somente conhecendo exatamente quais são os objetivos é possível traçar um caminho para alcançar o destino desejado. Tratando-se de investimentos ao conhecer o seu objetivo é possível determinar se o mesmo é de curto, médio ou longo prazo e também será possível determinar o seu perfil de aptidão ao risco.

No meu caso eu invisto em busca de liberdade e principalmente pela minha vontade de desbravar e construir uma grande jornada em busca de realização pessoal. Acredito firmemente na existência de um futuro melhor, afinal de contas a humanidade sempre caminhou para frente.

Para mim, o acúmulo de ativos geradores de renda passiva são responsáveis por trazer uma liberdade, na qual o capital investido durante um longo período de anos irá ser capaz de gerar uma renda passiva que me possibilitará viver de forma mais tranquila, fornecendo rendimentos complementares e futuramente uma aposentadoria tranquila.

Obviamente os objetivos variam de pessoa para pessoa, mas ao definir seu objetivo será possível escolher a melhor estratégia para alcança-lo e sem dúvidas investir no presente irá cultivar um futuro melhor.

--

--