Foto by Votorantim SA

Eu Voto no talento e no protagonismo!

Uma conversa sobre desafios e oportunidades proporcionadas pela Votorantim para jovens talentos

Danilo Lins
Sep 28, 2018 · 5 min read

Não sei se você já sabe, mas esse ano a Votorantim comemora 100 anos de atuação na economia brasileira.

Basta uma busca rápida para perceber que a empresa sempre assumiu o compromisso de promover o desenvolvimento do país, gerando resultados duradouros e contribuindo para melhorar a vida das pessoas. Esse é o propósito que guia a maneira como a Votorantim gerencia seus investimentos e influencia seus negócios.

Esses valores e propósito de transformar oportunidades em negócios grandiosos que geram valor para todos, fazem da Votorantim umas das organizações mais respeitadas do mundo.

Quando verificamos o ranking de empresas mais amadas ou a própria lista do Great Place to Work, encontramos a Votorantim figurando entre as companhias mais desejadas para trilhar uma carreira de impacto.

Para entender um pouco mais como a Votorantim enxerga a valorização de carreira e desenvolve talentos que construirão as novas rotas da companhia e os próximos 100 anos, batemos um papo com João Henrique Schmidt, Diretor de Desenvolvimento Corporativo da Votorantim.; e com a Isabela Portas, estagiária de Comunicação.

Na conversa, eles nos contaram um pouco do que é ser Votorantim e quais são os desafios e oportunidades de se trabalhar em uma empresa centenária e tão importante para o país.


Bate-papo com João Henrique Schmidt

Quais são as maiores lições que a Votorantim te ensina/ensinou?

Determinação e coragem para enfrentar os desafios. Na Votorantim isso está sempre presente.

Quais são os maiores desafios de se trabalhar em uma empresa centenária e tão importante para o Brasil? É uma grande responsabilidade trabalhar numa empresa centenária, mas também um enorme privilégio. Temos o desafio de inovar e transformar os negócios buscando a perenização da Votorantim, sempre mantendo nossos valores e crenças e o DNA de negócios da Votorantim.

Quais foram as maiores oportunidades e vantagens que a Votorantim te proporcionou? A Votorantim tem um portfólio diversificado de investimentos, com uma variedade de desafios e oportunidades. Isso oferece uma oportunidade de aprendizado enorme, num ambiente que valoriza o diálogo aberto e o pragmatismo, e também permite tomar ações de grande impacto. Me identifico muito com esse ambiente.

Conte-nos uma história que você protagonizou na Votorantim que te enche de orgulho…

Fizemos uma grande evolução no processo de planejamento estratégico da empresa, conectando as visões de longo prazo para o portfólio com a execução de iniciativas de forma muito concreta, e criando teses para cada um dos nossos investimentos. Tenho muito orgulho de fazer parte da equipe que fez essa transformação.

Complete a frase: para os próximos 100 anos da Votorantim eu quero…?

Para os próximos 100 anos da Votorantim eu quero poder contribuir com a transformação e perenização de seus negócios.


Bate-Papo com Isabela Portas

Quais são as maiores lições que a Votorantim te ensina/ensinou ?

A Votorantim me ensinou a ser protagonista das minhas escolhas e projetos e a buscar sempre o meu melhor nas minhas entregas.

Quais são os maiores desafios de se trabalhar em uma empresa centenária e tão importante para o Brasil?

O padrão de qualidade da Votorantim é muito alto, então é preciso sempre olhar pra tudo com muito cuidado e sempre buscar soluções que sejam melhores. Talvez por conta disso que a pressão seja grande, mas no fim vale a pena vide que a empresa está no mercado há 100 anos.

Quais foram as maiores oportunidades e vantagens que a Votorantim te proporcionou?

A maior oportunidade foi de aprender e acredito que a maior vantagem também. Tive muita autonomia nos projetos que toquei durante o estágio e isso foi importante para o meu desenvolvimento, afinal com essa liberdade, vem a cobrança, e portanto, a vontade de fazer boas entregas.

Conte-nos uma história que você protagonizou na Votorantim que te enche de orgulho

As experiências que mais me marcaram na Votorantim estão relacionadas a uma newsletter que nós produzimos quinzenalmente, o Radar. É sempre um processo intenso, que dá um frio na barriga e que exige muita dedicação. Dentre tantos que participei da construção, o número 100 foi realmente muito intenso. Era uma edição especial, teve uma série de complicações no processo, mas no fim ficou muito bacana e foi bastante elogiada, inclusive pela Diretoria. Então, por mais que tenha sido um processo bastante difícil, no fim me deu muito orgulho de ter participado e entregado esse material.


Deu pra perceber o quanto a Votorantim proporciona uma curva de crescimento profissional e pessoal acelerada, né? :)

Tem vontade de fazer parte de um movimento de transformação parecido? Arregaça as mangas que temos um convite para compartilhar contigo…

Participe do Programa de Estágio 2019 da Votorantim. <Inscrições aqui>

A Votorantim está buscando pessoas com senso de dono e que queiram aprender constantemente. Além de todo conhecimento proporcionado pelo estágio, os novos estags receberão um programa de desenvolvimento de 12 meses com encontros periódicos sobre temas bem importantes: autoconhecimento, liderança, conversas com alta liderança e possibilidade de formações técnicas específicas a depender da área.

<Vem ser estagiário(a) na Votorantim!>

São vagas abertas para áreas diversas e que atendem cursos variados. Para conferir a lista completa, acesse esse link.

Topa o desafio?

A Isabela e o João Henrique já deixaram um convite para você….


Blog Eureca

Um espaço pra começar conversas significativas sobre juventude, autoconhecimento, desenvolvimento e ser sua melhor versão.

Danilo Lins

Written by

Employer Branding @ Creditas. Por aqui, textos sobre branding, comunicação e alguns trocados de contos.

Blog Eureca

Um espaço pra começar conversas significativas sobre juventude, autoconhecimento, desenvolvimento e ser sua melhor versão.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade