Histórias que inspiram #1

Conheça a história de Gabi Chagas e Isa Martins, integrantes do time Eureca, que fazem parte da organização desde seus primórdios e de toda nossa evolução

by Brooke Cagle on Unsplash

Acreditamos que autoconhecimento liberta, histórias inspiram e experiências transformam.

Amamos histórias. Pessoas, trajetórias. Somos movidos a proporcionar desenvolvimento através de experiências profundas, busca por autoconhecimento e aprendizado contínuo. Investimos no potencial do jovem para que seja um agente de transformação aonde quer que esteja.

Isso tudo faz e sempre fará parte da nossa Evolução!

E internamente isso não é diferente.

Hoje é dia de contarmos a história de duas pessoas que fazem parte da Eureca desde seus primórdios, conhecendo um pouco mais sobre sua trajetória na organização, momentos marcantes, propósito e futuro.

Vamos com a gente?

Gabi Chagas

23 anos, Publicitária recém formada pela USP, 4 anos e quase 4 meses na Eureca, Gestora de projetos.

Um livro favorito: Roube como um artista.

Maior paixão: Pessoas, histórias e momentos que transformam.

Como começou sua história na Eureca?

Estava no primeiro ano de faculdade e, após alguns meses buscando estágio em Agências de Publicidade, percebi duas coisas: ainda tinha pouco tempo de curso para já conseguir um estágio, e não me via em um ambiente de agência como as que eu conhecia, então me tranquilizei e deixei de focar nessa busca por um tempo.

Até que, por volta de Setembro/Outubro, meu irmão, que estava participando de uma experiência com a Eureca, ficou sabendo da vaga de estágio em Comunicação e compartilhou comigo.

Eu nunca tinha ouvido falar da Eureca, mas me apaixonei logo que vi a apresentação sobre a vaga, e sobre o que era preciso fazer para participar — mesmo sem entender 100% o que a gente fazia ou era. Então me inscrevi, conversei com os sócios na época e, depois de alguns dias, recebi a notícia de que a vaga era minha!

Na época, eu mal imaginava que encontraria o meu lugar no mundo do trabalho por aqui. Um PS/curiosidade: nunca pediram ou viram o meu CV aqui na Eureca!



Quais as experiências mais marcantes que você participou trabalhando na Eureca?

São inúmeras, mas consigo destacar algumas: o primeiro Estágio de Férias que fizemos com a Danone (Janeiro/2014), quando eu tinha acabado de entrar; nosso primeiro Acampamento, o Danone Camp (Julho/2015); nosso primeiro Sodexo Protagonize (Junho/2016), por ter sido meu primeiro projeto; nossa participação na HSM Expo 2016; o Prêmio Valuable Young Leaders (2017); quando começamos a ganhar o mundo com o Eureca Global Journeys (2017); além das várias experiências internas que sempre me mostram o quanto é incrível fazer parte dessa equipe única ❤

Vale a pena buscar uma carreira com propósito?

Com certeza! E, mais do que buscar um propósito pelo propósito, por ser algo que “está na moda”, o ponto é encontrar uma carreira e um lugar que façam sentido para você. Para os seus valores, suas crenças, e seus sonhos. A partir daí, ter um propósito e conseguir correr atrás dele é consequência natural.

Como você enxerga SEU futuro na Eureca e o futuro da Eureca?

Para o meu futuro na Eureca, vejo muito crescimento, desenvolvimento e aprendizado constante, além de cada vez mais e maiores desafios para serem assumidos — afinal, se entrei como estag de comunicação e hoje sou Líder de projetos, até onde mais posso ir aqui dentro? ;)

Para o futuro da Eureca eu vejo muita transformação! Vejo cada vez mais histórias de impacto e jovens seguindo carreiras e futuros que façam sentido para a vida deles. Vejo uma evolução constante, que envolve conteúdo, desenvolvimento, tecnologia, e paixão pelo que fazemos.

Deixe uma mensagem para aqueles que estão em busca por uma carreira com propósito e desejam encontra-se cada vez mais como pessoas e profissionais.

Primeiro, saiba quem você é! Conheça seus valores, suas crenças, suas verdadeiras paixões e, a partir daí, tudo será mais simples. E fique tranquilx se isso não vier de primeira, afinal, o autoconhecimento é um processo constante e profundo; e você descobrirá testando e tendo experiências diferentes. Por isso, se joga! Para o mundo, para as oportunidades que aparecem, e para o incerto. Sim, vai dar medo e você não terá certeza do que está fazendo — mas esse friozinho na barriga é uma das melhores sensações que a vida pode te dar. Ah, e se algo “não der certo”, você, com certeza, se divertiu e aprendeu com a jornada ❤


Já conheceu nossa nova plataforma? www.eureca.me


Isa Martins

30 anos, formada em Comunicação social pela ESPM, desde Janeiro de 2015 na Eureca, Gestora de projetos.

