Desafio Presencial Underground l Programa de Estágio às escuras da Raízen. Foto: Henrique Nery

Experiências que inspiram #1: Underground, o programa de estágio às escuras da Raízen

Entenda como construímos um programa de estágio conectado com o jovem e com as expectativas do cliente

A capacidade de atrair e reter jovens talentos está entre os grandes desafios das corporações em todo o mundo, principalmente no Brasil.

Estamos diante de uma geração de jovens cada vez mais conectada e sedenta por transformações no mundo do trabalho. Em um contexto de rupturas, velhas práticas de contratação e as estratégias tradicionais de employer branding, já não são suficientes para atrair e encantar a juventude.

Neste artigo, primeiro da série Experiências que Inspiram, falaremos do Underground, o programa de estágio às escuras desenvolvido pela Eureca para a Raízen. Uma jornada de encantamento e construção de um relacionamento valioso e de ganha-ganha com jovens.

Situação

A Raízen surgiu da junção de parte dos negócios da Shell e da Cosan. Hoje, a organização é a principal fabricante de etanol de cana-de-açúcar do país e a maior exportadora individual de açúcar de cana no mercado internacional.

Posicionando-se como uma empresa próspera e de cultura forte, a Raízen sempre acreditou na inovação e na excelência como premissas das suas frentes de negócio.

Em busca de jovens de atitude, protagonistas de transformações e com experiências de liderança, a Raízen procurou a Eureca para que alcançássemos candidatos(as) com esse perfil para vagas consideradas “difíceis” de serem fechadas: Trading, Jurídico, Pricing, Logística, RH e Finanças.

Solução

Em co-criação com a equipe de Recursos Humanos da Raízen, desenvolvemos o Underground, um programa de estágio às escuras. Enxergamos que o formato da experiência, por si só, atrairia jovens com perfil mais ousado e com espírito de liderança aflorado. Afinal, é preciso encarar com muita coragem e resiliência uma oportunidade de estágio que não revela a empresa envolvida na organização de um processo seletivo.

Principais desafios

  • Pouco tempo de atração: menos de 30 dias para atrair jovens talentos para diferentes áreas da organização;
  • Alinhamento de expectativas: por não revelarmos o nome da empresa envolvida no programa de estágio, precisávamos garantir o alinhamento de expectativas dos candidatos na etapa on-line e na etapa presencial. A jornada do(a) participante precisava ser marcante em todos os pontos de contatos;

Experiência customizada de Comunicação

Mesmo sem revelar o nome da empresa por trás do mistério, realizamos um jogo de associações e pistas com o público-alvo através do discurso e da identidade visual do programa.

Adotamos uma linguagem repleta de palavras-chave que remetiam ao core business a aos valores da Raízen, como energia, inovação, atitude, coragem e raiz. Além disso, criamos as peças gráficas do programa utilizando tons de roxo, laranja e azul (cores oficiais da empresa), amparados por elementos que são associados ao imaginário de enigma e mistério: fumaças, silhuetas, luzes neons.

Postagem fazendo referência ao Pulse, Hub de Inovação da Raízen. Outras postagens do programa de estágio às escuras podem ser vistas em nossa fanpage.

Para concepção do vídeo de lançamento da experiência, também buscamos referências que evocassem um universo de mistério e reflexão. Captamos depoimentos de gestores e de atuais estagiários da Raízen mantendo um tom enigmático sem desvincular os valores da corporação. O resultado você confere aqui:

Ainda no cenário de divulgação da oportunidade, criamos um hotsite específico para o Underground. Neste canal, o jovem poderia encontrar todas as informações e pré-requisitos para participar da oportunidade. Transformamos os longos textos descritivos de programas de estágio em uma experiência imersiva e prazerosa:

Experiência presencial

Não bastava proporcionar uma experiência on-line de excelência para os participantes do Underground, precisávamos reverberar esses sentimentos positivos no desafio presencial.

UNDERGROUND EM NÚMEROS

Modéstia à parte, levamos a sério o dito employer experience. O time da Eureca enxerga na etapa presencial dos processos seletivos uma oportunidade única de conexão com os jovens. Um momento perfeito para entender seus sonhos e aspirações, e para escutar atentamente seus questionamentos.

Buscamos aproximar os jovens das empresas (e vice-versa) de maneira transparente, afinal…

Ser coerente com o que a sua organização é e o que ela acredita é o ponto de partida para atrair os jovens certos, que são movidos pelos mesmos valores que você. E que não haja decepção após ele começar uma jornada na sua empresa. Poder ter esse papo franco vai ser muito melhor que mostrar um escritório bonito e colorido, é mostrar que ele pode ser parte essencial do futuro dos seus negócios. Não tenha medo de expor e encontre os talentos ou novos clientes certos! — Leia o texto completo aqui.

Nossos presenciais são, justamente, uma ponte genuína (e verdadeira) entre o jovem e o seu futuro posto de trabalho.

Etapa presencial do Underground l Raízen

Para o Underground, preparamos uma agenda presencial repleta de mão na massa e imersão nos negócios da empresa. A seguir, separamos alguns pontos-chave do roteiro criado pela equipe de Operações da Eureca em parceria com o time de RH da Raízen:

  • Todos os jovens receberam um Kit Eureca com Lápis, Moleskine, adesivos, álcool em gel, chocolates e pistas para descobrir qual a empresa por trás do Underground;
  • Passada a euforia da descoberta, os jovens tiveram um coffee de boas-vindas e puderam falar um pouquinho sobre trajetórias de vida e projetos pessoais;
  • Durante a manhã, os jovens fizeram um tour pela Raízen, conhecendo o escritório, a dinâmica de atuação de cada área e o dia-a-dia de trabalho da empresa;
Recepção dos candidatos na sede da Raízen em São Paulo.
  • Para proporcionar uma experiência ainda mais imersiva nos negócios da Raízen, levamos os finalistas do presencial para desbravarem as operações de um posto Shell;
Visita Posto Shell
  • Acha que acabou por aí? Claro que não! Também levamos os candidatos para conhecerem o trabalho logístico que a Raízen desenvolve no Aeroporto de Congonhas em São Paulo;
  • Depois das visitas, preparamos dinâmicas e desafios em grupo que tinham como objetivo avaliar o nível de entendimento dos jovens em relação aos negócios da empresa, e selecionar os finalistas para a etapa de entrevistas;

Concluímos o Underground na certeza que entregamos jovens capacitados e super alinhados com a cultura da Raízen. Mais do que isso, encerramos o projeto sabendo que inspiramos e transformamos, de alguma forma, todos(as) que embarcaram nessa aventura.

O vídeo a seguir resume um pouco dessa jornada:


Quer saber mais sobre nossos projetos de Educação e Seleção? Conheça mais histórias e venha bater um papo conosco!

Sinta-se a vontade de me conectar via e-mail: dannilo.lins@eureca.me ou pelo LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/dannilolins/