Abre um sorriso, hoje é o Dia Mundial do Livro l Foto: Henrique Nery — Content Creative at Eureca

Atualize sua lista de leituras para o Dia Mundial do Livro

7 livros incríveis para comemorar em grande estilo!

Danilo Lins
Apr 23 · 6 min read

Nesta terça-feira, dia 23/04, comemoramos o Dia Mundial do Livro.

O dia foi escolhido por ser a data da morte de três grandes escritores da história: William Shakespeare, Miguel de Cervantes e Inca Garcilaso de la Vega. Um verdadeiro dream team que reconfigurou a literatura e nos deixou referências atemporais.

Escritores Miguel de Cervantes, William Shakespeare, e Inca Garcilaso de La Vega l Foto: Agência Peruana de Notícias

Para celebrar este dia tão simbólico, parte do nosso time resolveu fazer uma listinha indicando livros que mais curtiram nos últimos tempos. A relação de indicações é bem diversa, engloba poesia, história, negócios e criatividade.

Sem mais delongas, confira as indicações:


1. Todos São Importantes — O Extraordinário Poder das Empresas Que Cuidam das Pessoas Como Gente (Bob Chapman e Raj Sisodia)

“Todos são importantes: em casa e no trabalho! Nesse livro Bob Chapman conta sua trajetória para encontrar maneiras de fazer isso ser realidade na vida das pessoas que trabalharam e trabalham com ele na Barry-Wehmiller. Um livro para quem quer se inspirar para fazer do mundo do trabalho um lugar melhor; um lugar com líderes que conseguem ver o potencial das pessoas e também conduzí-las e inspirá-las a serem tudo o que podem ser. Tudo isso baseado em confiança. Tem suas dúvidas? Então mergulhe nessa leitura e tire suas próprias conclusões.”

→ Livro indicado pela Manu Camargo, UX Designer da Eureca


2. Viral Loop (Adam Penemberg)

“Gostei do Viral Loop por vários motivos. Apesar de ser uma leitura que pode parecer técnica, ela serve de exemplo para mostrar que fazer as coisas de forma simples, muitas vezes agrega mais valor e retorna com um resultado ainda maior. Além disso, comecei a entender de verdade que no começo (seja de um negócio, seja de um relacionamento ou na vida mesmo) as coisas não estão bem estruturadas e é preciso investir esforço para lapidá-las. Foi quando comecei a aplicar a ideia de ser simples e genuíno, no tempo em que as coisas levam ou têm para acontecer.”

→ Livro indicado pelo Álvaro Machado, Consultor de Comunicação da Eureca


3. Tudo e Mais Um Pouco (Chacal)

“Tudo e Mais Um Pouco do Chacal é um dos livros que eu indicaria para todo mundo ler ao menos uma vez na vida. De preferência, naquela pausa pós-almoço ou naquela fase que a alma tá exploradora, procurando por novas possibilidades. Chacal é um dos maiores poetas brasileiros ainda vivos e foi um dos precursores da poesia marginal; aquela lá responsável por quebrar os versos e romper com a ideia de que poesia é coisa de gente chique. Poesia é coisa de gente e ponto.

De gente que escreve, de gente que acredita, de gente como eu e você. Chacal conta suas loucuras como se tivesse conversando em uma mesa de bar e, ainda sim, consegue reunir uma das maiores obras da literatura moderna brasileira. Além disso, o livro é repleto de coragem e convicção no que se acredita. Portanto, na hora de abrir as páginas, é preciso também se abrir ao Jeito Chacal De Ver O Mundo. E olha, vale a pena.”

→ Livro indicado pela Ana Luiza, Consultora de Comunicação da Eureca


4. 1808 (Laurentino Gomes)

“Uma leitura leve, envolvente, divertida e incrível sobre história do Brasil. No meio das riquíssimas descrições do autor sobre cenários, personagens e contexto histórico fica simples perceber como se formou nosso ‘jeitinho brasileiro’, qual a influência de Napoleão na história do Brasil, as figuras caricatas da monarquia Portugal-Brasil, a exploração de terras brasileiras por diversas partes do mundo e como subsidiamos os países que mais admiramos.

Trazendo pontos de vistas importantes diretamente retirados de documentos históricos, conseguimos compreender a exploração das nossas terras e da nossa gente, o desprezo da nossa cultura por quem chegava de fora e como isso infectou — até hoje — a forma como nos identificamos. Além do conhecimento histórico e social, 1808 também é um conhecer a si mesmo.”

→ Livro indicado pela Bia Leite, Customer Success da Eureca


5. O Monge e o Executivo (James C. Hunter)

“O livro O Monge e o Executivo não é um clássico atoa. É uma baita oportunidade de adentrarmos no mundo da liderança a partir de um olhar do ‘servir enobrece’. Isso se torna ainda mais relevante para nós jovens que estamos cada vez mais nos colocando no papel de transformadores da sociedade e nos envolvendo com causas conscientes. Esse foi um livro que despertou em mim a necessidade de me atentar mais para a forma como conduzia qualquer grupo, uma vez que nós estamos inseridos em grupos o tempo inteiro (desde família até faculdade, trabalho, etc). E isso acabou me trazendo muitas reflexões: será que estou me desenvolvendo o bastante para ser uma líder consciente?”

→ Livro indicado pela Thais Ananias, Facilitadora da Eureca


6. Sapiens: Uma Breve História da Humanidade (Yuval Harari)

“O que possibilitou o Home Sapiens ser esta espécie tão poderosa? O que nos torna capazes de estruturar tantos avanços científicos e tecnológicos? Que dons nos foram dados para criarmos obras tão lúdicas e expressivas? Para Harari, a resposta está na capacidade imaginativa dos Sapiens. A partir desta ideia o doutor em história pela Oxford, relata a história da humanidade desde o surgimento da espécie até os dias de hoje. Uma leitura de fôlego e reflexão. Um presente para quem deseja ter mais autoconsciência.”

→ Livro indicado pela Bia Leite, Customer Success da Eureca


7. Garra — O Poder da Paixão e da Perseverança (Angela Ducworth)

“O livro Garra é incrível! Ele relata que o que leva as pessoas mais longe é a Garra, que a autora interpreta como a combinação de Paixão e Perseverança. Esse é um livro que nos ensina que, mesmo quando as coisas estão difíceis, devemos persistir e continuar tentando. A obra nos traz uma reflexão sobre a importância da constância mesmo sobre a intensidade. Além disso, a autora traz várias recomendações sobre como desenvolver a Garra e anexa um assessment para verificar quanta Garra você possui hoje. Recomendo sem pensar duas vezes!”

→ Livro indicado por Guilherme Ceballos, Sales Development da Eureca.


Listinha fera, hein? :)

Se você já está com uma lista de leituras extensa para esse ano, relaxa! Deixa esse artigo guardado para utilizar em um futuro próximo.

Agora, se você ainda está com espaço para encaixar novas leituras, esperamos de coração que algumas dessas obras passe pelas suas mãos em 2019.

Curtiu? Compartilha esse texto com a sua rede de amigxs ou deixa seu aplauso no texto.


Siga a Eureca nas redes sociais e fique por dentro dos principais Programas de Estágio e Trainee do mercado 👇

Clique aqui para nos seguir no Instagram

Clique aqui para nos seguir no Linkedin

Clique aqui para curtir nossa fanpage no Facebook

Cadastre-se em nossa plataforma para receber vagas de Estágio e Trainee exclusivas 👇

Vagas? OPAAA! QUERO! 👀 (Clica aqui)

Blog Eureca

Um espaço pra começar conversas significativas sobre juventude, autoconhecimento, desenvolvimento e ser sua melhor versão.

Danilo Lins

Written by

Employer Branding @ Creditas. Por aqui, textos sobre branding, comunicação e alguns trocados de contos.

Blog Eureca

Um espaço pra começar conversas significativas sobre juventude, autoconhecimento, desenvolvimento e ser sua melhor versão.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade