RESSURGE O CALCIO

Gabriel de Araújo Mota
Eurófilos da Bola
Published in
4 min readJun 11, 2020
Foto: Reprodução/Lega Serie A

A Itália foi um dos países mais afetados pelo Coronavírus na Europa, sendo por um momento o epicentro da pandemia. Após três meses de quarentena, a bola voltará a rolar no país da bota. Antes da retomada da Serie A, a Coppa Itália fará as honras com o complemento das semi-finais e a grande final, em Roma.

Juventus x Milan:

Foto: Reprodução/Sky Sport

O confronto que reabre a temporada atual será na próxima sexta-feira, 12, ás 16:00 (Brasília), em Turim, entre Juventus e Milan. Na ida, lá em 13 de fevereiro, a partida terminou empatada com um gol para cada lado no San Siro. Na oportunidade, os milaneses saíram na frente com o croata Ante Rebic e logo tiveram Theo Hernandez, seu principal jogador na temporada, expulso. Com um jogador a mais, a Juve conseguiu o empate nos acréscimos com Cristiano Ronaldo marcando de pênalti.

Com Theo, Samu Castillejo e Ibrahimovic suspensos, Lucas Paquetá terá uma nova oportunidade no onze inicial. Além do brasileiro, Bonaventura, que está de saída do clube, também iniciará no meio. Na esquerda, Conti será improvisado. O argelino Ismaël Bennacer, terá a responsabilidade de coordenar as ações defensivas e ofensivas da equipe, o motor do time. O esquema adotado por Stefano Pioli deve ser o 4–3–2–1. Donnaruma; Calabria, Kjaer, Romagnoli e Conti; Bennacer, Kessie e Bonaventura; Paquetá e Çalhanoglu; Rebic. Os rossoneri querem encarnar um Milan vencedor.

Atual octa campeã italiana, a Juventus não terá Chiellini, Ramsey e Higuaín, por precaução de possíveis lesões. Como ponto positivo está a boa condição física apresentada por Douglas Costa, que começará jogando. Pela primeira vez na temporada, Maurizio Sarri utilizará o trio “DDC” (Douglas, Dybala e Cristiano) como titular. No meio, Khedira ganhou a vaga de Pjanic. O experiente alemão é uma aposta de Sarri para reverter o quadro de poucos gols dos meias na temporada (9 de um total de 71 tentos marcados). Com o revezamento de goleiros entre competições, Gigi joga. Buffon; Cuadrado, De Ligt, Bonucci e Alex Sandro; Khedira, Bentancur e Matuidi; Douglas Costa, Dybala e Ronaldo. A luta dos bianconeri é pela tríplice coroa.

Napoli x Inter:

Foto: Daniele Mascolo/Reuters

A segunda semi-final é entre Napoli e Internazionale. A partida de volta será no sábado, 13, no San Paolo em Nápoles, às 16:00 (Brasília). Na ida, em Milão, mesmo com a equipe da casa como favorita, os napolitanos conseguiram equilibrar as ações e fizeram uma ótima apresentação, para orgulho de Gennaro Gattuso. O gol da vitória, de Fabián Ruiz, reflete o brilhantismo dos sulistas italianos. Um a zero Napoli.

A pausa certamente fez bem para a equipe de Antônio Conte, que vinha de 3 derrotas consecutivas. Com um elenco robusto, a tendência é uma volta forte dos nerazzurri, com uma melhora nos aspectos mental e físico. No retorno aos treinamentos, o dinamarquês Christian Eriksen se destacou e fez Conte pensar em mudar o seu zeloso esquema. Entretanto, o ex-treinador da seleção italiana parece ter aliado seus princípios à capacidade de Eriksen, colocando-o atrás dos dois atacantes. Os alas pela direita ainda não convenceram, na contramão disso, Ashley Young se consolidou na esquerda. Na defesa, Godín continua ofuscado. Handanovic; De Vrij, Skriniar e Bastoni; Candreva (Moses), Barella, Brozovic e Young; Eriksen; Lukaku e Lautaro. Um 3–4–1–2. A conquista da copa nacional poderá ser um estopim para a volta dos anos dourados da Inter.

A melhora imprimida por Gattuso desde sua chegada, deve render uma renovação de contrato em breve. O ídolo e ex-jogador do Milan, agradou Aurélio De Laurenttis, presidente do clube. A pausa interrompeu uma boa sequência napolitana, que inclusive segurou o Barcelona de Messi na ida das oitavas da Liga dos Campeões. Com o trio de meias como grande trunfo, o Napoli enxerga a Coppa Itália como a possível salvação da temporada. Isso se deve a distância de 9 pontos perante a zona de classificação para a próxima Champions e o caráter de azarão na atual. Ospina; Di Lorenzo, Maksimovic, Koulibaly e Mário Rui; Demme, Zielinski e Fabián Ruiz; Callejon, Mertens e Insigne. O Napoli quer transpirar a garra de seu treinador. Nada melhor do que um mata-mata. Para Gattuso, apenas mata.

A final da Coppa Itália será disputada no dia 17, em Roma. Já a volta da Serie A, será no dia 20, com partidas atrasadas da 25ª rodada. Todas essas partidas terão transmissão da DAZN.

Viva o calcio!

Gabriel de Araujo Mota

--

--

Gabriel de Araújo Mota
Eurófilos da Bola

Estudante de Jornalismo na ESPM-Rio Social Media na 4dois3um no Twitter.