Dia Internacional da Juventude

O potencial e a responsabilidade das juventudes: eu escolho acreditar

A transformação está em nossas mãos, a hora é agora, as pessoas somos nós. Vamos?

Caio Blumer
Aug 14 · 5 min read

Ah, as juventudes!

Estamos celebrando, desde semana passada, o Dia Internacional da Juventude, oficializado pela ONU como dia 12 de agosto.

Desde então, nós que somos uma organização focada em conectar oportunidades às juventudes que querem se desenvolver para impactar positiva e conscientemente o mundo, temos discutido ainda mais intensamente o potencial transformador dos jovens.

Um EuCast especial demais

Semana passada mesmo, trocamos uma ideia muito especial no nosso Podcast semanal com dois jovens incríveis, a Mari e o Ernesto, que estão realizando as ações do International Youth Day pelo Brasil e eles contaram muito sobre a história de onde surgiu esse projeto e outras cosita más sobre o potencial da juventude (que inclusive, você pode conferir o papo todo clicando aqui abaixo, ó):

Aproveita pra seguir a gente lá!


Uma frase que começa o manifesto escrito no Medium do IYD e outra que li num artigo recentemente têm me ressoado fortemente ao escrever esse texto, que tem como objetivo mostrar que somos muitos e que temos muita responsabilidade como jovens:

Vocês são a primeira geração que pode acabar com a pobreza e a última que pode salvar o meio ambiente.” — Ban Ki-Moon

E também…

"O potencial de produtividade de uma nação será cada vez mais determinado pela atual juventude" — Banco Mundial, 2018

Tá! Mas vamos entender melhor isso aí…


Contextualizando um mundo do trabalho — muito — mais jovem

Segundo a Deloitte, até 2020 — também conhecido como ano que vem — teremos 75% do mundo do trabalho composto pelas gerações Y e Z, o que significa (1) uma nova força de trabalho chegando ao mercado que pode transformar ainda mais a forma a qual fazemos negócio, prezando pela consciência em todos seus âmbitos, sem esquecer que, financeiramente, os lucros podem levar a ainda mais impacto.

E (2) por outro lado temos também uma nova força consumidora sendo a Geração Z, que vai movimentar cerca de 143 bilhões (repito, bilhões) de dólares em poder de consumo. Ou seja, temos a chance de mudar a forma que se faz negócios e que se consome no mercado mundial.

A realidade também tem outros fatos, como o desemprego

Apesar disso, temos inúmeras pesquisas que demonstram a crescente da taxa de desemprego no nosso país como um problema complexo, que passa desde jovens sofrendo barreira de entrada no mercado por falta de experiência, questões econômicas e até educacionais, como o famoso skill gap.

Porém…

Nós, aqui na Eureca, escolhemos acreditar.

Escolhemos acreditar tanto, que uma das nossas crenças é de que "os problemas complexos do mundo podem e serão resolvidos". E que (boa) parte dessa solução está, exatamente, nesse boom geracional chegando ao mercado de trabalho e de consumo, onde se move a economia e o desenvolvimento de um país.

E, que bom, não estamos sozinhos.

A ONU, por exemplo, declarou esse ano a educação como tema do Dia Internacional da Juventude para ser trabalhado, debatido e aprimorado mundialmente.

E que delícia é ver movimentos como o IYD Brasil incentivando muitas outras organizações e movimentos jovens a se mexerem, irem à escolas, universidades, empresas e levar o debate da educação, das carreiras, do trabalho, do mercado, a um outro patamar — aquele onde todos podem e devem participar da discussão e das soluções.


Autoconhecimento liberta, histórias inspiram e experiências transformam.

Esse título se refere a outra crença da Eureca.

Autoconhecimento é uma das grandes chaves para ajudar a sermos, cada dia mais, um passinho curto de cada vez, as nossas melhores versões. Versões que geram mais impacto e vivem de forma mais consciente e equilibrada. Versões que fazem parte dessa geração que está chegando com tudo ao mercado.

Essa semana pude facilitar um Laboratório de Inovação em um dos projetos que trabalhamos, que trazia como tema do desafio "como jovens podem ter mais equilíbrio entre vida profissional e pessoal?". O Lab, claro, foi realizado por jovens que trabalharam um dia todo na busca de ideias para solucionar esse desafio.

Foi muito bom ser testemunha: surgiram discussões desde a ansiedade e pressão gerada na escolha de carreira, até o quanto somos educados tecnicamente, mas ainda não somos tão educados a aprender mais sobre nós e o mundo que nos aguarda no futuro. As soluções do Lab foram tão ricas quanto a discussão. Ah! Foi lindo… sério. Queria que estivessem vocês todos lá pra ver.

Ah! Um dos resultados principais do Lab? Autoconhecimento.

E porque eu trago isso pra esse momento… Porque esse texto é um convite.

É um convite pra que você viva e busque se conhecer, saber o que te faz feliz, o que te motiva, os valores que possui e não abre mão.

Pense básico, pense simples. Não precisa ir pro tema "propósito" neste momento.

É um convite ao se conhecer, pra que essa vivência consciente dos momentos que você vive e do que esses momentos geram em você, te traga mais autoconhecimento.

É um convite também pra que você se inspire em histórias. Histórias como a do Lab que contei aqui. Histórias do Dia Internacional da Juventude que o pessoal do IYD Brasil está contando por lá, histórias como a que uniu Mari e Ernesto nesse projeto. Histórias da sua comunidade. Histórias que te inspirem a olhar pro seu autoconhecimento e agir.

É um convite à ação. Para viver experiências. É nas experiências — como a de organizar uma ação no Dia Internacional da Juventude, ou ensinar matemática a um vizinho, ou trabalhar no centro acadêmico—que você pode trabalhar ainda mais no seu autoconhecimento, conhecer mais histórias, criar novas histórias, viver a transformação.

Por fim, é um convite pra que, você também, seja por um texto, por um projeto, pelo seu papel consciente dentro de uma organização, empresa, estágio, seja o que for, busque colaborar pra sermos, de fato, uma geração que está tentando diminuir a pobreza e prezar pela nossa casa, nosso planeta.

E nós, aqui da Eureca, seguiremos buscando aprimoramento a cada dia, pra trazer, cada vez mais, oportunidades de desenvolvimento pra você, que também escolheu acreditar — seja você jovem ou você organização.

Vamos nessa?

Blog Eureca

Um espaço pra começar conversas significativas sobre juventude, autoconhecimento, desenvolvimento e ser sua melhor versão.

Caio Blumer

Written by

Inteligência de Conteúdo na Eureca (@eurecame). Eu escrevo para aprender e aprendo para escrever.

Blog Eureca

Um espaço pra começar conversas significativas sobre juventude, autoconhecimento, desenvolvimento e ser sua melhor versão.