Qual é a sua inspiração para atitudes mais sustentáveis?

Diferentes conteúdos nos alertam há muito tempo para questões voltadas a sustentabilidade, meio ambiente, poluição, produção de lixo entre outros temas relacionados sobre os rumos que estamos caminhando e a forma como olhamos para o nosso planeta.

Hoje (05/06) é o Dia Mundial do Meio Ambiente, data criada pela ONU e como sabemos que nossas atitudes impactam de alguma forma o nosso entorno, esse texto propõe uma reflexão sobre como podemos contribuir com nossas escolhas cotidianas em casa, no trabalho, na forma como nos locomovemos ou como fazemos nossas refeições por exemplo.

#1 Consumo também é um ato político

Você sabe de onde vem cada produto que você usa? Já não são poucas marcas e empresas que se consideram sustentáveis, mas por vivermos em um mundo em que todos temos voz esse discurso hoje, quando vazio, não passa desapercebido a uma busca atenta sobre a origem e produção das coisas.

#2 Repense o uso do papel

Aquele e-mail ou material da faculdade precisa mesmo ser impresso? Pense em como usar de forma inteligente os recursos, as tecnologias hoje facilitam as formas de leitura e escrita.

#3 Prefira compartilhar

Você precisa mesmo comprar aquele livro que seu amigo indicou? Que tal emprestar ou participar de feiras de trocas de livros? Ou pensando na forma como você se locomove, já considerou oferecer ou pegar carona com o seu colega de trabalho, por exemplo?

#4 Produção de lixo

Algumas atitudes que podem fazer a diferença para contribuir com uma menor produção individual de lixo são: substituir os copos plásticos por canecas e garrafas e utilizar sacolas retornáveis ou reutilizar as sacolinhas de plástico.


Para inspirar

Mais legal ainda é pensar que existem hoje diferentes iniciativas empreendedoras que contribuem com produtos que são pensados de maneira consciente e ecológica.

Já imaginou por exemplo o que acontece com frutas que não seguem um padrão estético bom o suficiente para estarem nas prateleiras dos mercados? A Fruta Imperfeita é uma empresa que trabalha entregando essas frutas que seriam descartadas e compra direto de pequenos produtores.

Outra empresa que trabalha com a ideia de consumo consciente é a Positiva, que pensa no ciclo de vida de seus produtos de limpeza de uma forma que gere impacto positivo.

Outro exemplo, é a Menos um lixo, empresa que desenvolveu um copo dobrável que você pode levar para qualquer lugar e substituir os copos plásticos.

Com certeza você conhece outras iniciativas como essas, fique à vontade para compartilhar com a gente se quiser.

Se você tem algum projeto ou lendo esse texto teve alguma ideia e quer falar com alguém sobre, também te convidamos a conversar.

Porque se tem uma coisa que acreditamos é no poder das ideias de jovens que querem transformar a sociedade sem medo de botar a mão na massa.

Like what you read? Give Matheus Morais a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.