Ana Luiza Dantas
Blog Eureca
Published in
5 min readMay 22, 2019

--

Qual história uma estagiária de uma das maiores empresas de alimento e bebidas do mundo tem a nos contar?

“Acredito que a PepsiCo é uma empresa muito acolhedora e que valoriza seus talentos pelo jeito único que cada um contribui para a empresa.”

Nós entrevistamos a Mariana, estagiária de Operações na PepsiCo. Ela nos contou um pouco sobre como foi seu processo para entrar na empresa, qual é sua função hoje em dia e como é trabalhar em uma empresa que está presente em mais de 200 países.

E ai, bora ouvir (ler) o que a Mariana tem a nos contar?

Há quanto tempo você está na PepsiCo?

Eu entrei na PepsiCo em Janeiro de 2018 e estou completando 1 ano e quatro meses hoje, por sinal rs.

Entrou aqui em qual cargo e como foi seu processo de entrada?

Entrei como estagiária em Operações através do programa First Gen 2018. Passei por algumas etapas online — tais como inscrição, testes de lógica, inglês e vídeo — e etapa presencial — com dinâmica e entrevista com os gestores. O processo como um todo foi bem leve e descontraído, principalmente na etapa presencial, onde nos deixaram o mais à vontade possível para que pudéssemos mostrar o nosso melhor na dinâmica em grupo.

Você imaginava que um dia iria trabalhar numa empresa tão grande como a PepsiCo? O que mais te surpreendeu?

Como graduanda de Engenharia de Alimentos, eu sempre sonhei em trabalhar em uma mega indústria do ramo para poder ver na prática tudo que aprendi na teoria, e na Pepsico não foi diferente. O que mais me surpreendeu nesses meses de companhia foi o dinamismo no dia-a-dia de fábrica, a facilidade de aproximação com as pessoas e com a liderança — o que facilitou, e muito, o meu aprendizado — e a oportunidade de interagir e entender as interfaces com outras áreas da operação. Sempre me senti à vontade para conhecer um pouco de qualquer uma das áreas e nas vezes em que tive oportunidade, fui muito bem recebida pelos gestores e/ou demais funcionários.

Como foi sua caminhada de evolução na PepsiCo até aqui? Quais aspectos de desenvolvimento mais te marcaram?

Como minha primeira experiência profissional, têm sido incrível vivenciar e aprender através do programa de estágio da PepsiCo. Desde o meu primeiro dia realizei integração com diversas áreas e, aos poucos, minhas atividades foram passadas a mim e desafios maiores foram surgindo e fui sendo inserida em projetos de grande impacto e melhorias nos processos. Com isso, pude sentir a confiança no meu trabalho por parte do meu gestor, mesmo eu sendo nova no mercado de trabalho.

Acredito que lidar com imprevistos e saber me adaptar a diferentes cenários foi o que mais contribuiu para o meu desenvolvimento profissional. Pude ainda me desenvolver quanto a minha comunicação interpessoal e a forma como me aproximo de todos no ambiente de trabalho.

Qual responsabilidade você sente trabalhando em uma das maiores companhias de alimentos e bebidas do mundo? Qual impacto você sente nisso?

Atualmente, vejo que minha responsabilidade dentro da PepsiCo é a de entregar um produto de qualidade para os nossos clientes e cuidar para que a companhia faça isso de forma sustentável. Atuando em Operações, na área de sustentabilidade ambiental, me sinto no dever de repassar para todos os colaboradores a importância dessa área e do impacto positivo que devemos deixar na comunidade que estamos inseridos, repassando a todos o dever de colaborar na redução dos consumos de água e energia, na redução da geração de resíduos e na responsabilidade de destinação e tratamento corretos de tudo que geramos com a fabricação dos nossos produtos.

Com isso, consigo notar uma empresa comprometida e preocupada com temas ambientais e que vem sempre explorando melhorias nesse sentido, seja por meio de metas ou novos projetos.

Você sente que a diversidade é abraçada dentro da empresa? De que forma?

Sim, e consigo ver isso desde o começo, quando participei do processo seletivo. A empresa valoriza muito além de raça, credo, gênero, idade e etc., ela valoriza o jeito único de cada indivíduo e o que cada um tem de melhor a oferecer através do que se vivenciou até o momento. Além disso, pude observar muitas campanhas nesse sentido nos meses de estágio. Vi produtos serem lançados em apoio a comunidade LGBTQI+, programas que davam a oportunidade de realocação para pessoas que estavam fora do mercado de trabalho há mais de 2 anos (Ready to Return) e profissionais acima de 50 anos (Golden Years) e bate-papos sobre inclusão de mulheres. Constantemente, somos informados e participamos de campanhas e ações voltadas à diversidade, através das mais diversas abordagens e com isso, sinto uma empresa engajada com assuntos pertinentes a realidade que vivemos hoje e à necessidade de incluir todxs!

O que você viveu aqui que não poderia viver em nenhuma outra empresa?

Mesmo como estagiária, fui envolvida em projetos de grande impacto junto ao meu gestor e tive atribuições que demandaram muita responsabilidade e que realmente fizeram a diferença em minha vivência até o momento em minha carreira. Mesmo com toda a responsabilidade confiada a mim nas atividades desempenhadas e experiências críticas, sempre tive apoio e abertura para tirar dúvidas e fazer sugestões — isso fez com que eu me sentisse valorizada e estimulada a realizar minhas atividades.

Que convite você deixaria para jovens participarem do Programa de Estágio First Gen 2019?

Acredito que a PepsiCo é uma empresa muito acolhedora e que valoriza seus talentos pelo jeito único que cada um contribui para a empresa! Por isso, convido a todxs que têm o desejo de fazer parte de algo que irá contribuir de forma significativa para o crescimento pessoal e profissional através de muito aprendizado e mão na massa, em um ambiente desafiador, para participarem do First Gen 2019!

Depois de ler tudo isso que a Mariana tem a nos contar, você vai mesmo ficar sem se inscrever no Programa de Estágio PepsiCo 2019? Vem ser um First Gen e viver tudo isso que você leu e mais um pouco.

O mundo tá precisando desse impacto que só você pode entregar a ele. E a PepsiCo tá interessada em ser o palco do seu talento! #PARTIU

--

--