Diversidade e inclusão nas empresas: por que isso se tornou um foco

Felipe Camara
Jun 25 · 5 min read

Pluralidade de pensamentos e soluções: colaboradores contam com um ambiente mais acolhedor e as organizações são beneficiadas. Entenda por que se investe cada vez mais em diversidade e inclusão nas empresas.

Pensar a diversidade em um negócio é avaliar de que forma a organização pode se posicionar em sociedade e colher os frutos que essa estratégia oferece.

A diversidade pode ser definida como um “conjunto de diferenças e semelhanças que definem as pessoas e as tornam únicas, segundo seu gênero, etnia, orientação sexual, idade, religião, nacionalidade ou deficiência”, explica Ricardo Voltolini no Guia Diversidade Para Empresas & Boas Práticas.

Além disso, o autor explica que a diversidade é uma questão de fundo ético: “Diz respeito à inclusão, dignidade, equidade, liberdade “.

A diversidade deve ser almejada por ser benéfica para a sociedade, mas também porque agrega valor à empresa, de modo que todos saem ganhando.

A sociedade brasileira ainda apresenta níveis alarmantes de desigualdade, e a realidade da maior parte das empresas ainda reflete esta realidade.

Segundo o estudo realizado pelo Instituto Ethos com as 500 maiores empresas do Brasil:

  • Apenas 2% dos funcionários das maiores empresas brasileiras são pessoas com deficiência (este é o mínimo exigido por lei);
  • Mulheres representam 58,9% dos estagiários, mas apenas 13,6% das vagas executivas;
  • Mulheres recebem 70% do salário dos homens;
  • Não existe sequer um executivo de origem indígena nas empresas estudadas;
  • 94,2% dos cargos executivos pertencem a brancos, enquanto apenas 4,7% dos negros ocupam cargos nesse nível.

Além dos indicadores apresentados, existem também preconceitos em relação a fatores como escolaridade, classe social, nacionalidade, idade, orientação sexual, aparência, peso e religião, que devem ter atenção para serem abraçados pela empresa.

Por esse motivo, é essencial que a diversidade e inclusão nas empresas sejam pensadas para promover a responsabilidade social.

É necessário que as mudanças se façam desde a cultura organizacional, passando por processos de recrutamento e seleção que incorporem as diferenças e medidas que garantam um clima organizacional apropriado para que a multiplicidade de pensamentos esteja presente.

A incorporação de equipes diversas é capaz de trazer inúmeras vantagens, não apenas para os colaboradores, mas também para as empresas que optam por adotar estratégias nesta direção.

Por que incorporar diversidade e inclusão nas empresas?

Práticas que pensam a diversidade nas organizações podem trazer vantagens em diversos segmentos.

Confira os principais benefícios!

1. Criatividade organizacional e inovação

Quando as pessoas de um ambiente de trabalho têm experiências muito semelhantes, é natural que seus pontos de vista também sejam parecidos. E assim há um limite de desenvolvimento.

Por isso, um ambiente mais diverso tem um grande potencial de inovação, uma vez que distintas perspectivas podem colaborar para encontrar soluções criativas coletivamente.

A variedade de experiências e vivências pode permitir um saudável confronto de opiniões divergentes, resultando em produções originais e na resolução de desafios.

Uma equipe formada apenas por homens, por exemplo, poderia ter dificuldade em vender um produto destinado à higiene feminina. Ter mulheres na equipe faria diferença para a troca de conhecimentos.

Portanto, a pluralidade na equipe é fundamental para permitir tomar decisões e encontrar as melhores soluções.

Além disso, ter diversidade e inclusão nas empresas permite que exista uma maior compreensão dos clientes em suas próprias diferenças, bem como demandas e angústias específicas.

A relação com o público externo, dessa forma, também é beneficiada, permitindo um atendimento mais adequado, efetivo e humanizado, o que pode apresentar maiores chances de satisfação do cliente.

Investir em diversidade é investir também em criatividade organizacional, uma vez que os colaboradores estarão inseridos em um ambiente que valoriza diferenças e os estimula a exprimir suas singularidades.

2. Construção de imagem da empresa

Empresas que têm como uma de suas diretrizes a valorização da diversidade ganham visibilidade perante clientes, investidores parceiros e até mesmo concorrentes.

Isso porque o negócio é tido como uma organização que cumpre com seu papel social e tem uma postura consciente e de responsabilidade diante da sociedade. Isso faz com que a empresa seja bem vista.

Uma pesquisa desenvolvida pelo Instituto Akatu revela que 53% dos consumidores acreditam que as organizações devem ir além do que é exigido por lei no que tange à diversidade das contratações.

Isso porque já é previsto na Lei de Cotas de 1991 que empresas com uma equipe de mais de 100 pessoas devem destinar de 2 a 5% de suas vagas para a contratação de pessoas com deficiência.

A pesquisa também aponta que é desejável, para 37% dos entrevistados, que empresas também mantenham programas de contratação, capacitação e promoção de mulheres, pessoas negras e com deficiência, visando promover a igualdade de oportunidades.

Organizações que investem em diversidade, portanto, têm nessa iniciativa um fator relevante para a construção positiva da imagem da empresa.

3. Atração e retenção de talentos

A construção de uma imagem positiva para a empresa funciona também como um grande atrativo para profissionais talentosos que desejam vir a trabalhar na organização.

É cada vez mais comum que profissionais busquem atuar em organizações com culturas e práticas com as quais eles se identificam.

E a preocupação com a inclusão é um fator relevante na construção do employer branding.

Segundo pesquisa da multinacional de Recursos Humanos Randstad, 87% dos profissionais de todo o mundo valorizam o tema da diversidade. Já no Brasil, esse índice chega a 91%.

O colaborador percebe vantagens em fazer parte da organização que vão além do salário, mas que, de fato, possam ser traduzidas em respeito, relações de qualidade e produtividade.

Por isso, além de atrair novos talentos, ter diversidade e inclusão na empresa é também importante para promover um ambiente de colaboradores que acreditem e se identifiquem com o grupo.

Empresas diversas melhoram, assim, o clima organizacional, a resistência a mudanças e diminuem o índice de (ou rotatividade de colaboradores).

4. Competitividade da empresa

Atraindo talentos com soluções criativas e diversas para a empresa, garantindo a satisfação e produtividade dos colaboradores e aumentando a identificação com o cliente, a companhia tem grandes chances de obter resultados satisfatórios.

Embora a correlação entre inclusão e desempenho financeiro não seja traduzida diretamente, estudos indicam que empresas comprometidas com lideranças diversas possuem um crescimento na performance.

Segundo a McKinsey & Company, organizações com diversidade étnica possuem 33% mais chances de sucesso, e aquelas com diversidade de gênero costumam ser 21% mais lucrativas.

Além disso, empresas mais diversas registram duas vezes mais patentes em relação a empresas que não adotam práticas relacionadas ao tema, segundo um estudo de 2018 da revista Financial Management.

Assim, a adoção de diversidade e inclusão nas empresas se apresenta como vantagem competitiva que, além de assegurar vantagens para colaboradores, também apresenta resultados concretos de sucesso para a organização.Se deseja contar com maior diversidade e inclusão na sua empresa, nós podemos ajudar você: fale com um de nossos consultores!


Originally published at https://negocios.eureca.me on June 25, 2019.

Blog Eureca

Felipe Camara

Written by

Blog Eureca

Um espaço pra começar conversas significativas sobre juventude, autoconhecimento, desenvolvimento e ser sua melhor versão.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade