5 Motivos para ser Trainee Senior Sistemas

Julia Gomes
4 min readOct 9, 2019

--

5 motivos para ter certeza que o Trainee Senior Sistemas é uma super oportunidade!

Ter uma carreira profissional sólida exige conhecimento, tempo e dedicação, já que o caminho para o sucesso é feito de aprendizados, desafios e vivências . Um bom profissional precisa ter em mente que mesmo após alcançar seu objetivo de carreira não terá vida fácil, pois os desafios tendem a aumentar para exigir, cada vez mais, comprometimento com as novas responsabilidades.

Entender profundamente do negócio, gerenciar pessoas e assumir o protagonismo através da liderança exige muito esforço, mas a recompensa, certamente, vem na medida certa. Portanto, buscar novos desafios será uma missão cheia de receio, incerteza, dedicação para, no fim das contas, proporcionar um orgulho imenso pela jornada percorrida.

Se você tem vontade em assumir uma posição de liderança e atuar como agente transformador da mudança confere no artigo que preparamos com 5 motivos para encarar um programa de Trainee da Senior Sistemas.

"Estamos começando uma expansão internacional e as pessoas que buscamos na Senior são aquelas que estão a fim desse desafio. Por isso o Programa Trainee tem uma função vital para o crescimento da Senior!"
Carlênio Castelo Branco, CEO Senior Sistemas

1. Conhecer profundamente os negócios

Ter o conhecimento profundo do negócio, além de fundamental para cargos de liderança, dá a possibilidade do líder ser um agente de mudança ativo e importante na empresa.

Profissionais de destaque precisam ter visão sistêmica de todas as áreas, compreendendo processos, identificando os interesses dos stakeholders, absorvendo os objetivos e entendendo as pessoas para, dessa forma, atuar da maneira mais eficiente possível.

Esse conhecimento macro dá uma enorme vantagem para resolver problemas críticos rapidamente, além de possibilitar a maximização do desempenho e impactar ativamente na construção dos resultados.

2. Desenvolver-se como profissional

Por mais que existam inúmeros livros, cursos, palestras e mentorias sobre desenvolvimento profissional, a atuação prática no “campo de batalha” é o que faz um profissional se desenvolver de forma profunda e permanente. Todas as experiências vividas, a ausência de rotina no dia a dia, as ocasiões em que será necessário intervir em um problema crítico e, principalmente, o desafio de gerenciar pessoas ativamente serão os itens que irão proporcionar um desenvolvimento profissional — e pessoal — sólido e duradouro.

3. Ser protagonista em sua carreira

Quem não gostaria de ser protagonista em sua própria carreira?

É fato que o entendimento por protagonismo pode variar bastante, já que, nem sempre, isso significa que um protagonista precisará liderar pessoas e responder por algum setor. No entanto, para pessoas que têm vontade em liderar, o protagonismo é uma consequência inerente ao cargo. Afinal, todo líder precisa ser referência/inspiração para seu time, para que, dessa maneira, seja possível desenvolver pessoas e extrair o máximo de cada uma delas.

Ser protagonista, no final das contas, vai muito além de uma posição de destaque: o protagonismo traz mais possibilidades.

4. Criar e viver a cultura da empresa

A cultura empresarial é sempre um assunto delicado, pois, em várias ocasiões, foge do controle das pessoas que lideram uma empresa. E isso acontece por um motivo básico, mas que é negligenciado por organizações que falham no desenvolvimento de uma boa cultura: o processo de desenvolvimento da mesma — normalmente — é “orgânico” e criado através do exemplo, ou seja, só é possível ter algo verdadeiro e praticado pelos colaboradores quando as ações partem dos diretores, gerentes, coordenadores e outras posições de liderança.

Desse modo, uma cultura pode até ser determinada por algum manual bem escrito e com visual descolado, mas são as ações e atitudes que vão validar se as palavras, de fato, são práticas vividas pelos colaboradores.

Sendo assim, podemos dizer que uma cultura acontece quando os pensamentos são transformados em ações. E, no caso de aspirantes aos cargos de liderança, a chance de participar ativamente da construção desse espírito empresarial é importante e plenamente possível.

5. Inovar nos seus desafios de carreira

Por último, como nosso quinto motivo, temos que o programa trainee é uma chance grande de inovar nos seus desafios de carreira, já que um cargo com protagonismo exige uma grande capacidade de adaptação às mudanças e, nesse ponto, pode ter certeza que elas realmente serão constantes.

Considerando que a carga de conhecimento sistêmico da empresa é bem alto, assim como a capacidade de resolver problemas e gerenciar pessoas, temos a certeza que — dificilmente — haverá um dia comum em seu trabalho. Sendo assim, para pessoas que gostam de ter dias bem diferentes, alcançar uma posição de liderança através do processo de trainee é algo para se considerar. Aqui temos tudo e mais um pouco para você se desafiar e se desenvolver no meio de um ambiente de muita tecnologia!

E ai, #VemSerSenior!

--

--

Julia Gomes

Alguns anos e muitas ideias. Consultora de Comunicação na Eureca, amante de boa comida, pessoas, conexões, brechós e boas histórias.