Um livro favorito: Siddharta do Herman Hesse e Initiation da Elisabeth Haich.

Maior paixão: Sou apaixonada por viajar. Muita gente fala isso, mas realmente é algo que preciso fazer continuamente e que alimenta a minha alma. Também amo desenvolvimento humano, ciências holísticas, meditação, corrida, e o meu dog, Jax Teller.

Como começou sua história na Eureca?

Eu comecei na Eureca por conta de uma mensagem no LinkedIn! A empresa que eu trabalhava anteriormente havia encerrado suas atividades. Aí no final de 2014 eu comecei a buscar novas oportunidades levando em conta que eu NÃO queria um trabalho convencional das 9h às 17h. Aí o meu antigo gestor me mandou um link da plataforma da Eureca. Eu já trabalhava com processos de seleção, mas nunca havia visto uma comunicação tão jovem, uma linguagem tão próxima.

Me apaixonei pela Eureca e dei um jeito de encontrar os fundadores no LinkedIn (bem stalker mesmo). Achei o Marcelo Vieira e mandei uma mensagem simples: “Oi, aqui é a Isa e quero trabalhar na Eureca! Como faz?”. Aí o resto é história. Iniciei em Janeiro de 2015 e durante essa fase liderei projetos com clientes como Danone, Tigre e EY.

Quais as experiências mais marcantes que você participou trabalhando na Eureca?

A transição para a Eureca do Grupo Anga foi uma experiência intensa e de superação. Desconstruir o que conhecia, trabalhar com novas pessoas, internalizar novas estratégias e aprender um novo ritmo. Foi — e está sendo — um aprendizado intenso e contínuo. O ano de 2017 também foi muito bacana.

Se em 2016 estávamos entendendo o que seria a “nova” Eureca, em 2017 fortalecemos a nossa atuação com a definição do nosso propósito (que é lindo, por sinal). Tive a chance de realizar e apoiar projetos incríveis, como a Virada Tech na ACESSO, estágios no McDonald’s, o Prêmio Valuable Young Leaders, programas de desenvolvimento e o meu primeiro projeto internacional (no Japão!), o Shizen Global Talent Program. E o processo para a entrada de novos integrantes na Eureca também foi muito especial.

Foi a consolidação de que realmente estamos crescendo e que muita coisa boa ainda está por vir. Acho que de modo geral, o que foi mais marcante foi perceber o nosso impacto na vida de tantos jovens e compreender que eu posso cada vez mais me aperfeiçoar e buscar a minha a melhor versão, independente do contexto externo.

Vale a pena buscar uma carreira com propósito?

Na minha história de vida não havia alternativa. Eu tentei me adequar, buscar o que acreditava que esperavam de mim, mas as consequências físicas, emocionais, além da consequência na minha energia mental e espiritual foram muito grandes. Então simplesmente compreendi que seria muito mais feliz fazendo o que amo e acredito, mesmo que fosse algo considerado “diferente”.

A partir do momento que você busca ampliar a sua consciência e entende quem você é e o que você quer, tudo flui com mais naturalidade e a carreira acaba sendo consequência. Então sim, vale a pena buscar uma carreira com propósito porque é a chance de ser você integralmente, sabe?

Óbvio que haverá desafios, momentos estressantes e inseguranças. Mas ter significado naquilo que fazemos traz um senso de coesão interna e de serviço que é indescritível sentir.

Como você enxerga SEU futuro na Eureca e o futuro da Eureca?

Eu sinto uma sinergia muito grande de propósitos. O que eu quero para a minha vida é o que a Eureca faz e é. Empoderar jovens, levar desenvolvimento e ampliação de consciência, ter um modelo de trabalho mais flexível e por responsabilidades. Então, para o meu futuro espero continuar o meu desenvolvimento e compartilhar o que aprendo com a Eureca. Espero aprofundar os meus conhecimentos sobre educação. Espero viajar mais e ser prova viva de que é possível trabalhar remotamente e ter uma performance excelente. E sobre o futuro da Eureca, creio que não haverá limites a partir do momento que buscamos ter coerência em nossas ações. Sinto que todos os sonhos serão possíveis.

Deixe uma mensagem para aqueles que estão em busca por uma carreira com propósito e desejam encontra-se cada vez mais como pessoas e profissionais.

Sei que parece difícil, que há muito pressão para seguir carreiras convencionais (e não há nada de errado com isso se realmente for a sua vontade). Mas se você sentir uma inquietação, sentir que algo não está está bem e que você precisa se transformar, saiba que também há espaço. Seja empreendendo um negócio próprio, fazendo a diferença dentro de uma organização ou no terceiro setor. Há espaço para todos os perfis, e se você manifestar esse desejo com amor, ele vai se realizar.

E a Eureca está aqui para te ajudar nessa jornada. Busque autoconhecimento no seu ritmo. Agora também há uma pressão para encontrar um propósito, um sentido. Mas cada um tem uma história e cada etapa é um aprendizado importante para a evolução.