Felipe Camara
May 15 · 5 min read

Para se avaliar a gestão e o crescimento de uma empresa, ter indicadores sobre o quadro de talentos da equipe é primordial. Para ajudar nisso, a avaliação de desempenho tem como objetivo analisar o potencial de crescimento dos colaboradores, visando ao desenvolvimento de suas habilidades.

A avaliação de desempenho identifica e promove um diagnóstico do que está funcionando e de quais pontos podem ser melhorados com o objetivo de garantir o máximo aproveitamento de cada funcionário.

Além disso, os laços com a equipe se tornam mais fortes quando se demonstra o desejo de auxiliar na jornada dos colaboradores.

E, além de contribuir para a motivação deles, colabora também para a produtividade e o engajamento em toda empresa.

Veja agora 5 passos que vão fazer da sua avaliação de desempenho um sucesso!

1. Deixe claro para a equipe quais são as expectativas

Antes de avaliar o desempenho da equipe de colaboradores, é fundamental que todos saibam quais são suas atividades e qual o impacto de cada um no cotidiano da empresa.

É importante que exista um momento para construir e rever as metas em conjunto, esclarecendo as funções e se certificando de que cada profissional está devidamente capacitado a realizá-las.

Ter informações claras sobre quais são as expectativas, além de compartilhar uma visão sobre o crescimento do colaborador e da equipe, evita mal-entendidos e mantém os profissionais envolvidos em sintonia.

2. Identifique seu objetivo e escolha a avaliação de desempenho mais adequada

A avaliação de desempenho pode ser realizada sob diversos modelos existentes, e a escolha deve ser feita de acordo com a relevância de cada uma das modalidades para seus objetivos.

Algumas das alternativas mais conhecidas são as que avaliam por meio de competências comportamentais (como comprometimento, proatividade, trabalho em equipe etc.) e técnicas (que variam de acordo com o cargo, mas englobam conhecimento específico em técnicas, maquinário, softwares etc.).

Além disso, são bastante comuns as avaliações 180 e 360° e as autoavaliações.

Avaliação 180°

Na avaliação 180°, o colaborador é avaliado apenas por seu superior imediato, com base em metas organizacionais. Este é um modelo mais tradicional utilizado, majoritariamente, por empresas mais burocráticas.

A avaliação 180° permite certos resultados interessantes, especialmente para gestores, que podem estudar cada pessoa do time.

No entanto, pode-se considerar este modelo um pouco mais limitado, uma vez que se baseia na percepção apenas do superior, enquanto o funcionário não emite sua avaliação.

Avaliação 360°

Os colaboradores são avaliados não apenas pelos seus superiores, mas também por todos aqueles com quem trabalham diretamente, inclusive seus subordinados, e podem até envolver fornecedores e clientes.

Ou seja, a avaliação 360° abrange todos aqueles que mantêm alguma forma de interação profissional com o colaborador, oferecendo uma avaliação mais completa e diversificada e com múltiplos pontos de vista.

Há, inclusive, a possibilidade de incluir a autoavaliação, que veremos a seguir, na avaliação 360°.

Autoavaliação

A autoavaliação permite que o próprio colaborador analise seu papel na empresa e mapeie suas qualidades e os pontos a serem melhorados.

Este método requer muita honestidade e autoconhecimento do funcionário.

Muitas empresas subestimam a efetividade desta alternativa. No entanto, se aliada a outras formas de avaliação, pode render resultados muito benefícios para gestores e colaboradores.

O colaborador, ao se deparar com o exercício, observa características pessoais no ambiente de trabalho e pode dar início a uma conversa frutífera, fundamental para o processo com o RH, como veremos no próximo tópico!

3. Estabeleça um diálogo

A autoavaliação permite que o colaborador identifique seus pontos fortes e aqueles que ainda devem ser desenvolvidos de maneira reflexiva e introduzindo a conversa de maneira natural.

É provável que você tenha comentários a acrescentar de outra perspectiva, mas a percepção feita na autoanálise pode ter um valor considerável para compreender como ajudar o profissional a atingir seu potencial.

Muitas vezes, podemos notar um perfil mais inseguro, tímido ou até arrogante, e perceber quais aspectos de seu desempenho o colaborador mais valoriza ou identifica como passível de melhora.

Foque também aquilo que ainda não foi mencionado por ele, mas que você acha que é relevante para a conversa.

A conversa é fundamental, portanto não faça com que uma reunião de desempenho se pareça com uma palestra. Você pode compartilhar suas visões, mas deve demonstrar que ali o espaço é seguro para uma discussão aberta. Não somente para falar, mas principalmente para ouvir.

Incentive o diálogo, faça perguntas construtivas e converse sobre as expectativas para o futuro.

Estabeleça confiança, demonstrando o quanto você quer ajudar seus colaboradores a melhorarem seus desempenhos continuamente.

4. Motive o colaborador e auxilie no crescimento dele

Valorizar as qualidades do profissional e o trabalho realizado por ele é também parte da avaliação de desempenho.

Parabenizá-lo, identificar bons feitos e pontos fortes é indispensável para a motivação do funcionário.

A avaliação tem como principal objetivo o aprimoramento do quadro de funcionários e, dessa forma, é imprescindível identificar boas práticas de modo que se saiba o que é bem-vindo.

Mas não se engane: os pontos deficientes também devem ser abordados! Todo profissional tem pontos a serem trabalhados e melhorados e, por isso, críticas construtivas são cruciais para o processo.

As críticas devem ser sempre feitas com cuidado para que atinjam seu objetivo de promover a reflexão e o desenvolvimento do colaborador, sem que este se sinta insultado ou desmotivado.

É importante dar um feedback completo para que ele compreenda onde errou e como pode melhorar. É importante que o profissional se sinta apoiado pela equipe.

5. Observações sobre o desempenho devem estar presentes no cotidiano

Ressalte destaques do dia a dia da jornada do profissional, como um projeto importante, qualidades na execução de tarefas, boa interação com colegas, ou mesmo lembre a equipe de um episódio em que um deadline atrasado prejudicou o bom andamento de um projeto.

Observar questões cotidianas do desempenho da equipe é importante para não perder de vista as metas desenvolvidas coletivamente, bem como o que foi discutido na reunião de desempenho.

Também é interessante observar o progresso e o aperfeiçoamento do funcionário ao longo de um período, de modo a perceber características que poderiam se perder em uma avaliação em momentos pontuais.

Mais que uma busca por indicadores, a avaliação de desempenho pode ser uma grande oportunidade para melhor conhecer os colaboradores da empresa, compreender seus pontos fortes e o que querem melhorar.

O bom profissional de RH deve também saber estabelecer o diálogo para entender onde auxiliar o profissional em sua caminhada, oferecendo soluções e alternativas.

A vitória de cada um dos profissionais representa o sucesso da empresa, que contará com talentos e com um ambiente cada vez mais estimulante de trabalho.Agora você já viu como realizar a avaliação de desempenho dos seus colaboradores da melhor maneira. Caso queira saber mais sobre outras formas de motivar seus funcionários, nós podemos ajudar. Entre em contato com nossos profissionais.


Originally published at https://negocios.eureca.me on May 15, 2019.

Blog Eureca

Um espaço pra começar conversas significativas sobre juventude, autoconhecimento, desenvolvimento e ser sua melhor versão.

Felipe Camara

Written by

Blog Eureca

Um espaço pra começar conversas significativas sobre juventude, autoconhecimento, desenvolvimento e ser sua melhor versão.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade