Intraempreendedorismo: aprenda como despertar o sentimento de dono

Felipe Camara
Jul 23 · 5 min read

Uma empresa deve estar sempre em busca de inovação para crescer e, muitas vezes, as ferramentas para essa inovação estão dentro da própria organização. Observar a empresa internamente pode revelar colaboradores com competências e ideias para levar seu negócio ao próximo nível. Isso é intraempreendedorismo.

O intraempreendedorismo é uma forma de empreendedorismo que ocorre dentro da empresa, com profissionais que participam de seu cotidiano. Afinal, são eles que conhecem o funcionamento da organização a fundo.

Assim, o intraempreendedor é aquele que enxerga a empresa na qual já trabalha como uma oportunidade empreendedora, na qual pode sugerir e aplicar ideias para o crescimento dela.

Quando há estímulo para que os funcionários cuidem da empresa como se também fosse deles, o ambiente corporativo se torne mais estimulante e motivador, gerando proatividade, criatividade e cooperação.

No entanto, para que o intraempreendedorismo se instale, é necessário ter uma cultura organizacional que estimule a participação dos colaboradores com este perfil.

Estabelecer a flexibilidade de hierarquias e construir um ambiente receptivo a novas ideias motiva muito mais a participação coletiva do que um espaço burocrático, que pode inibi-la.

O ambiente da empresa se torna mais propício para que o time possa focar melhorias para seus respectivos setores e para a organização como um todo, o que gera crescimento para a empresa e motivação para a equipe.

O intraempreendedorismo oferece diversas vantagens para a organização, por exemplo:

  • Retém talentos, otimiza recursos e mantém capital intelectual;
  • Promove inovação e produtividade na organização;
  • Oferece vantagens competitivas no mercado;
  • Faz com que o colaborador se sinta corresponsável pelo sucesso da empresa;
  • Promove o desenvolvimento de seus profissionais;
  • Traz novas ideias para o desenvolvimento e a implementação de novos produtos, serviços e processos internos.

Para o colaborador, o intraempreendedorismo também é muito vantajoso, pois desenvolve a criatividade e garante autonomia para a tomada de decisões, além de promover o bem-estar e a gestão participativa no trabalho.

O intraempreendedorismo é especialmente benéfico para os profissionais jovens, que buscam cada vez mais espaços em que possam desenvolver suas habilidades, aliando a realização profissional à pessoal.

O profissional aprende, assim, a arriscar com responsabilidade, a desenvolver suas ideias coletivamente e treina suas habilidades empreendedoras em um ambiente com estrutura para tanto.

A possibilidade de desenvolver o intraempreendedorismo é também benéfica para o colaborador que deseja, futuramente, aplicar os conhecimentos adquiridos na empresa em seu próprio negócio, ou testar suas habilidades sem sair da empresa.

Como estimular o intraempreendedorismo na sua empresa

Agora que você já está mais por dentro do que é o intraempreendedorismo, conheça 5 passos fáceis para aplicá-lo no seu negócio.

1. Converse e ouça ativamente sua equipe

Crie um espaço para que os colaboradores da empresa possam expressar o quanto se enxergam como donos de seus papéis na organização e possam dar sugestões para uma maior autonomia.

Uma pesquisa de clima organizacional é uma boa alternativa para compreender a percepção da equipe em relação à abertura da empresa para que os profissionais proponham novas ideias e soluções.

A partir desta conversa inicial, é importante criar um canal aberto para as ideias que são propostas na organização, focando a comunicação e incentivando a contribuição de cada um.

Pensar em ferramentas de comunicação interna que sejam visíveis para toda a empresa colabora para que o comportamento intraempreendedor seja encorajado.

Através do funil de ideias, todos poderão acompanhar as ideias que foram implementadas, fortalecendo os canais de comunicação e a cultura de intraempreendedorismo.

2. Identifique talentos para o intraempreendedorismo

Busque em sua equipe profissionais que já apresentem um perfil empreendedor e que podem ser bons aliados para estabelecer uma cultura de participação de todos na inovação da empresa.

Estes profissionais têm iniciativa, proatividade, capacidade de resolução de problemas de maneira assertiva e habilidade na tomada de decisões de maneira equilibrada, aliando ousadia e responsabilidade.

Além disso, para ser um bom empreendedor, é necessário ter a capacidade de planejamento para que se realize um propósito e alcance metas dentro do intraempreendedorismo.

Observar os profissionais que têm este perfil é também vital para que se recompense e estimule a iniciativa de cada um, reconhecendo sua relevância para a empresa e reforçando a importância da ação intraempreendedora.

É fundamental para o intraempreendedorismo perceber que o sucesso da empresa está ligado à união dos colaboradores, com o crescimento colaborativo direcionado aos objetivos da organização.

3. Invista na capacitação e melhoria contínua

O espírito empreendedor é uma habilidade que também pode ser desenvolvida nos colaboradores, não dependendo apenas de uma aptidão nata para o intraempreendedorismo.

Investir na capacitação, na otimização e no treinamento da equipe é importante para consolidar a cultura de intraempreendedorismo dentro da empresa.

Outra iniciativa bem-vinda é a de estabelecer contato com o empreendedorismo fora da empresa, como em eventos, workshops e palestras, que auxiliam na ampliação dos horizontes para além da organização.

Além disso, ferramentas de melhoria contínua podem ser aplicadas para auxiliar na solução de desafios do cotidiano da empresa, uma vez que cada profissional passa a compreender sua importância na dinâmica do intraempreendedorismo.

4. Estipule metas conjuntamente

Pensar nos objetivos da empresa com todos os envolvidos é um diferencial, uma vez que no intraempreendedorismo todos se sentem estimulados a colaborar e compreendem sua relevância para que as metas sejam atingidas.

Estipular metas abraça as ideias trazidas no intraempreendedorismo e mantém a empresa na direção dos seus objetivos, guiando a inovação de maneira contínua.

Neste passo é importante também avaliar a viabilidade de implementação de novas ideias de acordo com os limites da empresa, a fim de que existam novas iniciativas mas que não se comprometa a estabilidade financeira e estrutural do negócio.

Para isso, é essencial haver conhecimento sobre a organização e seu funcionamento e criar metas de intraempreendedorismo direcionadas à inovação com responsabilidade e processos gerenciais.

5. Estimule a liderança

A construção de lideranças dentro da empresa tem papel fundamental para que o intraempreendedorismo aconteça.

Para isso, tanto você quanto diretores, alcançando todos os colaboradores, devem ter a liderança como diretriz.

O pipeline de liderança é uma boa maneira de enxergar e construir uma cultura voltada para o intraempreendedorismo para que cada colaborador seja capaz de agir como líder dentro da empresa.

É importante que um líder saiba agir como mentor, saiba ouvir e estimular o surgimento de novas ideias, dê o exemplo, mapeie planos de desenvolvimento individuais e do time e saiba também delegar.

Um superior que centraliza o poder mina a cultura do intraempreendedorismo. Por isso, confiar na sua equipe para a solução de problemas com propostas criativas estimula o desenvolvimento e a confiança de todos.

É essencial que exista um espaço aberto para que cada profissional mostre seu potencial e tenha liberdade para tomar decisões em prol da equipe. Por isso, vale também observar a estrutura hierárquica da empresa.

Em muitas situações, uma estrutura de poder interna pode restringir a liberdade dos colaboradores, bem como sua capacidade inovativa.

Trabalhar a liderança daqueles que ocupam cargos superiores em estruturas mais flexíveis estimula o trabalho em equipe.

Faz parte também da liderança e do intraempreendedorismo garantir o devido reconhecimento ao trabalho dos colaboradores, de modo que o profissional se sinta recompensado e valorizado por suas propostas para a empresa.O intraempreendedorismo é fundamental para o crescimento de uma organização hoje em dia. Para conhecer mais sobre o intraempreendedorismo e outras soluções para o sucesso da sua empresa, converse com um de nossos consultores!


Originally published at https://negocios.eureca.me on July 23, 2019.

Blog Eureca

Felipe Camara

Written by

Blog Eureca

Um espaço pra começar conversas significativas sobre juventude, autoconhecimento, desenvolvimento e ser sua melhor versão.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade